UFES

Divulgar conteúdo
Atualizado: 1 hora 24 minutos atrás

Inscrições abertas para vaga de bolsista em Programa Nacional de Pós-Doutorado

qua, 25/03/2015 - 20:22

O Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) está com inscrições abertas até o dia 6 de abril para candidatos à vaga de bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).

Podem participar da seleção candidatos que sejam da graduação, mestrado ou doutorado nas áreas de Serviço Social, Política Social, Economia, História, Comunicação Social, Ciência Política, Ciências Sociais, Sociologia ou Antropologia. Será concedida 01 (uma) bolsa com duração de 24 meses, no valor de R$ 4.100,00.

A abertura do edital tem o objetivo de impulsionar o intercâmbio acadêmico, o fortalecimento dos grupos de pesquisa do programa e a realização de estudos avançados dentro das pesquisas em curso.

Os interessados em participar devem se inscrever na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Política Social, localizada no ED II, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Também serão aceitas inscrições feitas através do correio eletrônico politicasocial.ufes@gmail.com . Os requisitos para a inscrição estão disponíveis no edital em anexo.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 13 de abril de 2015 na página do PPGPS.

Texto: Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: DestaqueEditalAnexo:  edital_posdoutorado_2015.pdf

Oficinas gratuitas de conversação em inglês a partir desta quinta, 26

qua, 25/03/2015 - 20:13

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, em parceria com a Comissão Fullbright (EUA) e o Centro de Línguas (CLC), está realizando oficinas gratuitas de conversação em Língua Inglesa para docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes da Universidade.

As oficinas acontecem nesta quinta-feira, dia 26, das 12 às 13 horas, na sala 26 do CLC, e no sábado, dia 28, das 13 às 14 horas, na sala 23. Para cada dia, estão sendo oferecidas 30 vagas. Alunos de variados níveis de proficiência podem participar.

O Centro de Línguas fica no campus de Goiabeiras, em Vitória. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4009-2874 ou pelo e-mail nucliufes@hotmail.com.

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho

Categoria: Destaque

Hucam recebe 65 novos médicos residentes

qua, 25/03/2015 - 20:08

O privilégio de agregar Saúde e Educação, integrando a prática ao ensino, foi o destaque do evento de recepção aos 65 novos residentes que passaram a integrar o quadro do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) este mês.

Eles foram recepcionados pelo superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral Vieira Júnior, e pela chefe da Divisão Médica e professora do Departamento de Pediatria,  Aparecida das Graças Carvalho Gomes. Gerentes e chefes de unidades da instituição também estiveram presentes.

Humanização

A coordenadora do evento avaliou a relevância das residências multiprofissionais para a formação de profissionais mais humanizados, preocupados com a promoção da saúde, com a integralidade da atenção e com o acolhimento da população.

“Essa é uma forma de fazer uma integração entre a parte educacional e a área da saúde. Afinal, o Hucam é um hospital universitário e há uma busca constante na relação da tríade ensino, pesquisa e extensão, por meio da integração ensino-assistência, frente às demandas e à complexidade da rede de serviços de saúde”, destacou Drª Graça. 

Os novos funcionários da Ebserh também ouviram um breve histórico do Hospital. O superintendente do Hucam repassou aos residentes informações que expressam um pouco dos desafios relacionados à formação e ao preparo que eles precisam ter para atuarem nos múltiplos cenários da Saúde.

Sobral destacou ainda a importância da Ufes neste processo, e lembrou que é preciso ter a ampliação de visões de mundo, o que torna os futuros médicos mais preparados para lidar com a complexidade da realidade e criar projetos educacionais próximos dessa realidade. 

Texto e foto: Jacqueline Vitória
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Manchete

Centro de Línguas da Ufes promove Tarde Francófona nesta sexta, 27

qua, 25/03/2015 - 19:49

O Centro de Línguas da Ufes realiza nesta sexta-feira, dia 27, a Tarde Francófona com exibição de filmes, atividades musicais e palestras temáticas. O encontro é aberto ao público e vai acontecer das 16 às 17h30, na sala 21 do Centro.

Francófono significa alguém que fala ou adota a língua francesa. A Tarde Francófona faz parte de um evento maior denominado Jornada Internacional da Francofonia, realizado anualmente em março quando, em todo o mundo, é comemorado o mês da Francofonia, uma ocasião para celebrar a língua francesa.

O professor e também assessor de Língua Francesa do CLC, Marcos Roberto Machado, explica que “aqui em Vitória, o Centro de Línguas e a Aliança Francesa sempre organizam algum evento em prol da Francofonia”. Assim, na abertura da programação, a ex-governadora-geral do Canadá e atual secretária-geral da Organização Internacional de Fancofonia, Michaëlle Jean, vai passar, em vídeo, uma mensagem para a Jornada. A francesa Alexia Guilbar, que está há pouco tempo no Brasil, vai falar sobre sua cidade natal na França, Marselha. Já o professor Luis Fernando Bulhões Figueira, do Departamento de Línguas e Letras da Universidade, fará uma palestra sobre Língua Francesa na Ufes.

Também serão apresentadas as músicas On ira, da cantora Zaz, e Tomber sous le charme, do cantor Christophe Maé. Após a exibição do curta-metragem de animação Kirikou et les hommes et les femmes (foto), de Michel Ocelot, haverá uma exposição sobre “Descoberta do mundo francófono”.

O Centro de Línguas da Ufes está localizado no campus de Goiabeiras, Vitória. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4009-2880.

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Manchete

Prograd abre inscrições para projetos de ensino na área de saúde

qua, 25/03/2015 - 19:17

O Departamento de Apoio Acadêmico (DAA) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está com inscrições abertas até o dia 10 de abril para projetos de ensino que apoiam as atividades do Programa Institucional de Apoio a Ações de Ensino no Hospital Universitário (PIAAEH).

O Programa tem como objetivo qualificar os estudantes e ajudar na formação profissional. Para isso, a proposta do programa é a criação de atividades que aproximem os alunos do seu campo de trabalho, principalmente em instituições hospitalares.

“Este é o primeiro edital para projetos de ensino dirigidos a estudantes da área de saúde. Com isso, esperamos melhorar a qualidade de ensino nos cursos que utilizam o Hospital Universitário como campo de prática”, afirma a vice-reitora, Ethel Maciel.

Serão aprovados cinco ou mais projetos que poderão ser interdisciplinares ou dos seguintes cursos: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Serviço Social, Medicina, Terapia Ocupacional, Farmácia, Nutrição e Odontologia. Os projetos selecionados terão início no dia 01 de maio e serão realizados até 31 de dezembro de 2015.

Os interessados devem protocolizar o projeto de ensino e entregá-lo no DAA. Informações sobre os requisitos e critérios de seleção estão disponíveis no edital em anexo.

O resultado será divulgado no site da Prograd a partir do dia 27 de abril.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

Categoria: MancheteAnexo:  edital_de_selecao_de_projetos_de_ensino_-_hucam.pdf

Ufes comunica falecimento do médico e professor Délio Delmaestro

qua, 25/03/2015 - 11:03

A Administração Central da Ufes informa com pesar o falecimento do médico e professor aposentado Délio Delmaestro, ocorrido na noite dessa terça-feira (24) em consequência de um infarto. O velório está sendo realizado no cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, na Serra. O sepultamento está previsto para as 16 horas.

Délio Delmaestro, que tinha 76 anos, era professor aposentado da Ufes, exerceu o cargo de chefe da Residência em Dermatologia do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), entre outras funções acadêmicas, e ultimamente trabalhava no hospital como voluntário. 

O professor, pai da pró-reitora de Graduação da Ufes, Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa, deixa mulher e filhos.

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

Categoria: Destaque

Professores e ex-aluno da Ufes recebem prêmio Capixabas do Ano 2014

ter, 24/03/2015 - 18:29

Dois professores e um ex-aluno da Ufes receberam o prêmio Capixabas do Ano 2014 nas categorias Saúde, Cultura e Tecnologia. A entrega do prêmio foi realizada na última segunda-feira, 23, e contemplou outros oito profissionais que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação.

O clínico geral e nefrologista Michel Assbu, professor aposentado da Ufes, venceu na categoria Saúde. Ele ajudou a criar o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital das Clínicas e o serviço de nefrologia da Universidade. Na categoria Cultura, a vencedora foi a escritora e também professora aposentada da Universidade, Bernadette Lyra (foto), que já publicou vários livros, entre eles “Memórias das Ruínas de Creta”, indicado ao prêmio Jabuti.

O engenheiro Luiz Gerosa, ex-aluno da Ufes, foi o vencedor na categoria Tecnologia. Ele é diretor da Interama e foi indicado por criar, junto com fisioterapeutas, jogos para o projeto “Gameterapia”, que visa utilizar videogames para estimular movimentos, equilíbrio e memorização em pacientes com Parkinson e Alzheimer.

Os candidatos são votados pelo público e por um júri composto pelo Conselho de Leitores do jornal A Gazeta, o editor-chefe de telejornalismo, André Junqueira, e a diretora da Milanez & Milaneze, Cecília Milanez. As outras categorias do prêmio são: Designer e Moda, Educação, Economia e Desenvolvimento, Empreendedor, Esporte, Ação Social e Meio Ambiente. 

Conheça os outros vencedores:

Personalidade do Ano - Pâmella Oliveira, triatleta

Educação - Gabriel Guimarães, estudante de Harvard

Ação Social - Hiarley Barbosa, cabeleireiro, vigia e pastor

Meio Ambiente - Eraylton Moreschi, engenheiro químico

Esporte - Esquiva Falcão, lutador de boxe

Moda - Ivan Aguilar, estilista

Empreendedor - Selene Hammer, produtora rural

Economia e Desenvolvimento - Nilton Chieppe, ex-presidente do Grupo Águia Branca

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Projeto realizado na Reserva Biológica de Sooretama é destaque no Fantástico

ter, 24/03/2015 - 17:52

Um projeto coordenado pela Ufes com o objetivo de investigar os efeitos da rodovia BR-101 sobre a fauna de vertebrados silvestres da Reserva Biológica de Sooretama foi destaque na edição do programa Fantástico, exibido pela Rede Globo, no último domingo, dia 22.

A matéria abordou o número elevado de mortes de animais silvestres nas rodovias brasileiras. Segundo dados apurados pela reportagem, 15 animais morrem atropelados por segundo nas BRs.

O projeto, intitulado "Modelo Preditivo de Impactos das Estradas sobre a Biodiversidade: avaliação dos impactos da rodovia BR-101sobre a fauna de vertebrados silvestres da Rebio de Sooretama", é coordenado pelo professor de Biologia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Aureo Banhos dos Santos, e conta com um grupo multidisciplinar do qual participam os pesquisadores da Ufes Alexandre Rosa dos Santos e Greiciane Gaburro Paneto; e os professores da Universidade de Vila Velha (UVV), Charles Gladstone Duca Soares e João Luis Rossi Junior; além de colaboradores e alunos.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e pelo Edital Biodiversidades.

Impactos

O professor Aureo afirma que espera que os resultados desse projeto sejam aplicados para evitar, minimizar ou mitigar impactos negativos das estradas sobre a biodiversidade.  

“As estradas são as principais vias de transporte utilizadas no mundo e importantes vetores do desenvolvimento socioeconômico. Entretanto, seus impactos são indicados como um dos principais fatores responsáveis pela atual crise de biodiversidade. Apesar de preocupantes, os efeitos negativos das estradas sobre a biodiversidade são pouco estudados”, analisa.

Na BR 101, que corta um complexo florestal com aproximadamente 50 mil hectares no norte do Estado, o atropelamento de animais é frequente.

“Essa área possui altíssima relevância para a conservação da Mata Atlântica, é um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica de Tabuleiros do Brasil e abriga várias espécies ameaçadas. Entretanto, a biodiversidade nessa área sofre pela presença de umas das mais importantes e movimentadas rodovias do Brasil, que corta a paisagem local em um trecho de aproximadamente 25 km, fragmentando as populações e provocando uma alta mortandade de animais por atropelamento”, destaca.

Para assistir à matéria, acesse http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/03/um-animal-silvestre-morre...

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Proaeci realiza I Encontro de Saúde e Assistência Estudantil nesta quinta, 26

ter, 24/03/2015 - 16:31

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Regional Descentralizado Rede Unida – ES e I Encontro de Saúde e Assistência Estudantil. O evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de março, nos auditórios do Centro de Ciências Exatas (CCE) e do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), localizados no campus de Goiabeiras.

O encontro é dirigido a estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. O objetivo é mobilizar coletivos estudantis e cursos de graduação para discutir e propor ações de saúde estudantil, estabelecendo pontos de referência para o desenvolvimento de projetos e programas na Universidade.

A programação contará com atividades culturais, mesas de debate, exposições e conferências. Serão debatidos temas como Diversidade Sexual e Gênero na Assistência Estudantil; Acessibilidade e Saúde; e Educação e Saúde da População Negra: desigualdades, diversidades e inclusão.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até quarta-feira, dia 25, enviando e-mail para encontrosae@gmail.com. A mensagem deve conter nome completo, instituição de ensino, curso, cidade e coletivo (caso participe de algum). As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado.

O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) da Ufes, em parceria com Associação Brasileira Rede Unida e com a Coordenação de Saúde do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os encontros contam ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis na página da Proaeci no Facebook (www.facebook.com/proaeciufes) ou pelo telefone 4009-2265.

Texto: Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Manchete

Começa o cadastro de programas e projetos para o ProExt 2016

seg, 23/03/2015 - 19:09

A Pró-Reitoria de Extensão informa que está aberto o cadastro de propostas para o Programa de Apoio à Extensão Universitária - ProExt 2016, do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo fomentar programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões.

De acordo com o edital, somente docentes podem submeter os programas e os projetos. Para isso, os professores precisam pertencer ao quadro de servidores permanentes da Instituição; ter doutorado ou mestrado; e estarem vinculados a um determinado curso de graduação. É necessária, também, a participação de estudantes de graduação nas propostas e estas precisam estar em consonância com as atuais políticas públicas, principalmente as políticas sociais.

Os recursos do edital serão aplicados no desenvolvimento de programas ou projetos que contribuam para a implementação de políticas públicas e para o fortalecimento da Extensão universitária. As instituições poderão concorrer ao financiamento de, no máximo, dois programas e dois projetos em cada linha temática. O aporte financeiro é de até R$ 100 mil por projeto e de até R$ 300 mil por programa.

No ProExt 2015, o MEC selecionou 16 programas e projetos propostos pela Ufes.

Seleção

O processo de seleção está dividido em duas etapas, sendo uma interna na Ufes, realizada pela ProEx, e outra nacional, junto ao MEC. Para a primeira etapa, o docente precisa preencher, até o dia 14 de abril, as propostas no sistema SIGPROJ. Todas as propostas enviadas serão discutidas com a direção dos Centros de Ensino e analisadas pela Câmara de Extensão, que selecionará, dentro do limite estabelecido no edital para cada linha temática, as propostas de maior relevância para a instituição. O resultado final deste processo de seleção interno será divulgado no dia 27 de abril, quando a Proex enviará as propostas ao MEC.

Informações pelo e-mail edital.proex@ufes.br, pelo telefone 4009-2550 e no edital em anexo.

Confira o cronograma da seleção interna:

14/04 – Data limite para cadastro das propostas no SIGPROJ

20/04 – Divulgação das propostas pré-selecionas

23/04 – Interposição de recurso interno

27/04 – Divulgação do resultado final interno

29/04 – Envio das propostas pela ProEx para seleção nacional

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Projeto Narradores da Maré lança curta-metragem nesta quarta, 25, no Metrópolis

seg, 23/03/2015 - 17:35

O projeto Narradores da Maré lança nesta quarta-feira, 25, no Cine Metrópolis, o curta-metragem “O dia da torta capixaba”.  O filme conta a aventura de uma família de pescadores em busca dos ingredientes da torta capixaba para fazer na Semana Santa.

Serão duas sessões abertas ao público, uma às 9 horas e outra às 14 horas. O curta foi produzido por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar e da Emef Eliane Rodrigues dos Santos, ambas localizadas na Ilha das Caieiras, região onde se concentra as tradicionais desfiadeiras de siri.

Segundo o coordenador do projeto, Soler Gonzalez, a história é narrada através do olhar das crianças. “Nossa proposta é divulgar os saberes socioambientais dos estudantes que moram na Ilha das Caieiras a partir de sua relação com os manguezais”, afirma.

Além do curta-metragem, também serão exibidos outros documentários produzidos pelo o Instituto Marlin Azul, em parceria com outras escolas capixaba. A entrada é gratuita.

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Ufes abre primeiro edital de apoio à pesquisa dirigido a recém-doutores

seg, 23/03/2015 - 17:00
Começa nesta segunda-feira, dia 23, o período de submissões de projetos de pesquisa para o Fundo de Apoio à Pesquisa da Ufes (FAP/Ufes). Estão aptos a participar do edital os professores do quadro permanente desta Universidade que sejam recém-doutores ou recém-contratados que possuam Doutorado. Define-se como “recém-doutor” o professor que tenha obtido este grau de titulação há menos de três anos e “recém-contratado” o docente que tenha sido contratado como professor do quadro permanente da Ufes há menos de três anos do ano corrente do Edital.   "Este é o primeiro edital que estamos publicando baseado nas metas propostas pelo plano de melhoria da pós-graduação que está sendo desenvolvido pela Universidade. São recursos da própria instituição aplicados para fomentar a produção acadêmica dos nossos jovens pesquisadores", destaca a vice-reitora Ethel Maciel.

Submissão

O docente do quadro permanente da Universidade deverá submeter sua proposta exclusivamente por meio eletrônico no Sistema de Pesquisa e Pós-Graduação (SAPPG),  utilizando a senha única de acesso do Portal do Professor, enviada  pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O acesso ao SAPPG deverá ser efetuado através do endereço http://portais4.UFES.br/posgrad/. 

Cada docente só poderá encaminhar uma solicitação de apoio por edital e só poderá receber o apoio uma única vez. O apoio fornecido terá o valor máximo de R$ 10.000,00 por proponente. Segundo o edital, o prazo da submissão das propostas terminará no dia 6 de abril.

Informações com o Departamento de Pesquisa da PRPPG, telefone 4009-2925, e-mail pesquisa.prppg@.ufes.br ou no site www.prppg.ufes.br.

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: DestaqueEditalAnexo:  edital_fap_marco_2015_divulgacao.pdf

Ex-alunos e professores concorrem nesta segunda ao prêmio Capixabas do Ano

seg, 23/03/2015 - 16:54

Nove ex-alunos e dois professores da Ufes concorrem nesta segunda-feira, 23, ao prêmio Capixabas do Ano 2014. O anúncio dos vencedores será realizado no Centro de Eventos da Rede Gazeta, em solenidade a ser realizada às 19h30.

O prêmio foi criado em 2008 pela equipe da Revista AG com o objetivo de premiar profissionais que se destacaram nas mais diversas áreas de atuação. Este ano, 30 personalidades, divididas em dez categorias, foram indicadas por editores do jornal devido a ações ou projetos realizados em 2014.

Os candidatos são votados pelo público e por um júri composto pelo Conselho de Leitores do jornal A Gazeta, o editor-chefe de telejornalismo, André Junqueira, e a diretora da Milanez & Milaneze, Cecília Milanez. As categorias do prêmio são: Educação, Saúde, Ação Social, Meio Ambiente, Empreendedor, Economia e Desenvolvimento, Designer ou Moda, Tecnologia, Esporte e Cultura. O resultado poderá ser conferido no dia 29 de março, domingo, na Revista AG.

Conheça quem são os professores e ex-alunos da Ufes que concorrem ao prêmio:

Saúde

Michel Assbu (foto) é clínico geral e nefrologista, professor aposentado da Ufes, onde deu aula por 35 anos no curso de Medicina. Ajudou a criar a Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital das Clínicas e o serviço de nefrologia da Universidade.

Pedro Fortes é sociólogo e professor de Sistema de Saúde do curso de Medicina da Ufes. É coordenador do Centro de Estudo de Promoção e Alternativa de Saúde (Cepas), que presta atenção à saúde básica em Loteamento de Laranjeiras, Serra.

Educação

Evaldo Pereira, é professor de artes formado pela Ufes. Idealizou e dirigiu o filme “Valentim: Tudo nasce de um sonho”, que foi todo produzido e protagonizado por alunos do Ensino Médio. O longa foi exibido no Cine Metrópolis em 2014.

Rony Freitas, professor de matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), fez doutorado em Educação e mestrado em Informática na Ufes. Idealizou o aplicativo “Multibases” para que o ensino da matemática se tornasse mais simples e prazeroso. O projeto é referência para o Ministério da Educação no desenvolvimento de aplicações educativas e já é utilizado por alunos da rede pública.

Cultura

A escritora Bernadette Lyra é formada em Letras pela Ufes e professora aposentada da Universidade. Já publicou vários livros, entre eles “Memórias das Ruínas de Creta”, indicado ao prêmio Jabuti.

Tecnologia

O engenheiro Luiz Gerosa é ex-aluno da Ufes e diretor da Interama. Junto com fisioterapeutas criou jogos para o projeto “Gameterapia”, que utiliza videogames para estimular movimentos, equilíbrio e memorização em pacientes com Parkinson e Alzheimer.

Franco Machado, formado em Ciências da Computação pela Ufes e sócio-fundador da empresa Mogai, participou de uma parceria entre a Universidade e a Mogai para a criação de um carro sem motorista. A atual aposta da empresa é o PhoTopography que tem como objetivo medir o volume das pilhas de qualquer tamanho e em qualquer lugar.

Designer e Moda

Maria Sanz Martins é estilista e cronista, ex-aluna de Artes Plásticas da Ufes. Sua principal criação são os kimonos que fazem sucesso fora do Estado, aparecendo em novelas e sendo encomendados por celebridades.

Eduardo Bravin é fotógrafo, formado em Publicidade e Propaganda pela Ufes. Faz sucesso na Internet e já é conhecido nacionalmente pelo trabalho em editoriais de moda e com celebridades.

Empreendedor

O sócio da Start You Up, Marcílio Riegert, é graduado em Filosofia pela Ufes e está iniciando negócios no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Sua equipe atingiu 27 startups aceleradas no país. A meta desse ano é chegar a 40 empresas e alcançar R$ 100 milhões em investimentos.

Economia e Desenvolvimento

A promotora Sandra Lengruber é formada em Direito e Psicologia pela Ufes. Se destaca pela luta por melhorias na telefonia móvel, com investigações que mostram falhas na cobertura. Em 2014, teve papel importante na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as quatro operadoras e no ajuizamento de ações civis contra as teles.

Para conhecer todos os candidatos, acesse http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2015/02/noticias/cidades/3889779-conheca-os-candidatos-a-capixaba-do-ano-2014.html .

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Reitor e vice-reitora participam de reunião do Conselho Departamental no CCS

sex, 20/03/2015 - 19:29

O reitor Reinaldo Centoducate e a vice-reitora Ethel Maciel participaram nesta quinta-feira, 19, da Reunião do Conselho Departamental do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Maruípe. O objetivo do encontro  foi aproximar os dirigentes da Administração Central com  as unidades de ensino da Ufes, principalmente as que se encontram em locais fora do Campus de Goiabeiras.

Durante a visita, o reitor e a vice ouviram sugestões e debateram com os presentes as demandas de cada curso, além de apresentar as ações que estão sendo realizadas pela Administração.

O reitor relatou os novos sistemas de gerenciamento e de descentralização relacionados às questões orçamentárias e acadêmicas da Universidade  e fez um panorama da Instituição. “O objetivo desses sistemas é tornar a Ufes mais transparente, para que possamos tomar as melhores decisões administrativas e acadêmicas”, ressaltou.

Participaram da reunião a diretora do CCS, Gláucia Rodrigues Abreu; chefe de departamentos dos oito cursos ministrados no CCS; e representantes de colegiados de cursos do Centro de Ensino, de alunos e de servidores. O reitor aproveitou a oportunidade e apresentou aos presentes o novo superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, professor Edgard Rebouças.

Após a reunião, o reitor Reinaldo Centoducate e a vice-reitora Ethel Maciel receberam servidores e estudantes do Centro no auditório Rosa Maria Costa Rêgo Paranhos.

Texto e foto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

Categoria: Destaque

Fornecimento de energia no campus de Goiabeiras será suspenso neste domingo

sex, 20/03/2015 - 19:16

O Departamento de Manutenção da Prefeitura Universitária informa que neste domingo, dia 22, haverá suspensão do fornecimento de energia elétrica em todo o campus de Goiabeiras, das 13 às 17 horas.

A interrupção será necessária para a realização de uma ação corretiva na subestação de entrada do campus, visando a estabilização do fornecimento de energia.

Categoria: Destaque

Arte e ciência na exposição “Corpo Humano: da célula ao homem"

sex, 20/03/2015 - 18:32

Vai até o dia 31 de março, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Ufes, a exposição “Corpo Humano: da célula ao homem, arte dos pequenos suspiros”. A mostra evidencia a ciência e a arte do corpo humano por meio de uma coleção real que chama a atenção dos visitantes.

O evento é organizado pelo Museu de Ciências da Vida, em parceria com a GAP, localizada ao lado do Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras. A entrada é gratuita, e o espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Diálogo

Com cerca de 200 peças, a exposição contempla a história da evolução humana, partindo dos vertebrados até os tempos atuais. A mostra também parte do diálogo entre dois contextos e modelos de organização ou expressão social: arte e ciência.

“Os trabalhos de arte investigam pontos de contato e diferenciação ou até dicotomia que estes dois campos de conhecimento proporcionam quando aproximados. Nesse sentido, a Universidade, local da exposição, desempenha o papel de permitir o debate entre esses campos de complexidades”, destaca um dos organizadores da exposição, Max Leandro.

Ele destaca ainda que a ideia educacional está já implícita pelas intervenções de display das obras de arte com relação ao display do material do corpo humano, desde bancadas para microscópio até suportes para apresentação dos órgãos.

“Estas duas formas expográficas contextualizam e provocam abordagens e possibilidades de estudos do corpo. A mostra morfológica científica sobre o corpo humano, permite o olhar para a sua estrutura. Esse olhar que fragmenta o corpo, o entende como um objeto universal, comum a todos os homo sapiens”, afirma.

No arquivo em anexo, o texto com a íntegra da curadoria de arte da exposição. 

Por Thereza Marinho, com informações da GAP
Foto: Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação)

 

Categoria: DestaqueAnexo:  texto_curadoria_arte_dacelulaaohomem-artedospequenossuspiros.pdf

III Congresso de Matemática Aplicada e Computacional abre para submissão de trabalhos

sex, 20/03/2015 - 17:29

Vai até o dia 12 de abril o período para submissão de trabalhos, propostas de conferência, minissimpósios e minicursos para o III Congresso de Matemática Aplicada e Computacional (CMAC – Sudeste). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e será realizado entre os dias 5 e 8 de setembro no auditório Manoel Vereza e nas dependências do prédio ED-III do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), ambos localizados no campus de Goiabeiras.

O CMAC-Sudeste tem por objetivo divulgar para o público pesquisas realizadas em temas da área de matemática aplicada e computacional. Além disso, visa a integração, intercâmbio acadêmico e científico entre professores e pesquisadores do Brasil.

“É um evento que abrange uma grande quantidade da matemática aplicada e computacional e áreas afins. O congresso dá a oportunidade para os pesquisadores conversarem e trocarem experiências, e também para os alunos apresentarem trabalhos e teses, fomentando a pesquisa nessa área”, destaca a coordenadora do evento e professora do Departamento de Informática da Ufes, Lúcia Catabriga.

A submissão de trabalhos, propostas de conferência, minissimpósios e minicursos deverá ser feita através da página do evento, onde também estão disponíveis os critérios de submissão e as áreas de estudo do congresso. O endereço é www.cmac-se-2015.swge.inf.br .

O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Por Gabriela Costa (bolsista em projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Coral da Ufes abre inscrições para novos coralistas a partir desta segunda, 23

sex, 20/03/2015 - 17:20

O Coral da Ufes abre nesta segunda-feira, 23, inscrições para novos coralistas. As audições vão até o dia 27 de março, e os interessados devem comparecer na sala ao lado da Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), das 11h30 às 13 horas, para a realização do teste.

O coral foi criado em 1976 e atualmente é composto por 40 coralistas. “Hoje, o Coral da Ufes é referência nacional, além de ser uma manifestação cultural da Universidade e representá-la em diversos festivais”, ressalta o maestro Cláudio Modesto.

Os ensaios do grupo acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h30 às 13 horas. O coral faz parte da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes e é formado por estudantes, servidores técnico-administrativos e professores da Universidade, além de ser aberto à comunidade externa.

Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

Categoria: Destaque

Elisa Lucinda apresenta “Parem de falar mal da rotina” no Teatro Universitário

sex, 20/03/2015 - 12:32

Interpretando 56 personagens, a atriz e diretora Elisa Lucinda apresenta nesta sexta (20), sábado (21) e domingo (22), no Teatro Universitário, o espetáculo “Parem de falar mal da rotina”.

O monólogo traz a visão da atriz sobre o modo de vida e sua inquietude na busca interminável da liberdade de se poder viver plenamente, sem os famosos cárceres que nós mesmos nos impomos.  A peça une histórias vividas e ouvidas por Elisa, além dos poemas retirados dos livros “O Semelhante” e “Eu te amo e suas estreias”.

A ideia do espetáculo surgiu quando Elisa participou do Festival Internacional de Teatro em Sitges, na Espanha, em julho de 2002. Neste primeiro formato, entre um poema e outro, a atriz conversava e conduzia a plateia sobre uma nova visão do cotidiano e dos personagens que criamos no nosso dia-a-dia.

Renovação

Em 13 anos de sucesso, o espetáculo já foi assistido por dois milhões de pessoas e passou por diversas capitais brasileiras, além de Portugal e Espanha. Segundo Elisa Lucinda, várias pessoas já assistiram à peça muitas vezes e, ao mesmo tempo, o público está sempre se renovando.

“A identificação do público com o espetáculo é pelo fato de perceberam o quanto a vida é inédita e não nos damos conta que tudo pode acontecer. Além disso, a arte tem um poder transformador na vida das pessoas”, ressalta Elisa.

As apresentações serão na sexta e sábado, às 21 horas, e no domingo, às 19 horas. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingressos.com ou na bilheteria do Teatro Universitário, que funciona das 15 às 20 horas. Neste domingo, excepcionalmente, a bilheteria do Teatro abrirá às 17 horas por motivo de reparos na rede elétrica da Universidade. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (27) 4009-2953.

Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Evento

Carro da Equipe Baja em exposição na Biblioteca Central até este sábado, 21

qui, 19/03/2015 - 19:56

O carro da Equipe Baja Ufes pode ser visto pelo público até sábado, 21, na Biblioteca Central do campus de Goiabeiras.  O veículo pertence à equipe Vitória Baja, que é um projeto de extensão do Centro Tecnológico da universidade, criado em 1997.

O projeto tem como proposta projetar, fabricar e montar um carro offroad monoposto que consiga ultrapassar qualquer tipo de obstáculo. Atualmente, a equipe é formada por 15 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica.

“O objetivo da exposição é mostrar a toda comunidade os projetos que são realizados dentro da Ufes”, ressalta o estudante de Engenharia Mecânica, Renan Eymard. Segundo Renan, após a exposição o carro começará a ser preparado para a próxima competição regional que acontecerá em Minas Gerais.

A equipe já participou de duas competições nacionais organizadas pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE-BRASIL) e outras regionais. Dentre os prêmios já conquistados pelo grupo destacam-se os três títulos de campeão do enduro de resistência nos anos de 2011, 2012 e 2013.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e no sábado, das 7 às 13 horas, no térreo da Biblioteca Central.

Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

Categoria: Destaque