UFES

Divulgar conteúdo
Atualizado: 12 horas 20 minutos atrás

Inscrições abertas para submissão de conteúdo para a Revista do Colóquio de Arte

sex, 31/10/2014 - 19:01

A sétima edição da Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufes está com inscrições abertas para submissão de artigos, relatos de experiência e ensaios visuais de docentes e pesquisadores em geral.

Com o tema “Sistemas Sensórios”, a revista será publicada em dezembro de 2014 e as submissões devem ser enviadas até o dia 10 de novembro para o endereço eletrônico periodicos.ufes.br.

Segundo o Conselho Editorial da revista, as contribuições devem lançar um olhar sobre as áreas do Cinema, da Comunicação, do Teatro e da Música e suas confluências com a Arte nas suas dimensões teóricas e práticas.

Na categoria Relatos de Experiência serão considerados materiais textuais relativos à ações didático-pedagógicas, processos de criação e observações factuais. Em Ensaios Visuais serão aceitas construções primordialmente imagéticas, apresentados como sequência de arquivos no formato digital “jpg”.

Por Hélio Marchioni

 

 

Categoria: Destaque

Reportagem de estudantes da Ufes vence o 6° Prêmio Jovem Jornalista

sex, 31/10/2014 - 18:45

As estudantes do curso de Comunicação Social, Jéssyka Saquetto, Lais Rocio e Rafaela Laiola foram as vencedoras do 6° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, organizado pelo Instituto Vladimir Herzog. A premiação aconteceu na noite do dia 29 de outubro, no Teatro da Pontifícia Universidade de São Paulo (Tuca).

A reportagem "Nossas Cláudias, Nossos Amarildos", realizada pelas estudantes com a orientação do professor Victor Gentilli, concorreu com outros 135 projetos de pauta de todas as universidades de Jornalismo do Brasil. A matéria foi concretizada no jornal O Velho Oeste e aborda a questão da violência e da atuação policial no Espírito Santo.

A equipe vencedora, juntamente com o professor orientador, foi premiada com uma viagem de estudos à Israel para visitar o Museu do Holocausto, em Jerusalém.

Na foto, o jornalista Paulo Oliveira, o professor Victor Gentilli e as estudantes Laís Rocio, Rafaela Laiola e Jéssyka Saquetto.

Categoria: Manchete

Definido local de prova para acesso ao mestrado em Matemática

sex, 31/10/2014 - 12:01

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Ufes – Mestrado em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) – definiu os locais de prova para os candidatos que irão participar do exame de acesso ao curso. As provas serão aplicadas para 377 candidatos do Espírito Santo e de outros Estados neste sábado, dia 1º, no prédio do IC 3, no campus de Goiabeiras, Vitória, das 13h às 17h. Cada candidato poderá conferir a sala em que fará a prova e obter mais informações em http://www.matematica.redenacional.ufes.br/conteudo/local-do-exame-de-acesso-ao-profmat-2015.

O ProfMat é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de instituições de ensino superior, incluindo a Ufes, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O ProfMat visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de qualificar a formação matemática do professor em todo o território nacional.

Por Luiz Vital

Categoria: Destaque

TV Ufes: segunda temporada do programa Autoral está no ar

qui, 30/10/2014 - 17:39

Após o sucesso da primeira temporada, o programa Autoral está de volta à programação da TV Ufes. Nesta nova fase, seis episódios inéditos irão ao ar. Entre os escritores convidados a apresentarem suas obras estão Kátia Fialho, Cláudio Zanotelli, Isabela Mariano, Saulo Ribeiro, César Cola e Aline Dias.  

No primeiro episódio da segunda temporada, veiculado no Canal Universitário no dia 21 de outubro, a escritora Kátia Fialho apresentou o livro "Minha Cariacica". Mineira, Kátia veio para o Espírito Santo com sete dias de vida para morar em Cariacica. E foi a cidade que a acolheu que se transformou em objeto de pesquisa. Ao programa Autoral, a estudante de Ciências Contábeis da Ufes e escritora contou como surgiu a ideia do livro direcionado às crianças, que faz um resgate da cultura e do desenvolvimento da cidade.

Nesta semana é a vez do professor Cláudio Zanotelli (foto) falar sobre sua obra "Geopolítica e Geofilosofia em Mil Platôs". Professor do Departamento de Geografia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Zanotelli partiu de conceitos dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari para abordar questões sobre as cidades, o Estado, o capitalismo e os processos sociais.

Os novos episódios do Autoral são lançados semanalmente na programação da TV Ufes (Canal 13 da NET), às terças-feiras, 16 horas. Os conteúdos também estão disponíveis na fanpage facebook.com/tvufes e no canal youtube.com/user/TelevisaoUfes

Por Camila Fregona  (TV Ufes)

Categoria: Manchete

Criarte divulga edital com datas de inscrição para vagas de 2015

qui, 30/10/2014 - 17:07
O Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte realizará, no dia 9 de dezembro, o sorteio público para o preenchimento de 29 vagas para o ano de 2015, destinadas aos filhos de servidores técnico-administrativos, docentes efetivos e substitutos, alunos da Ufes e comunidade externa.   As crianças serão divididas em grupos (de 2 a 5) de acordo com suas faixas etárias para as inscrições, que serão realizadas na secretaria do CEI Criarte nos dias 19, 20 e 21 de novembro, no horário das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Para isso, os pais devem apresentar certidão de nascimento da criança, carteira de identidade do pai ou responsável, horário individual ou comprovante de matrícula (para aluno) referente ao semestre 2014/2, contracheque do mês de outubro (para servidor) e comprovante de residência.   O sorteio das vagas acontecerá no dia 9 de dezembro, às 9 horas, no local especificado na ficha de inscrição. É obrigatória a presença dos pais ou responsável autorizado, portando o comprovante de inscrição.   O edital completo com mais informações sobre o sorteio público está disponível no endereço www.ce.ufes.br.   Grupos por faixa etária:   • Grupo 2: nascidos entre 01.04.2012 e 31.03.2013; • Grupo 3: nascidos entre 01.04.2011 e 31.03.2012; • Grupo 4: nascidos entre 01.04.2010 e 31.03.2011; • Grupo 5: nascidos entre 01.04.2009 e 31.03.2010.   Por Marina Amorim - texto e foto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)     Categoria: Manchete

Ufes realiza primeira reunião para elaboração de seu Plano de Cultura

qua, 29/10/2014 - 17:36

A Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, realizou nesta quarta-feira, 29, a primeira reunião aberta para debater o processo de produção do Plano de Cultura da Ufes para o Edital Mais Cultura nas Universidades, a ser implementado nos anos de 2015-2016. 

A reunião foi realizada no Teatro Universitário sob a coordenação da superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis, e contou com a participação de pessoas interessadas em contribuir para a definição das diretrizes e do plano a serem propostos no edital.

Esta etapa de Chamada de Projetos visa à prospecção e a pré-seleção de ações do campo da cultura e das artes, em atividade ou ainda inéditas, propostas pela comunidade acadêmica para integrar o Plano de Cultura da Ufes, conforme disposto no Edital Mais Cultura nas Universidades.

Diversidade cultural

Edital Mais Cultura nas Universidades foi publicado em 7 de outubro de 2014 e é uma ação do Programa Mais Cultura nas Universidades, instituído conjuntamente entre os ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) por meio da Portaria Interministerial MEC/MinC nº 18/2013. O programa tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Além disso, o Edital tem como objetivo criar Planos de Cultura das Instituições Federais de Ensino Superior, e das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnólogica.

Os Planos de Cultura das Universidades devem privilegiar programas, projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam, promovam e preservem a diversidade cultural nas Instituições Federais de Ensino Superior, com prazo de execução de até dois anos. Alguns dos conceitos que nortearão a seleção de ações são a transversalidade; a diversidade cultural; o extensionismo; a interface entre educação, arte e cultura; e a relação com os territórios em que a Ufes está inserida.

Os critérios da chamada de projetos e os formulários para inscrição de propostas estão disponíveis em anexo.

Os critérios da chamada de projetos e os formulários para inscrição de propostas podem ser encontrados abaixo e no arquivo em anexo:

Formulário de Inscrição

Planilha Orçamentária

Por Thereza Marinho, com foto de Maria Luiza Silva (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

Categoria: DestaqueAnexo:  chamada_de_projetos_para_o_plano_de_cultura_da_ufes.pdf

Inscrições abertas para bolsas de projetos de pesquisa do Pibiti

qua, 29/10/2014 - 16:54

Estão abertas até o dia 11 de novembro as inscrições para o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Os interessados em participar deverão enviar os projetos e planilha de pontuação do CVLattes devidamente preenchidos para o e-mail nites@prppg.ufes.br .

Os candidatos a orientadores poderão concorrer a, no máximo, quatro bolsas na área de Telecomunicações e afins. Os critérios de avaliação dos projetos visa assegurar que os estudantes sejam orientados pelos pesquisadores de maior competência tecnológica e com capacidade de orientação, que estejam exercendo atividade de pesquisa e inovação com importância econômica, ambiental, social e cultural.

As propostas de projeto inscritas serão avaliadas pelo Comitê Institucional de Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, que é composto por representantes das grandes áreas de conhecimento relacionadas ao processo tecnológico e de inovação. O resultado sai no dia 18 de novembro.

O objetivo do Pibiti é estimular estudantes de graduação nas atividades tecnológicas a fim de proporcionar o aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa, para que eles possam ter condições de participar de forma criativa e empreendedora na sociedade.

Mais informações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: http://www.prppg.ufes.br/ .

Por Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

 

Categoria: Destaque

Galeria universitária digitaliza acervo de 1.390 obras

qua, 29/10/2014 - 16:49

A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) está digitalizando as 1.390 obras de arte que compõem seu acervo. Todo o material digitalizado irá compor uma plataforma digital que será elaborada em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufes, para dar acesso a toda comunidade.

A digitalização dos quadros, pinturas, gravuras, desenhos e esculturas está sendo feita por um fotógrafo profissional, que prepara o ambiente com temperatura e luz adequadas a fim de assegurar a preservação das características originais das obras.

Por meio desse banco de dados o leitor poderá ter acesso a textos e imagens de obras do acervo, além de permitir a navegação e possibilidades de conexão ainda mais abrangente dos conteúdos presentes. Para garantir a uniformidade na coleta desses dados e a coerência entre o material produzido em cada eixo, foram adotadas metodologias comuns para a sua execução, com o vocabulário controlado, ordem de apresentação e escolha dos artistas e temas.

“A digitalização do acervo da Gaeu será uma obra de referência virtual que reunirá referências sobre artistas e coleções no Brasil e que brevemente iremos colocar à disposição para pesquisas”, afirma a coordenadora da Galeria, Neusa Mendes.

Na foto, obra de Orlando da Rosa Farya, uma das que estarão disponíveis na plataforma digital.

Por Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

 

Categoria: Destaque

Inscrições abertas para a Semana de Administração 2014

qua, 29/10/2014 - 11:16

Estão abertas as inscrições para a Semana de Administração 2014. A quinta edição do evento será realizada do dia 3 a 5 de dezembro, no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras.

A Semana é organizada pela Empresa Júnior de Consultoria em Administração (EJCAD), com o apoio do colegiado do curso de Administração da Ufes.

Com o tema “Inspirar, capacitar e impactar: empreendendo nos três setores”, o objetivo da semana é orientar os participantes sobre como otimizar seus recursos para criar sua estratégia profissional, contribuindo para o crescimento do administrador enquanto ele ainda está na faculdade. A programação contará com palestras, debates, workshops, minicursos e rodas de discussão. As atividades visam proporcionar experiências que ampliem a visão dos alunos dentro do setor público, privado e do 3º setor, além de capacitá-los para o mercado de trabalho.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro, apenas para alunos da Ufes, no site www.ejcadconsultoria.com.br. Após essa data, a inscrição será aberta ao público interessado. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 para um turno (manhã ou noite) e de R$ 35,00 para período integral.

Extensão

A EJCAD é um projeto de extensão do curso de Administração e foi fundada em 1991 por um grupo de estudantes empreendedores. A empresa visa possibilitar que os alunos coloquem em prática o que aprendem em sala de aula, para desenvolver o seu potencial profissional e humano.

Por Gabriela Costa (bolsista de projeto de Administração, supervisionada por Thereza Marinho)

 

 

Categoria: Destaque

Ufes sedia em novembro o I Colóquio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos

qua, 29/10/2014 - 11:04

O Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, seção Espírito Santo (Leir-ES), realizará entre os dias 11 e 13 de novembro de 2014 o seu I Colóquio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos. O evento ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (IC-II) e contará com a presença da equipe de Arqueologia Clássica da Universidade do Minho.  O evento é uma iniciativa do Leir-ES com apoio dos Programas de Pós-Graduação em História e em Letras da Ufes.

As inscrições como ouvintes poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira, dia 3, até o dia 11 de novembro, na sede do Laboratório, localizado no módulo administrativo entre os prédios IC-I e IC-II. A taxa de inscrição custa R$ 15,00 e o formulário de inscrição, para impressão, está disponível no site http://www.leir.ufes.br/

Cotidiano

O tema do evento será Cotidiano e sociabilidades no Império Romano. Por meio dele, os pesquisadores pretendem discutir a maneira pela qual, no âmbito das cidades imperiais, os distintos grupos se comportavam no cotidiano e como encontravam soluções para os dilemas e desafios locais, numa dinâmica que, por vezes, contrariava os padrões normativos, estabelecendo-se relações de sociabilidade resilientes diante das imposições da autoridade imperial. 

Como parte das atividades do colóquio será ofertado um curso sobre Arqueologia Clássica, a ser ministrado pelos professores da Universidade do Minho, Maria Manuela Martins e Jorge Manuel Ribeiro.

Por Thereza Marinho

 

Categoria: Manchete

Ministério orienta sobre revezamento dos servidores no recesso do final de ano

qua, 29/10/2014 - 10:33

Com o objetivo de orientar o recesso para comemoração das festas de final de ano (Natal e Ano Novo), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) encaminhou a todos os órgãos ou entidades integrantes da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, ofício no qual recomenda aos dirigentes que organizem o funcionamento de setores e unidades de trabalho de forma a promover o revezamento dos servidores nas duas semanas comemorativas, sendo a primeira de 22 a 26 de dezembro de 2014, e a segunda de 29 de dezembro de 2014 a 2 de janeiro de 2015, preservando os serviços essenciais, em especial o atendimento ao público. 

No ofício, o Ministério recomenda ainda a compensação de 1 hora diária, mediante antecipação do início da jornada de trabalho ou de seu postergamento, respeitando o horário de funcionamento do órgão ou entidade, no período de 3 de novembro de 2014 a 31 de março de 2015. 

 

Categoria: Destaque

Parabéns aos nossos servidores docentes e técnico-administrativos

ter, 28/10/2014 - 12:00

A todos os nossos 1.700 professores e 2.200 servidores técnico-administrativos, o nosso muito obrigada por sua dedicação diária, o que faz da nossa Universidade uma instituição cada vez mais respeitada e admirada.

Administração Central da Ufes

Categoria: Destaque

Editais abrem 85 vagas para mestrados e doutorados

seg, 27/10/2014 - 17:25

Estão abertos cinco editais de pós-graduação para os cursos de mestrado e doutorado na Ufes. Ao todo são 85 vagas distribuídas nas áreas de Enfermagem (12 vagas), Oceanografia Ambiental (15 para mestrado e 9 para doutorado), Biotecnologia (20), Agricultura Tropical (11) e Clínica Odontológica (18).

Conheça as oportunidades:

Enfermagem – mestrado profissional: inscrições de 11 de novembro a 12 de dezembro, na Secretaria do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem, localizada no Centro de Ciências da Saúde, campus de Maruípe.

Oceanografia Ambiental - mestrado e doutorado: inscrições até 9 de janeiro de 2015, na Base Oceanográfica da Ufes no distrito de Santa Cruz, Aracruz.

Biotecnologia – mestrado: inscrições até 20 de janeiro de 2015, pelo e-mail biotecselecao2015@gmail.com, mais informações e ficha de inscrição no portal www.biotecnologia.ufes.br.

Agricultura Tropical – mestrado: inscrições até 21 de novembro, na Secretaria de Pós – Graduação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus.

Clínica Odontológica – mestrado: inscrições de 3 a 19 de novembro, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Maruípe.

Todos os editais estão disponíveis no site da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG): www.prppg.ufes.br/editais-de-ingresso. Informações pelo telefone (27) 4009-2434.

Por Maria Luíza Silva (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

 

Categoria: Destaque

Inscrições abertas à submissão de trabalhos para a XI Semana de Estatística

seg, 27/10/2014 - 17:21

Está aberto o período para a submissão de trabalhos em forma de pôsteres para a XI Semana de Estatística: Estatística Aplicada à Saúde e ao Meio Ambiente. Os interessados poderão enviar suas propostas de submissão até o dia 31 deste mês.

O evento será realizado pelo Departamento de Estatística da Ufes entre os dias 13 e 15 de novembro, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), campus de Goiabeiras. As inscrições para participação estão abertas até o primeiro dia do evento. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais e professores.

O evento contará com conferências, mesas-redondas, comunicações orais, sessão pôster e outras atividades. O objetivo dos organizadores é integrar a Estatística às áreas de Saúde e Meio Ambiente por meio de aplicações e pesquisas científicas, buscando socializar e difundir experiências entre alunos e profissionais destas áreas.

Mais informações sobre a programação do evento, inscrições e envio de trabalhos podem ser acessados no endereço: sites.google.com/site/xisemanadeestatistica .

Por Laís Rocio (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: Destaque

Edufes disponibiliza livros digitais para download gratuito

seg, 27/10/2014 - 17:13

Chega a 50 no final deste mês o número de livros digitais gratuitos disponibilizados pela Editora da Ufes (Edufes). O projeto de digitalização das produções da Edufes começou a ser implementado a partir de 2012 e atualmente oferece 46 livros. As obras ficam depositadas no Repositório da Ufes e podem ser acessadas por meio de computador ou equipamentos móveis com internet.

Os livros digitais representam uma nova alternativa de divulgação das produções da Editora, a maior parte delas resultante de pesquisas científicas desenvolvidas por professores, técnicos e estudantes da Ufes. "Com a disponibilidade dos livros em formato digital, a Edufes dá mais um passo no mundo das novas tecnologias e amplia o acesso da sociedade aos seus conteúdos a partir de qualquer lugar e dispositivo com internet. A gratuitade é outro aspecto que facilita e democratiza a circulação das obras", destaca a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis.

O coordenador da Edufes, Washington Romão dos Santos, aponta outras vantagens da publicação de obras em formato digital: “A digitalização das obras aumenta sua visibilidade para um número cada vez maior de leitores. Além de popularizar a oferta de livros, é possível multiplicar os canais de divulgação e garantir um maior reconhecimento para o autor”.

Os autores interessados em publicar em formato digital as suas obras já lançadas pela Edufes podem procurar a Editora. Essas publicações exigem a assinatura de um outro contrato de cessão de direitos autorais, que se baseia na licença Criative Commons.

Onde acessar: www.edufes.ufes.br/livros-digitais e http://repositorio.ufes.br/ .

Por Laís Rocio (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

 

Categoria: Destaque

Projeto “Ufes presente” prorroga prazo de inscrição até 29 de outubro

seg, 27/10/2014 - 17:07

Foram prorrogadas até o dia 29 deste mês as inscrições para o projeto de Extensão “Ufes presente”, que  realizará nos municípios de Mucurici e Ecoporanga (ES) ações nas áreas de educação, direitos humanos e justiça, meio ambiente, saúde, cultura, segurança pública, segurança alimentar, tecnologia, trabalho e geração de renda.

O estudante interessado em participar das ações do “Ufes presente”, que acontecerão de 23 de janeiro a 8 de fevereiro de 2015, deverá enviar uma proposta de trabalho e o comprovante ou solicitação de matrícula para o e-mail ufespresente@gmail.com até o dia 29. A proposta deverá ser estruturada em 25 linhas e conter a área de atuação desejada.

Em janeiro deste ano, também em Mucurici, estudantes e professores do projeto promoveram minicursos, palestras, oficinas, mutirões jurídicos, além de uma gincana cultural e o cinema na praça. Mais informações no edital em anexo ou pelo telefone 4009-2339.

Por Letícia Nassar

 

 

Categoria: DestaqueEditalAnexo:  edital_20.2014_ufes_presente.pdf

Publicada chamada de projetos para o Mais Cultura nas Universidades

sex, 24/10/2014 - 20:58

A Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, convida professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade a participar da chamada de projetos para o Plano de Cultura da Ufes previsto no Edital Mais Cultura nas Universidaades (EDITAL nº 30 de 7 de outubro de 2014), a ser implementado nos anos de 2015-2016. 

A Chamada de Projetos visa à prospecção e a pré-seleção de ações do campo da cultura e das artes, em atividade ou ainda inéditas, propostas pela comunidade acadêmica da UFES para integrar o Plano de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, conforme disposto no Edital Mais Cultura nas Universidades.

Primeria reunião

Na próxima quarta-feira, 29 de outubro, a Supecc realiza a primeira reunião para debater o processo de produção do Plano de Cultura da Ufes para o Edital Mais Cultura nas Universidades. A reunião acontecerá no Cine Metrópolis, às 14 horas, e é aberta a todos os interessados em contribuir para a definição das diretrizes e do plano e ações a serem propostas no Edital Mec/Minc.

Edital Mais Cultura nas Uiversidades

O Edital Mais Cultura nas Universidades é uma ação do Programa Mais Cultura nas Universidades, instituído conjuntamente entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura por meio da Portaria Interministerial MEC/MinC nº 18/2013, e tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Além disso, o Edital tem como objetivo criar Planos de Cultura das Instituições Federais de Ensino Superior, e das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnólogica.

Os Planos de Cultura das Universidades devem privilegiar programas, projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam, promovam e preservem a diversidade cultural nas Instituições Federais de Ensino Superior, com prazo de execução de até dois anos. Alguns dos conceitos que nortearão a seleção de ações são a transversalidade; a diversidade cultural; o extensionismo; a interface entre educação, arte e cultura; e a relação com os territórios em que a UFES está inserida.

Os critérios da chamada de projetos e os formulários para inscrição de propostas podem ser encontrados abaixo:

Formulário de Inscrição

Planilha Orçmentária

Categoria: DestaqueMancheteAnexo:  chamada_de_projetos_para_o_plano_de_cultura_da_ufes_previsto_no_edital_mais_cultura_nas_universidades.pdf

Estudantes da Ufes são finalistas em prêmio nacional de Jornalismo

sex, 24/10/2014 - 17:06
Alunos do 7° período do curso de Jornalismo estão entre os cinco finalistas na categoria Jornalismo Universitário da 11ª edição do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo. A equipe apresentou a cobertura completa das manifestações de junho de 2013 no jornal experimental "No Entanto", produzido pelos alunos sob a orientação do professor Victor Gentilli, do Departamento de Comunicação Social da Ufes.   O Prêmio Líbero Badaró é uma iniciativa da revista e portal Imprensa, com apoio da Câmara Municipal de São Paulo e de associações ligadas à liberdade de imprensa. A premiação reúne trabalhos de profissionais em diversos veículos midiáticos, e entre os jornalistas premiados estão Caco Barcellos (TV Globo), Gilberto Dimenstein (Folha de São Paulo) e João Antônio Barros (O Dia).   A cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de novembro, a partir das 19 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.   Por Laís Rocio (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)        Categoria: Destaque

Ufes e instituições mexicanas pesquisam política de acesso para deficientes

sex, 24/10/2014 - 17:00

Os professores da Ufes Edson Pantaleão Alves, Reginaldo Célio Sobrinho (Centro de Educação) e Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Centro de Educação Física e Desportos) estarão no México no período de 27 de outubro a 7 de novembro para realizar atividades  vinculadas à pesquisa “Políticas de acesso e de permanência de pessoas com deficiência no ensino comum: um estudo comparado de sistemas educativos brasileiros e mexicanos”. Três municípios capixabas – São Mateus, Vila Velha e Vitória – e o município mexicano Xalapa, no Estado de Veracruz, fazem parte da pesquisa.

Além dos professores, participarão dessas atividades dois alunos de doutorado, seis alunos de mestrado e um aluno de especialização, todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação. A equipe contará ainda com a participação de duas professoras da Educação Básica e de três representantes da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.

Os professores, juntamente com sua equipe de pesquisadores e demais profissionais da Educação Básica, participarão de reunião com a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Xalapa; de visita técnica a escolas de Educação Básica desse município; de um encontro para o planejamento de pesquisa com professores da Universidade Veracruzana (campus de Xalapa); do Seminário Internacional de Literatura y Civilización, no dia 30 de outubro, organizado pela Faculdade de Idiomas e pelo Instituto de Investigações Psicológicas da Universidade Veracruzana; e do XV Simpósio Internacional Processo Civilizador, na Universidade Nacional Autônoma do México, com apresentação de seis trabalhos de autoria dos professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Ainda no âmbito da pesquisa, a professora Alma de los A. Cruz Juarez, coordenadora do Programa Universitário para a inclusão e integração de pessoas com deficiência, da Universidade Veracruzana, esteve na Ufes no período de 22 a 26 de setembro e participou do III Seminário Nacional de Educação Especial / XIV Seminário Capixaba de Educação.

Por Letícia Nassar

 

 

Categoria: Destaque

Prazo de inscrições para o VestUfes 2015 termina nesta segunda, 27

sex, 24/10/2014 - 16:52

As inscrições para o VestUfes 2015 terminam na próxima segunda-feira, 27 de outubro. As pessoas que quiserem concorrer a uma das 4.178 vagas ofertadas em 77 cursos da Ufes devem acessar o site da Comissão Coordenadora de Vestibular- CCV (www.ccv.ufes.br) e preencher o requerimento de inscrição.

É necessário estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem), já que as notas das provas objetivas do Enem serão utilizadas para a 1ª etapa do processo seletivo. A taxa de inscrição custa R$ 80,00 pode ser paga em qualquer agência bancária até o dia 28 de outubro.

Dos 12.318 candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição, 1.905 tiveram seus pedidos deferidos. Todos aqueles que tiveram suas solicitações indeferidas devem imprimir o boleto de pagamento da taxa inscrição e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária para garantir a sua inscrição.

Provas

A 2ª etapa do VestUfes 2015 será realizada nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Todos os candidatos regularmente inscritos farão as provas e a previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 28 de janeiro.

No ato da inscrição o candidato deve escolher se vai concorrer ou não pela reserva de vagas que destina, no mínimo, 50% das vagas para aqueles que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

O edital com todas as informações sobre o vestibular também está publicado no site da CCV.

Por Hélio Marchioni

 

 

Categoria: Manchete