UFES

Divulgar conteúdo
Atualizado: 2 horas 54 minutos atrás

Curso de Publicidade e Propaganda também recebe conceito 4 do Inep

sex, 19/12/2014 - 12:05

A exemplo do curso de Comunicação Social –Jornalismo, o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Ufes também obteve conceito final 4 no relatório da avaliação in loco realizada por avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A mensagem do Sistema e-MEC com o resultado da avaliação foi enviada à Universidade na noite desta quinta-feira, 18.

O conceito possui uma escala que varia de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. Segundo consta no relatório, “considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES e neste instrumento de avaliação, este Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo, apresenta um perfil MUITO BOM de qualidade, conceito final 4 (quatro)”.

A avaliação foi realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro. Durante este período, dois avaliadores visitaram as instalações do curso e verificaram todos os documentos, desde os apensados no sistema e-MEC, até os disponibilizados pela Universidade. A avaliação considerou três dimensões: organização didática-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura, além de dispositivos legais obrigatórios.

Segundo informações do professor especialista em Avaliação de Sistemas Educacionais e chefe de gabinete da Reitoria, Edebrande Cavalieri, o relatório será avaliado por uma comissão, que atestará sua consistência e coerência. Sendo aprovado, o relatório é encaminhado pelo Inep para a Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres), que analisará a documentação e pareceres para renovar o reconhecimento do curso. Este processo pode durar de dois a três meses.

Vestibular

A avaliação do curso tem o objetivo de reverter a decisão do MEC quanto à suspensão da oferta de vagas (medida cautelar) para os cursos de Comunicação Social/Jornalismo e Comunicação Social/Publicidade, anunciada em dezembro de 2013. O vestibular para estes cursos foi suspenso devido à pontuação insatisfatória que eles obtiveram no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) dos anos de 2009 e 2012.

Na ocasião, um dos argumentos apresentados pela Administração Central da Ufes contra a decisão foi de que o MEC não havia realizado nenhuma avaliação presencial dos cursos. A Ufes argumentou que a nota baixa nos cursos foi provocada principalmente pelo boicote dos alunos à prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma vez que essa nota representa cerca de 70% da composição do CPC. Os cursos tiveram por duas vezes seguidas – em 2009 e 2012 - o conceito 2 na avaliação.

Também foram impetrados vários recursos pela Administração Central, com o apoio do Departamento e do Colegiado de Comunicação, junto ao Inep/MEC objetivando a garantia dos processos seletivos para o curso, mas todos foram indeferidos.

A Universidade aguardará a divulgação do parecer final para definir sobre a realização de vestibular para os cursos.

Por Thereza Marinho

 

Categoria: Manchete

Cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia obtém nota máxima no Enade

sex, 19/12/2014 - 10:47

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 18, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2013. Dos 16 cursos da Ufes que participaram do exame, três obtiveram nota máxima (5) e 10, nota 4. Os cursos com a média maior foram Medicina (Vitória), Medicina Veterinária (Alegre) e Zootecnia (Alegre).

Segundo o chefe de gabinete da Reitoria, Edebrande Cavalieri, “o Enade é um instrumento importante porque se trata de uma avaliação externa, isto é, os instrumentos avaliativos são constituídos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais)”.  O Enade tem dois instrumentos avaliativos: um questionário sobre a infraestrutura do curso e a prova objetiva, ambos compõem o conceito dos cursos.

O professor explica também que os bons indicadores permitem novos horizontes aos cursos. “No caso de Medicina, por exemplo, com a média 5, o curso pode entrar em outro processo avaliativo, que é Arcu-Sul (Sistema de Acreditação de Cursos Universitários)”, disse o professor. O Arcu-Sul é um sistema de avaliação da qualidade dos cursos de graduação dos países membros do Mercosul.

Os cursos avaliados com nota quatro foram: Nutrição (Vitória), Fonoaudiologia (Vitória), Agronomia (Alegre), Agronomia (São Mateus), Enfermagem (São Mateus), Farmácia (Vitória), Farmácia (São Mateus), Farmácia (Alegre), Fisioterapia (Vitória) e Odontologia (Vitória).

Para Edebrande, “institucionalmente, o fortalecimento da graduação, com essas notas acima da média, permite o ingresso de bons pesquisadores nos cursos de pós-graduação. Isso também repercute no mercado de trabalho”.

O curso de Serviço Social (Alegre) ficou com nota três, e os cursos de Educação Física (bacharelado-Vitória) e Enfermagem e Obstetrícia (Vitória) tiveram nota dois. “Nós vamos nos empenhar em verificar o que gerou essas notas”, disse o professor.

Por Letícia Nassar

Categoria: Manchete

Divulgado o resultado do Edital de Ocupação do Teatro Universitário para 2015

qui, 18/12/2014 - 18:55
A Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes (Supecc) divulgou nesta quinta-feira, 18, o resultado do Edital de Ocupação Artística e Cultural do Teatro Universitário (arquivo em anexo) para o ano de 2015.   Foram contemplados 43 espetáculos nas áreas de música, teatro, dança e outras manifestações artísticas.   Este é o terceiro ano em que a Ufes publica um edital de ocupação para o Teatro Universitário. O objetivo da iniciativa é dar maior transparência ao processo de seleção dos espetáculos que ocuparam a agenda do espaço. Podem participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos.   Por Thereza Marinho, com foto de Mariana Dornelas Categoria: EditalMancheteAnexo:  resultado_do_edital_de_ocupacao_do_teatro_para_2015.pdf

Programa de Pós-Graduação em Informática seleciona para doutorado

qui, 18/12/2014 - 18:38

O programa de Pós-Graduação em Informática está com inscrições abertas para o curso de doutorado em Ciência da Computação. São 10 vagas com linhas de pesquisa voltadas para Computação de Alto Desempenho, Inteligência Computacional e Sistemas de Informação.

As inscrições são em fluxo contínuo e podem ser realizadas durante todo o ano de 2015, pessoalmente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Informática, prédio CT-6, sala 208, no Centro Tecnológico, campus Goiabeiras.

Também serão aceitas inscrições via e-mail com envio de um único arquivo em formato PDF para o endereço ppgi@inf.ufes.br, com data de postagem dentro do ano de 2015.

Os candidatos devem enviar a ficha de inscrição e a Proposta de Projeto de Pesquisa, além da documentação exigida no edital de seleção. 

Os candidatos receberão a confirmação da recepção da documentação por e-mail. Caso não recebam a confirmação em dois dias, deverão entrar em contato pelo telefone 3357-9500.

Todas as informações sobre documentação necessária e as etapas dos processos seletivos estão especificadas no edital anexado abaixo.

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho)

Categoria: DestaqueEditalAnexo:  ppgi_-_edital_de_selecao_completo_2015-doutorado.pdf

Núcleo de Termociências para a Indústria de Petróleo é credenciado pela ANP

qui, 18/12/2014 - 18:32
A partir desta quinta-feira, 18, o Núcleo de Termociências para a Indústria de Petróleo da Ufes está habilitando a realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento com recursos provenientes da Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento constante dos Contratos para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural.   O credenciamento foi concedido pela Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e é obrigatório para que a pesquisa receba recursos de exploração e produção das indústrias de petróleo.   “É uma forma de captar recursos para desenvolvermos projetos e conseguirmos bolsas para os alunos, fomentar a pesquisa, conseguir equipamentos e melhorar a infraestrutura”, ressaltou o coordenador do Núcleo, Bruno Venturini.   As atividades de pesquisa e desenvolvimento deverão ser executadas em conformidade com as normas estabelecidas pela ANP, e estar relacionadas às linhas de pesquisa das áreas de Engenharia de Poço, Exploração, Produção e Utilização, conforme publicado no Diário Oficial da União.   Os professores que desejarem participar devem procurar o professor Bruno Venturini, através do e-mail bruno.loureiro@ufes.br ou do telefone 4009-2188.   Por Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho)   Categoria: Manchete

Fapes lança Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior

qua, 17/12/2014 - 18:43

Projetos científicos desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior com a participação de alunos de escolas públicas capixabas dos ensinos fundamental e médio poderão receber apoio financeiro do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – Programa Pesquisador do Futuro, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou na segunda-feira (15) o edital de apoio a projetos de iniciação científica júnior. A prioridade do edital é apoiar projetos que serão desenvolvidos em escolas em áreas de vulnerabilidade social, definidas pelo Governo.

Esta é uma parceria entre a Fapes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia do Município da Serra (Facitec).

A finalidade do edital é selecionar projetos de Iniciação Científica Júnior (ICJ) em todas as áreas do conhecimento, que busquem despertar vocações científicas e tecnológicas e incentivar talentos potenciais. Os recursos financeiros previstos para o presente edital são de R$ 13.146.400,00.

Objetivos

O programa pretende transformar a visão e a expectativa de futuro do jovem estudante capixaba, reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos participantes do programa, promovendo a popularização das ciências e, consequentemente, aumentando o número de estudantes provenientes do ensino público no ensino superior.

Segundo o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, o programa se reveste da maior relevância pelo fato de estar preparando as novas gerações de cidadãos capixabas. “A integração das escolas da rede pública com os pesquisadores das IES localizadas no Espírito Santo contribui enormemente para o desenvolvimento regional sustentável. Permite também o acesso às ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todos os municípios do estado, além de se constituir em uma grande ferramenta de inclusão social, uma vez que fornece novas perspectivas para os jovens estudantes pertencentes a famílias de baixa renda já a partir do ensino fundamental”, declarou.

Ainda segundo Anilton, o programa também gera oportunidades para desenvolvimento intelectual dos alunos em todas as áreas do conhecimento, respeitando-se os valores culturais e as demandas regionais. “Estamos certos de que como perspectiva de longo prazo esse programa pode se constituir num grande indutor do desenvolvimento local e contribuir fortemente para a melhoria da vida das pessoas”, conclui.

O período para submissão das propostas da primeira chamada é até 30 de março de 2015 e a data prevista para divulgação do resultado da seleção é 20 de abril do próximo ano.

Exemplo

Um exemplo de projeto científico feito com alunos dos ensinos fundamental e médio é o “Desenvolvimento e construção de protótipos de fontes de energia renováveis”, coordenado pelo professor da Ufes Breno Rodrigues Segatto. Segundo ele, é importante o incentivo à ciência e inovação antes mesmo do ingresso no ensino superior.

“Eles foram extremamente independentes, mostrando grande profissionalismo. Isso mostra que basta bons projetos e incentivo para eles mostrarem o seu verdadeiro potencial. Os alunos que participam do projeto em sua grande maioria buscam fazer um curso superior e acredito que eles ficam mais confiantes. Eles percebem que a academia é algo real, e antes tudo ficava no imaginário.” Segatto ainda destaca que alunos que passaram pelo projeto foram aprovados nos vestibulares da Ufes e USP.

“A bolsa oferecida pela Fapes foi de suma importância para suprir as despesas dos alunos durante o desenvolvimento do projeto, e é válido também ressaltar que o incentivo financeiro para compra dos materiais de pesquisa foi fundamental para visualização e divulgação dos estudos teóricos e práticos”, conclui o professor.

Além da parceria com o CNPq, que concede parte das bolsas ICJ, a Fapes estabeleceu a parceria com o Facitec, que investirá no pagamento de bolsa ao tutor a projetos desenvolvidos em escolas do município.

Mais informações estão disponíveis no link http://www.fapes.es.gov.br/download/Edital_FAPES_N_14_2014_PESQUISADOR_D...

 

Categoria: DestaqueEdital

Programa Iberoamericano confere certificado de excelência a Banco de Leite do Hucam

qua, 17/12/2014 - 18:18

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) recebe nesta quinta-feira, 18, o Certificado de Excelência em Banco de Leite humano. A cerimônia será realizada às 8h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), localizado na Rua Professora Emília Franklin Molulo, 228, em Bento Ferreira, em Vitória.

O certificado é concedido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IBERBLH), com apoio da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS). Para a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hucam, Mônica Barros de Pontes, “o certificado só vem reforçar o trabalho sério e de qualidade que é desenvolvido no Hospital”.

Referência

No ano passado, o BLH do Hucam foi instituído pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) como o Banco de Leite Humano de Referência no Estado.  O BLH é responsável pelo processo de funcionamento, coleta, transporte, processamento, distribuição, doações, instalações, controle de qualidade e clínico dos bancos de leite de todo o Espírito Santo, em conjunto com os municípios.

Além disso, contribui para o desenvolvimento de estratégias de educação permanente, a capacitação e atualização técnica dos profissionais e as pesquisas operacionais, com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços prestados à população por essas unidades.

Funcionamento

Com 18 anos de existência, o Banco de Leite do Hucam funciona de 8 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, e tem a finalidade de coletar, continuamente, o leite materno, realizando todo o processamento de armazenamento e distribuição. Cerca de 35 mulheres são atendidas por dia. 

Mônica ressalta ainda a importância da doação do leite, pois ele possui um alto valor nutricional, garantindo aos bebês crescimento e desenvolvimento físico e intelectual saudáveis. “Não existe outro alimento capaz de substituí-lo com tão alta qualidade e de suprir a necessidade imunológica dos recém-nascidos. Outro aspecto muito importante é que a criança alimentada com o leite materno recebe um forte vínculo afetivo com a mãe,” explica a coordenadora.

Ela destaca também que a mulher que alimenta o filho com leite materno perde rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez e reduz o risco de doenças.  “O Banco de Leite é fundamental para ajudar as mães, principalmente aquelas que têm os recém-nascidos com alto risco de vida, que são mais vulneráreis às infecções e doenças. Ele também tem o papel de ajudar as mães que têm pouco leite, infecção mamária, leite empedrado e rachaduras ou ferimentos nos seios”, acrescenta.

As crianças que nascem prematuras ou impossibilitadas de ser amamentadas, que são abandonadas pela mãe biológica ou porque a mãe é portadora de alguma doença contagiosa também recebem a atenção do Banco de Leite do Hucam. O setor ainda atua na educação e no esclarecimento sobre a importância do leite materno, realizando palestras, grupos de ensino e treinamento para estudantes da área da saúde, além de receber visitas técnicas de universidades e de várias instituições.

Doação

As interessadas em doar o leite materno devem telefonar para o Banco, e uma equipe do Hucam realiza a coleta na residência da voluntária. Na ocasião, é feita uma análise clínica do ambiente, das condições de higiene, além de fazer um exame de sangue para detectar se há algum tipo de doença. A equipe ainda orienta como retirar, conservar e armazenar o leite materno. Quando o material chega ao Hospital é realizada uma análise sensorial, verificando se foi devidamente armazenado e se não possui qualquer tipo de contaminação, evitando, assim, transmissão de doenças.

O Banco orienta ainda no processo de amamentação, pois o aleitamento é um fator importante para as mães. Ele ajuda o útero a voltar ao tamanho normal depois do parto. Outras informações pelo telefone 3335-7377.

Por Jorge Medina

Categoria: Destaque

Representantes da Ufes e da Texas Tech University assinam Carta de Intenções

ter, 16/12/2014 - 18:49

A vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, e o assistente sênior para Parcerias Regionais e da América Latina da Texas Tech University (TTU/EUA), Dario Solis, assinaram na tarde desta terça-feira, 16, uma Carta de Intenções que servirá de base para discussões mais amplas a respeito de um intercâmbio internacional que vai abranger professores, estudantes, dados de pesquisa, programas educacionais e de desenvolvimento entre as instituições.

Participaram do encontro, professores e coordenadores dos programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental, Informática, Física, Comunicação, Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Política Social, que apresentaram as instalações de seus laboratórios, o corpo docente, as linhas de pesquisas e os projetos em desenvolvimento.

Durante a reunião, também foram abordadas possíveis colaborações acadêmicas entre a Ufes e a TTU.

Na foto, o assistente sênior para Parcerias Regionais e da América Latina da TTU/EUA, Dario Solis; a vice-reitora Ethel Maciel; e o diretor executivo TTU/EUA, Sam Oswald.

Por Letícia Nassar, com foto de Maria Luiza Silva (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho).

 

Categoria: Destaque

Serviços da Universidade serão alterados durante recesso acadêmico

ter, 16/12/2014 - 18:34

Até a próxima sexta-feira, 19, a Ufes encerra as atividades do período letivo 2014/2. A partir do dia 22 de dezembro, terá início o recesso acadêmico, que se estenderá até o dia 1º de março 2015. Durante esse período, alguns setores da Universidade terão seu horário de funcionamento alterado. Confira quais serviços sofrerão alterações:

- Restaurante Universitário

No campus de São Mateus, o funcionamento será até o almoço do dia 18 dezembro. Já o RU dos campi de Goiabeiras, Maruípe e Alegre funcionarão até o almoço do dia 19 de dezembro. As datas de abertura dos restaurantes ainda não estão definidas.

- Bibliotecas

Estarão abertas de segunda a sexta-feira. A Biblioteca Central (BC), a Biblioteca Setorial do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, e a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias, em Alegre, abrirão das 7 às 19 horas.  Já a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde, em Maruípe, funcionará das 8 às 14 horas. Os horários de funcionamento também estão disponível no endereço eletrônico www.bc.ufes.br.

- Centro de Línguas

Entra em recesso a partir do dia 19 de dezembro, até 5 de janeiro. No dia 06 de janeiro começa o período de rematrículas e matrículas. A partir desta data, o Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O inicio das aulas será no dia 04 de fevereiro.  Mais informações no site clinguas.no-ip.org/siteclinguas/

- Livrarias

A Livraria da Ufes estará fechada para atendimento ao público do dia 19 dezembro  a 14 de janeiro, período em que também realizará atividades de balanço. O local reabre no dia 15 de janeiro, com horário de funcionamento das 7 às 13 horas. A Livraria da Ufes continuará atendendo normalmente aos pedidos feitos por e-mail. Contatos podem ser feitos pelo endereço eletrônico livrariaedufes@gmail.com ou pelo telefone: 3335-7852.

A Livraria SBS estará em recesso do dia 2 ao dia 19 de janeiro. A partir do dia 20, a livraria reabre com horário de funcionamento das 8h30 às 18 horas.

- Espaços culturais

Acompanhando o recesso acadêmico, o Cine Metrópolis e o Teatro Universitário suspenderão sua programação até o dia 2 de março, quando tem início do período letivo 2015/1.

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) continua com a exposição “Corpo Humano: da célula ao homem, arte dos pequenos suspiros”, até o dia 31 de março. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, e tem entrada gratuita.

A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) entra em recesso do dia 22 de dezembro a 04 de janeiro. A partir do dia 05, a galeria reabre com a exposição “O meu, o seu, o nosso desejo” até o dia 31 de janeiro. A entrada gratuita.

As atividades acadêmicas da Ufes serão retomadas a partir do dia 02 de março, inicio do inicio letivo 2015/1.

Por Nayara Santana e Marina Amorim, com foto de Jéssyka Saquetto (bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho).

 

Categoria: Destaque

14.799 candidatos encerram o último dia de provas do VestUfes 2015

ter, 16/12/2014 - 18:13

Nesta terça-feira, 16, 14.799 estudantes compareceram aos locais de prova para o último dia da segunda etapa do vestibular da Ufes. Questões de Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Biologia e Geografia encerraram o processo seletivo.

Segundo informações da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), mais 190 estudantes faltaram neste terceiro dia de provas, totalizando 5.546 candidatos eliminados por falta.

A coordenadora administrativa da CCV, Ana Cláudia Locateli, informou que o dia transcorreu em clima de tranquilidade, com poucas ocorrências médicas, sendo a maioria de baixa complexidade. Uma exceção foi registrada no Colégio Americano da Praia da Costa, onde um candidato que iniciou uma crise de epilepsia durante a prova. Ele foi atendido pela equipe médica e, após tomar medicamento próprio, retornou para a prova sob a supervisão de um auxiliar de enfermagem. Além desta ocorrência, na Multivix de Vitória um candidato desistiu da prova após uma crise de vômito.

Não foi identificada nenhuma tentativa de fraude durante todo o processo seletivo. Nos três dias de prova apenas um caso de eliminação por descumprimento das regras do processo seletivo foi registrado, no campus de Alegre.

Conheça os números do VestUfes 2015:

Número total de candidatos inscritos – 20.345
Número de candidatos não optantes pela reserva de vagas – 10.427
Número de candidatos optantes pela reserva de vagas – 9.368
Número de treineiros – 550
Número de candidatos que concluíram o processo seletivo – 14.799
Número total de vagas – 4.178 em 77 cursos
Número de pessoas que trabalharão durante o processo seletivo - 1.700
Locais de prova – 27, distribuídos por sete cidades capixabas

Por Thereza Marinho, com foto de Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho).

 

Categoria: Destaque

VestUfes 2015: porte de celular elimina candidata em Alegre

seg, 15/12/2014 - 19:07

Uma candidata foi eliminada do VestUfes 2015 nesta segunda-feira, 15, por estar portando celular na sala de aula. Segundo consta no Manual do Candidato, durante as provas não é permitido portar, nos locais de prova, armas, máquinas de calcular, telefone celular, smartphones, tabletpagerbip, fone de ouvido, agenda eletrônica, relógio (analógico ou digital) ou qualquer outro meio de comunicação eletrônica.

O segundo dia de provas do vestibular registrou ainda a ausência de 238 candidatos, totalizando 5.356 faltosos dos 20.345 inscritos.

Os postos de atendimento médico registraram 13 ocorrências, sendo 11 sem gravidade, como casos de dor de cabeça e mal-estar. Em dois atendimentos, os candidatos – um de Alegre com crise de labirintite e outro de Vitória com pressão alta – foram encaminhados para o hospital.

Provas

Neste segundo dia, os candidatos realizaram provas de Física, História, Química e Língua Estrangeira, dependendo das provas discursivas exigidas no curso escolhido. O conteúdo das provas e as respostas esperadas estão disponibilizados pela Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) no endereço eletrônico www.ccv.ufes.br .

Nesta terça-feira (16), o vestibular continua com questões de Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Biologia e Geografia. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 28 de janeiro.

Por Thereza Marinho, com foto de Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

Categoria: Destaque

PPGI confere o primeiro título de Doutor em Ciência da Computação

seg, 15/12/2014 - 10:30

O estudante Julio Cesar Nardi foi o primeiro a defender uma tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufes (PPGI). A defesa foi realizada na última quarta-feira (10), no auditório do CT-6, campus de Goiabeiras.

Ele apresentou o trabalho "A Commitment-Based Reference Ontology for Service: Harmonizing Service Perspectives" (Um Compromisso de Referência para Atendimento Baseado em Ontologia: Perspectivas Harmonização de Serviços) e foi orientado pelos professores Ricardo de Almeida Falbo e João Paulo Andrade Almeida.

Esse foi o primeiro título de Doutor em Ciência da Computação conferido pelo PPGI/Ufes. “Os primeiros alunos que entraram estão se formando agora. É um marco na história do programa, que começou em 2010, porque seu objetivo é a formação e a geração de pesquisa”, afirma o professor do Departamento de Informática, Vitor Silva Souza.

Na foto, o doutorando Julio Cesar Nardi (de camisa cinza) ao lado de professores do PPGI

 

Por Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

Categoria: Destaque

Proex abre edital para ações e programas. Prazo vai até 30 de dezembro

seg, 15/12/2014 - 10:16
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) recebe até o dia 30 de dezembro propostas de ações e programas de extensão universitária que contemplem as condições defi nidas no Edital PROEX 2014/2015: ações e programas. As propostas devem ser apresentadas para projetos que tenham mais de 12 meses de registro no Sistema de Informação da Extensão (Siex). Somente docentes e técnicos-administrativos do quadro permanente da Ufes e que não estejam inadimplentes com a Proex podem submeter propostas.   O Edital contempla ações a serem desenvolvidas nas seguintes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho e interdisciplinar. O valor máximo financiável por proposta é de R$ 5 mil, e os itens indicados  ão passagens, diárias, material de consumo e serviços de terceiros.   As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail editais.proex@ufes.br, em formulários específi cos. O coordenador que efetuar a inscrição receberá um e-mail de confi rmação da Proex, mas, caso isso não aconteça, ele deverá entrar em contato com a Pró-Reitoria até o dia 9 de janeiro de 2015.   O resultado final das propostas contempladas será divulgado no dia 27 de fevereiro de 2015. O edital está disponível no endereço eletrônico www.proex.ufes.br.   Por Letícia Nassar   Categoria: DestaqueEdital

VestUfes 2015 começa com 15.318 candidatos

seg, 15/12/2014 - 10:07

Dos 20.345 inscritos para as provas da segunda etapa do vestibular da Ufes, 5.118 não compareceram ao primeiro dia de provas e já estão eliminados, segundo levantamento preliminar da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV). Neste primeiro momento, ainda não foi possível identificar quantos dos candidatos ausentes eram treineiros. 

A coordenadora administrativa da CCV, Ana Claúdia Locateli, avaliou o primeiro dia do vestibular como “muito tranquilo”. Os postos médicos situados nos locais de provas para atendimento aos candidatos não registraram ocorrências. Também não foi registrada nenhuma tentativa de fraude e nenhum candidato foi eliminado por desobedecer a alguma regra do concurso.

Para os próximos dois dias de prova, ela reforça a recomendação para que os candidatos cheguem com antecedência: “É importante lembrar que os dois últimos dias de prova acontecerão em dias úteis, então o trânsito estará mais intenso. Os candidatos devem procurar sair de casa ainda mais cedo para não correrem o risco de se atrasarem”.

Provas

Neste domingo (14), primeiro dia do VestUfes 201, os candidatos fizeram três questões de Redação. A prova já está disponível na página da CCV na internet: www.ccv.ufes.br.

O vestibular continua nesta segunda-feira (15) com as provas discursivas de Física, História, Química e Língua Estrangeira. Na terça-feira (16) é a vez das questões de Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Biologia e Geografia.

Os candidatos do VestUfes 2015 concorrem a 4.178 vagas em 77 cursos da Ufes. A previsão é que o resultado do vestibular seja divulgado no dia 28 de janeiro.

Por Thereza Marinho

Categoria: Destaque

Começa neste domingo a 2º etapa do VestUfes 2015

sex, 12/12/2014 - 19:25

Começam neste domingo, 14, as provas da 2ª etapa do VestUfes 2015. Até terça-feira, 16, 19.795 candidatos estarão na disputa por uma das 4.178 vagas em 77 cursos da Universidade.

As provas serão realizadas das 14 às 17 horas nas cidades de Vitória (Ufes, campus de Goiabeiras, e Multivix), Serra (Multivix), Vila Velha (Novo Milênio, Colégio Americano e Escola Senador João Calmon), Cariacica (Faculdade Pio XII, Colégio Cenecista e Escola Dr. Afonso Schwab), Alegre (Centro de Ciências Agrárias), São Mateus (Multivix) e Guarapari (Faculdade Pitágoras). Os locais de prova estão disponíveis no endereço eletrônico www.ccv.ufes.br, onde os candidatos também devem imprimir o cartão de inscrição.

A coordenadora administrativa da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), Ana Cláudia Locateli, informa que os portões estarão abertos a partir das 13 horas. “É importante que o candidato verifique o local de prova e o visite previamente. O ideal é que os candidatos cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência”, orienta.

Para auxiliar os candidatos, três postos de informação foram montados no campus de Goiabeiras da Ufes. Eles funcionarão no sábado (13) e no domingo (14). Para a realização do Vestibular, a CCV também solicitou o apoio da Guarda Municipal da Prefeitura de Vitória; da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) para o reforço das linhas de ônibus que passam pelos locais de prova; da Escelsa; e da Polícia Federal.

Provas

No primeiro dia, os candidatos farão a prova de redação. No segundo dia, eles responderão a questões de Física, Química, História e Língua Estrangeira, conforme o curso escolhido. Já no último dia de prova as questões são de Matemática, Geografia, Biologia e Língua Portuguesa e Literatura.

Os cinco cursos mais concorridos na categoria não optantes pela reserva de vagas são Medicina (69,7 por vaga), Direito (16,6), Engenharia Civil (14,2), Arquitetura (14,0) e Engenharia Mecânica (12,6). A relação candidato/vaga para o VestUfes 2015 também está disponível no endereço www.ccv.ufes.br.

Ao final de cada dia, por volta das 19 horas, os candidatos poderão conferir no site da CCV (www.ccv.ufes.br), as respostas esperadas para cada questão.

Ana Cláudia afirma também é imprescindível que os candidatos levem para a prova lápis, borracha, caneta de tinta azul ou preta feita de material transparente, cartão de inscrição e um documento oficial de identificação com foto.

A divulgação dos candidatos habilitados para a 2ª etapa do vestibular está prevista para o dia 16 de janeiro. Já a divulgação do resultado final do VestUfes 2015 está prevista para o dia 28 de janeiro.
 

Conheça os números do VestUfes 2015:

Número total de candidatos – 19.795
Número de candidatos não optantes pela reserva de vagas – 10.427
Número de candidatos optantes pela reserva de vagas – 9.368
Número de treineiros – 550
Número total de vagas – 4.178 em 77 cursos
Número de pessoas que trabalharão durante o processo seletivo - 1.700
Locais de prova – 27, distribuídos por sete cidades capixabas

Confira outras informações importantes:

Durante as provas

- Não é permitida a entrada de candidatos nas salas de provas após o horário estabelecido.

- O candidato só poderá retirar-se definitivamente da sala depois de transcorrida 1 hora e 30 minutos do inicio efetivo da prova.

- Durante a realização das provas, o candidato que prejudicar a tranquilidade e o bom andamento do processo será advertido e, em caso de reincidência, eliminado.

- É permitido levar alimentos, mas o candidato deve evitar lanches que produzam barulho alto (ao comer ou ao manusear a embalagem) ou que exalem cheiro forte. Água deve ser levada em garrafa plástica de material transparente.  

- Recomenda-se que o candidato leve apenas o necessário aos locais de prova: caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta azul ou preta, lápis e borracha. Não será permitido o uso de lapiseiras e de corretor líquido ou similar.

- Evite levar livros, papéis e bolsas. A CCV não se responsabilizará por objetos não permitidos que forem levados para o local das provas.

- Não é permitido portar, nos locais de prova, armas, máquinas de calcular, telefone celular,smartphones,tabletpagerbip, fone de ouvido, agenda eletrônica, relógio (analógico ou digital) ou qualquer outro meio de comunicação eletrônica.

- Não é permitido portar qualquer elemento de chapelaria: boné, chapéu, boina, gorro ou capuz.

- Não é permitido usar óculos escuros no local de prova.

 Será eliminado o candidato que:

- Faltar em qualquer uma das provas da 2ª etapa.

- Usar de qualquer meio fraudulento.

- Se recusar a seguir as regras previstas no edital.

- Obtiver nota inferior a 2 pontos, em uma escala de 0 a 10, na prova de redação.

- Obtiver a pontuação total inferior a 20% do total máximo de pontos.

- Não assinar o caderno de provas e a folha de frequência dos candidatos em cada dia de prova, ou se recusar a recolher a digital quando solicitado.

Todas as informações sobre o vestibular estão disponíveis no Manual do Candidato no endereço eletrônico da CCV: www.ccv.ufes.br.

Por Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Conselho Universitário aprova aumento do valor do RU para usuários visitantes

sex, 12/12/2014 - 18:57

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 12, o Conselho Universitário aprovou o aumento do valor da refeição cobrado no Restaurante Universitário (RU) para usuários visitantes (pessoas que não mantém qualquer tipo de vínculo com a Ufes). A partir de 1º de janeiro, o valor cobrado passará a ser de R$ 11,00.

Os valores cobrados dos demais usuários - pessoas integrantes da comunidade universitária (alunos, servidores técnico-administrativos e docentes) e pessoas não integrantes da comunidade universitária, mas com vínculo temporário com a Ufes - não serão alterados até que todo o projeto de resolução que redefine critérios para o estabelecimento de preços das refeições do RU seja votado, o que está previsto para o primeiro semestre de 2015.

"O reajuste sobre o custo da planilha do RU vai possibilitar melhor distribuição de recursos para os estudantes, principalmente aqueles cadastrados no Programa de Assistência Estudantil", afirma o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho Universitário e diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Armando Biondo.   

Bolsas

A pauta da reunião do Conselho Universitário previa ainda a votação do Programa Integrado de Bolsas para Estudantes de Graduação. No entanto, como a questão não foi avaliada, o Conselho decidiu prorrogar a vigência das bolsas atuais até 31 de dezembro de 2015.

O Conselho aprovou ainda uma moção que zela e reforça a autonomia e a auto-organização política e eleitoral de todas as entidades de representação estudantil, tanto no que se refere ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), quanto aos centros e diretórios acadêmicos da Ufes.

Por Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Ufes abre nove vagas para professor efetivo. Inscrições começam dia 15

sex, 12/12/2014 - 18:10

Começa nesta segunda-feira, dia 15, o período de inscrições para o concurso de professor efetivo da Ufes. Serão ofertadas nove vagas entre os campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe, São Mateus. O salário varia de R$ 2.934,74 a R$ 8.344,64.

São duas vagas para o campus de Alegre no Departamento de Computação. Os interessados devem se inscrever até o dia 28 de janeiro.

Para Goiabeiras são cinco vagas, sendo três no Departamento de Ciências Sociais e duas no Departamento de Administração. As inscrições para o Departamento de Ciências Sociais vão até 13 de janeiro. A exceção é para o Departamento de Administração, cujas inscrições vão de 17 de dezembro a 20 de janeiro.

Em Maruípe, a vaga é para o Departamento de Medicina Social. As inscrições vão até 13 de janeiro.

Já em São Mateus, a vaga está sendo ofertada no Departamento de Ciências Naturais. O período de inscrição começa no dia 02 de janeiro e vai até 22 do mesmo mês.

Todas as inscrições devem ser feitas na secretaria do respectivo departamento. Para todas as vagas a titulação mínima exigida é de doutorado. A taxa de inscrição custa R$ 250,00, podendo o candidato solicitar a isenção do valor até 10 dias antes do fim das inscrições.

Mais informações estão disponíveis no Edital 90/2014, publicado no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: www.progep.ufes.br.

Por Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

 

Categoria: DestaqueEdital

Observatório da Mídia promove neste sábado, 13, a III Feira de Trocas de Brinquedos

sex, 12/12/2014 - 17:52

O grupo de pesquisa e ação Observatório da Mídia: Direitos Humanos, Políticas, Sistemas e Transparência, realizará neste sábado, 13, a III Feira de Trocas de Brinquedos.

O objetivo do evento é promover uma cultura de consumo consciente e debater o consumismo no universo infantil. A Feira deseja proporcionar experiências enriquecedoras e educativas para as crianças, que podem dar novos significados a seus brinquedos sem precisar comprar outros novos.

A proposta é que as crianças levem seus brinquedos para trocas entre elas, além de ser um espaço de educação e cidadania, estimulando a interação entre as crianças. Os pais são orientados a interferir no processo de troca, para que a criança sinta a vontade de realizar a troca à sua maneira. Os adultos acompanhantes poderão debater o consumismo presente no universo infantil.

Além das trocas de brinquedos serão realizadas atividades recreativas, jogos e pintura de rosto. A III Feira de Trocas de Brinquedos acontecerá a partir das 9 horas, na Praça dos Namorados, em Vitória.

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

Categoria: Destaque

Ufes, Sedu e Seadh se unem para criação de Comitê de Educação em Direitos Humanos

sex, 12/12/2014 - 17:32

Discutir planos e programas para a criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. Este foi o objetivo da reunião com representantes das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), e da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), realizada na última terça-feira, 9, no auditório do Centro de Ciências Exatas da Ufes.

Os Comitês de Educação em Direitos Humanos são órgãos centrais na formulação de políticas públicas para a promoção e a defesa dos Direitos Humanos nos estados e municípios.

“Uma das ações do comitê será a construção de instrumentos de monitoramento e apoio à implementação dos referidos planos e das ações governamentais relacionados à educação em Direitos Humanos, tendo por referências o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos”, explica o diretor do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Proaeci, Alexsandro Rodrigues.

Por Jéssyka Saquetto - texto e foto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: Destaque

Congo, exposição de fotos e performance encerram atividades do Projeto Marés

sex, 12/12/2014 - 17:22

O projeto de extensão Marés: Movimentos da Arte e Educação Manguinhos (ES) realizará nesta sexta-feira, 12, o encerramento das atividades do ano de 2014 no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vovó Ritinha. O evento será no Ponto de Cultura Dona Herondina, Vila de Manguinhos, município da Serra, a partir das 17 horas.

Como a comunidade local é influenciada pela cultura pesqueira e pelas manifestações tradicionais do congo e da capoeira, no último trimestre de 2014 o projeto, coordenado pela professora do Departamento de Artes Visuais da Ufes, Carla Borba, desenvolveu uma série de ações junto às crianças do Cmei com o objetivo de estabelecer uma relação de escuta e de intercâmbio de saberes na Vila de Manguinhos, valorizando a oralidade dos moradores mais antigos.

O resultado dessa interação poderá ser conferido com uma exposição de fotos, performance e dança de congo, que estão na programação do evento.

Confira abaixo:

Exposição – das 17 às 20h
Intercâmbio de Saberes
- Fotografias e experiências em arte e patrimônio vivenciadas pelas crianças do CMEI Vovó Ritinha.

Com as ações:

- A princesa azul e amarela e seus guerreiros;
- O barco e o pescador;
- Calendário Lunar: cada um criando o seu céu;
- Os peixes do meu mar;
- Entre o céu e a terra: os mastros de nossos protetores.

Performance – a partir das 18h30

“Banho de mar à fantasia: fios-de-contas e a princesa azul”, de Carla Borba e Tatiana Rosa, com a participação de Cris Passarelo e Marilza Dinah Nunes.

Apresentação/Ensaio do Congo de Manguinhos - 19h30

Por Letícia Nassar, com foto cedida pela professora Carla Borba

 

Categoria: Destaque