UFES

Divulgar conteúdo
Atualizado: 51 minutos 39 segundos atrás

Começa o período de cadastramento para o Programa da Assistên­cia Estudantil

seg, 01/09/2014 - 19:06

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania da Ufes (Proaeci) publicou o edital para cadastro no Programa de Assistência Estudantil (Proaes) para estudantes  ingressantes no segundo semestre de 2014 e estudantes ainda não cadastrados. O Proaes tem como seu objetivo oferecer condições favoráveis para permanência do aluno na Universidade e conclusão do curso sem retenção ou evasão.

Os estudantes devem ficar atentos às etapas de cadastro e avaliação, pois cada curso tem uma data específica para entrega da documentação exigida. O período de cadastramento começa no dia 2 de setembro e vai até o dia 19. 

Entre os auxílios oferecidos estão o auxílio moradia, material de consumo, alimentação e transporte. Entre os principais critérios para a concessão dos benefícios estão pos­suir renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capita, estar matriculado em curso de graduação presencial, e não possuir outro curso superior completo.

O edital completo com todas as datas e informações sobre o cadastramento se encontram no anexo abaixo.

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: MancheteAnexo:  edital_n._011_2014.2_proaeci_0.pdf

Os 20 anos do Plano Real são tema de ciclo de debates

seg, 01/09/2014 - 18:42

A Ufes sedia a partir desta terça feira, 2, a partir das 9 horas, o ciclo de debates “Os vinte anos do Plano Real e os desafios do desenvolvimento brasileiro”, promovido pelo Programa de Pós- Graduação em Economia (PPGE), pelo Grupo de Pesquisa em Inovação e Desenvolvimento Capixaba (GPIDECA) e pelo Centro Acadêmico Livre de Economia (Caleco).

O ciclo será realizado até 5 de setembro no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), e vai abordar temas como As contradições do Plano Real: a lógica financeira e os juros; A política fiscal: evolução, amadurecimento e desafios; e O Real e os desafios do desenvolvimento brasileiro.

O evento é gratuito, aberto ao público e contará com a presença do doutor em Ciência Econômica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Aguiar de Medeiros, da UFRJ.

Por Maria Luiza Silva (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho) 

Categoria: Manchete

Ufes e Universidade da Califórnia estudam possibilidade de intercâmbio

seg, 01/09/2014 - 18:35

A Ufes e a Hasting College of the Law, escola de Direito da Universidade da Califórnia (EUA), estudam a viabilidade de firmar um convênio para a realização de intercâmbio entre os estudantes de Direito das duas instituições de ensino. Na última quinta-feira, 28, os professores Richard Marcus, Richard Bowell e Hadar Avisram, acompanhados pelo professor e representante do colegiado do curso de Direito, Júlio Pompeu, foram recebidos pela vice-reitora Ethel Maciel para a assinatura de um protocolo de intenções e um termo de colaboração. 

A Universidade da Califórnia é composta de 22 campus e é uma das mais bem conceituadas dos Estados Unidos. O objetivo do convênio tem é proporcionar aos alunos uma vivência da diversidade cultural dos dois países.

Após a implantação do intercâmbio para os estudantes do curso de Direito, o programa deverá ser ampliado para outros cursos da universidade.

Os professores estiveram na Ufes entre os dias 25 e 28 de agosto para a realização de um curso de inverno que abordou o tema Direito Processual Comparado: Brasil-Estados Unidos, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da Ufes. 

Por Maria Luíza Silva (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: Manchete

Núcleo de Línguas abre 480 vagas para curso de inglês gratuito para estudantes

seg, 01/09/2014 - 18:33

O Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), em parceria com o Núcleo de Línguas (NuCLI), abre no dia 2 de setembro as inscrições para 480 vagas gratuitas para os cursos presenciais de inglês do Núcleo de Idiomas da Ufes. O programa IsF ainda oferece preparação para o teste de proficiência TOEFL, que identificam o nível de conhecimento na língua inglesa e também podem ser usados por candidatos participantes do programa Ciência sem Fronteiras, como comprovante de proficiência.

É necessário que o candidato esteja matriculado em qualquer curso da Ufes e que esteja cursando o myenglishonline.com.br, estando entre os níveis 2 e 5, e que não tenham cumprido mais de 90% do seu curso de graduação.

As inscrições vão até o dia 11 de setembro e os interessados devem fazer o pré-cadastro e nivelamento no site www.myenglishonline.com.br e depois se inscrever no site www.isf.mec.gov.br.


Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho) Categoria: Destaque

Missa em memória da vice-reitora Cida Barreto será celebrada nesta terça, 2

seg, 01/09/2014 - 13:01

A Administração Central da Ufes convida a comunidade universitária para a missa que os familiares da  professora e vice-reitora Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto celebrarão nesta terça-feira, dia 2, por ocasião de um ano de seu falecimento. A missa será às 19 horas, na Igreja São João Batista, localizada na avenida Anísio Fernandes Coelho, em Jardim da Penha (próximo ao acesso para a ponte Ayrton Senna).

O diálogo permanente mantido em todas as funções desempenhadas, a alegria no encontro com cada pessoa a sua volta, o acolhimento de cada um em sua realidade sentida e seu amor a todos foram as principais marcas deixadas pela professora Cida Barreto, como era carinhosamente chamada.

Em sua trajetória acadêmica, Cida foi professora nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Educação e tinha como principais pontos de pesquisa a educação especial e a educação para as relações étnico-raciais. Na carreira administrativa, foi diretora do Centro de Educação por dois mandatos, integrante do colegiado do curso de Pedagogia e dos Conselhos Superiores da Universidade. Assumiu a vice-reitoria da Ufes em abril de 2012.

Na pós-graduação em Educação, atuava na linha de pesquisa “Diversidades e práticas educacionais inclusivas”, estudando os processos psicossociais constitutivos do sujeito, processos de ensino e aprendizagem em ambientes presenciais e virtuais; fundamentos histórico-filosóficos e políticas da educação especial, práticas organizativas e pedagógicas e formação de profissionais que se dedicam à educação de sujeitos com necessidades educativas especiais.

O acesso e a permanência de estudantes negros e de origem popular na Ufes e a democratização do acesso ao Ensino Superior também eram temas de outro projeto de pesquisa em andamento. Nesse contexto, dedicou-se a investigar as características dos estudantes beneficiados pelas políticas de assistência estudantil e ações afirmativas e, por outro lado, a preparação institucional da Ufes para atender essas demandas.

Por Thereza Marinho

Categoria: Manchete

Pró-reitores de Graduação e de Assuntos Estudantis se reúnem na Ufes

sex, 29/08/2014 - 19:22

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes realizou nesta sexta-feira, 29, o Encontro dos Pró-Reitores de Graduação e Assuntos Estudantis da Região Sudeste. O objetivo da reunião é elaborar um plano de trabalho para a adesão da Ufes ao Observatório da Políticas de Democratização de Acesso e Permanência na Educação Superior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (OPAA), para que haja um melhor compartilhamento de estratégias e soluções para a permanência e assistência estudantil, além de identificar, analisar e comparar as políticas de permanência e assistências e seus impactos.

“Hoje, aproximadamente 60% do corpo discente da Universidade é composto por estudantes de baixa renda, e a Ufes vem enfrentando altos índices de evasão e desligamento, sendo o maior desafio da Universidade hoje, intensificar e regulamentar as políticas de permanência estudantil. Outro grande desafio é conscientizar o corpo docente da Universidade de que a forma de conduzir o ensino deve mudar e se adequar a essas mudanças.”, ressaltou a vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel.

O coordenador do OPAA, professor Ahyas Siss complementou lembrando que “as políticas não só devem incluir e auxiliar o estudante em sua permanência na Universidade, como deve também democratizar e desburocratizar o acesso a assistência e permanência estudantil, e ainda a sua inserção posterior no mercado de trabalho”.

O encontro contou com a presença dos pró-reitores das universidades parceiras da Região Sudeste: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ufes, representada pela professora e pesquisadora do Neab, Cleyde Amorim, e pela pró-reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania, Jacqueline Oliveira Silva.

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

Categoria: Destaque

Professor da UFMG abre evento que celebra 40 anos do curso de Biblioteconomia

sex, 29/08/2014 - 17:47

Começa no dia 2 de setembro o ciclo de conferências com a temática Trabalho e Formação Profissional para o Setor de Informação, que faz parte das atividades de comemoração dos 40 anos do curso de Biblioteconomia da Ufes. A conferência de abertura será ministrada pelo professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Alberto Araujo Ávila (foto).

Ávila falará sobre os Desafios Contemporâneos da Biblioteconomia: ativismo e pluralidade. A palestra será realizada às 19 horas, no auditório Manoel Vereza de Oliveira, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras.

Os interessados podem se inscrever enviando um e-mail para biblioufes.40anos@gmail.com e informando nome completo e telefone. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3145-4555 ou 3145-4554. Toda a programação das conferências está disponível no blog biblioufes40anos.blogspot.com.br.

Por Letícia Nassar

Categoria: Destaque

Geografia abre inscrições para cursos de mestrado e doutorado

sex, 29/08/2014 - 17:41

O Programa de Pós-Graduação em Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Ufes abre no dia 1º de setembro inscrições para o processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado, com ingresso para o ano de 2015.

São oferecidas 19 vagas para o mestrado e oito para o doutorado, na área de concentração Produção do Espaço e Território. Os cursos têm como linhas de pesquisa os estudos urbanos e regionais; a dinâmica dos territórios e da natureza; e espaço, cultura e linguagens.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 14 às 16 horas, na secretaria do Programa, localizada no prédio Professora Bárbara Weinberg, no CCHN, campus de Goiabeiras. Todos os documentos e procedimentos necessários para a inscrição e o processo de seleção, estão discriminados nos editais anexados abaixo.

Mais informações pelo telefone 3357.9500, ramal 5177 ou no e-mail: mestradogeoufes@gmail.com .

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: DestaqueAnexo:  edital_mestrado_20151.pdf edital_doutorado_2015_ppgg1.pdf

Inscrições abertas para testes TOEFL gratuitos

sex, 29/08/2014 - 15:40

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) abriu inscrições para testes gratuitos de proficiência TOEFL. Os testes TOEFL são usados para medir o nível de proficiência e são ofertados como parte do Programa “Inglês sem Fronteiras”, do Ministério da Educação.

Esses testes identificam o nível de conhecimento na língua inglesa e também podem ser usados por candidatos participantes do programa Ciência sem Fronteiras, como comprovante de proficiência.

Os testes serão oferecidos gratuitamente também aos servidores (técnicos e docentes) da Ufes, sendo que as aplicações estão previstas para acontecer no Centro de Línguas nas seguintes datas: 12, 13, 19 e 20 de setembro; 10, 11, 24 e 25 de outubro; e 7, 08, 21 e 22 de novembro.

Mais informações no site www.internacional.ufes.br, no telefone 4009-2046 ou pelo e-mail felipe.guimaraes@ufes.br.

Por Letícia Nassar

 

Categoria: Destaque

Site da Prograd cria espaço para divulgar oferta de estágios

qui, 28/08/2014 - 18:44

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) criou um novo espaço para a divulgação da oferta de oportunidades de estágio para os alunos da Universidade. Atualmente, 38 anúncios de estágio estão publicados com salários que variam de R$ 364,00 a R$ 975,00.

As vagas podem ser visualizadas no endereço eletrônico www.prograd.ufes.br/oportunidades-de-estágio. Segundo o chefe da Divisão de Estágios, José de Oliveira Maciel Filho, estudantes da Ufes estão inseridos atualmente em 622 contratos de estágios ativos. A expectativa é que essa iniciativa facilite ainda mais o acesso às oportunidades.

“No primeiro dia, 14 de agosto, já tivemos 50 acessos. A tendência é ampliar o número de vagas de estágio oferecidas. Também contamos com os agentes de integração que são as instituições que nos repassam as vagas de estágio”.

Segundo a Resolução 74/2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe), o estágio acadêmico poderá ser realizado nas formas de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório e Não Obrigatório. O estágio obrigatório caracteriza-se por disciplina a ser cumprida pelo aluno, orientada por um Plano de Estágio com carga horária definida. Já os estágios não obrigatórios são remunerados e devem ter carga horária máxima de 30 horas semanais.

Por Hélio Marchioni

Categoria: Destaque

Núcleo seleciona professores e orientadores para atuação em escolas indígenas

qui, 28/08/2014 - 18:10

A Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo Ufes vai selecionar 11 professores e orientadores de estudo para compor sua equipe de trabalho, formada por  supervisores e professores já vinculados às escolas indígenas dos povos Guarani e Tupinikim. A ação tem como principal objetivo promover a formação continuada de professores indígenas alfabetizadores e produzir material didático e paradidático.

Os salários variam de R$ 765,00 a R$ 1.100,00 e os interessados podem se inscrever entre os dias 1 e 10 de setembro através do e-mail saberesindigenasufes2014@gmail.com. As entrevistas com os selecionados estão com data prevista para o dia 13 de setembro, e o resultado final para o dia 16 do mesmo mês. 

A Ação Saberes Indígenas na Escola tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Proex) e é coordenada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  A ação também é composta pelas instituições de ensino superior Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Todas as informações sobre o processo seletivo e a documentação necessária estão disponíveis no edital em anexo.

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: DestaqueAnexo:  edital_ufes_2014_-_acao_saberes.pdf

CCHN expõe 24 fotos na mostra Identidade Capixaba

qui, 28/08/2014 - 17:58

Apresentar uma visão global da cultura capixaba. Esta é a proposta da mostra “Identidade Capixaba”, em exposição no prédio anexo do IC 2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCS) da Ufes, no campus de Goiabeiras. Composta por 24 fotos produzidas por 10 artistas, a mostra retrata o cotidiano, a fauna e a flora, os monumentos e as manifestações e representações da cultura do Espírito Santo.

A exposição poderá ser vista até sexta-feira, 29, e faz parte das atividades do I Seminário Internacional: Brasil Século XIX, que acontece na Ufes até o final da semana.

O seminário tem como objetivo reunir e debater as pesquisas relacionadas sobre a história do século XIX, que é considerado o século de fundação do mundo contemporâneo.

Por Jorge Medina

 

Categoria: Destaque

Dissertação de mestrando de Educação Física recebe Prêmio Pierre de Coubertin

qui, 28/08/2014 - 17:37

O aluno Fabiano Basso, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes, teve sua dissertação de mestrado contemplada pelo Prêmio  Pierre de Coubertin, promovido pelo Comitê Internacional Pierre de Coubertin, que avalia trabalhos de mestrado e doutorado no âmbito dos Estudos Olímpicos.

O tema da dissertação, defendida em abril de 2012, é "Valores em jogo: Possibilidades de uma Educação Olímpica na educação física escolar", realizada sob orientação do professor Otávio Tavares, do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes.

A tese de Fabiano Basso concorreu com 10 trabalhos de mestrado, seis de doutorado, de oito países diferentes.

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: Destaque

Cepad realiza ação educativa nesta sexta, Dia Nacional de Combate ao Fumo

qui, 28/08/2014 - 17:16

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (Cepad) da Ufes realiza nesta sexta-feira, uma ação de abordagem e distribuição de  fôlderes educativos para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, e que este ano tem como tema “Quem não fuma não é obrigado a fumar”.

A ação será realizada em todo o campus de Maruípe e no Hospital Universitário (Hucam), das 8 às 12 horas.

Criado em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. O fumo gera sobrecarga do sistema de saúde com tratamento de doenças ligadas a ele, causa mortes precoces de cidadãos em idade produtiva, aumenta as faltas no trabalho, reduz a qualidade de vida de fumantes e de sua família. 

No último dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, o Ministério da Saúde anunciou a regulamentação da Lei Federal de dezembro de 2011 que proíbe fumar em locais fechados e de uso coletivo em todo território nacional.  O objetivo é proteger a população do fumo passivo e contribuir para diminuição do tabagismo entre os brasileiros. A norma entrará em vigor em 180 dias.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), outra obrigatoriedade prevista é o aumento dos espaços para os avisos sobre os danos causados pelo tabaco, que deverão aparecer em 100% da face posterior das embalagens e de uma de suas laterais. A partir de 2016, deverá ser incluído ainda texto de advertência adicional em 30% da parte frontal dos maços dos cigarros.

Ameaça

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. E, dentre os fumantes passivos, considerado a terceira maior causa.

A fumaça exalada por cigarros ou qualquer produto que seja derivado do tabaco é denominada poluição tabagística ambiental (PTA). Por ser extremamente tóxica, a inalação dessa fumaça por pessoas não-fumantes é chamada de tabagismo passivo ou fumo passivo. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas. E o tabagismo passivo aumenta em 30% o risco para câncer de pulmão e 24% o risco para infarto.

Com todas as informações acerca dos riscos do tabagismo passivo, tem-se estimulado a criação de leis estaduais e municipais que representam um avanço em relação à lei federal ao proibir a existência de fumódromos em ambientes fechados. O desafio atual é contribuir para que todas as unidades da federação adotem leis que promovam ambientes 100% livres da fumaça do tabaco.

 

Categoria: Destaque

Pesquisadores se reúnem na Ufes para Simpósio Brasileiro de Paleontologia

qui, 28/08/2014 - 15:57

Pesquisadores do País e do exterior estão reunidos no campus de Goiabeiras da Ufes no IX Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados, que será realizado até esta sexta-feira, 29, no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).

O simpósio acontece a cada dois anos e essa é a primeira vez que o Espírito Santo sedia o evento, que é dirigido a todos que se interessam pela paleontologia de vertebrados.

O evento conta com a presença de especialistas como Sebastián Apesteguía da Fundación de Historia Natural Félix de Azara, da Universidad Maimónides (Argentina), Julia Desojo, e o presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Max Langer, além da cineasta Lara Velho, do repórter científico Bernardo Esteves, e do biólogo Paulo Nascimento.

Divulgação

A professora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Paleontologia e Anatomia Comparada do Departamento de Biologia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Ufes, Taissa Rodrigues, afirma que o simpósio possibilita a estudantes e pesquisadores a oportunidade de divulgar seus trabalhos, pesquisas e projetos. “É importante para mostrar o que fazem os paleontólogos e quais as descobertas que são feitas em nosso Estado. O Espírito Santo não tem tradição em paleontologia e esta é a primeira vez que recebemos um evento desse porte”, destaca.

Por Maria Luiza Silva (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: Destaque

Roney Pignaton Silva e Diógina Barata assumem direção do Ceunes

qua, 27/08/2014 - 20:50

Consolidar os cursos de pós-graduação do Centro, intensificar as relações com a comunidade externa e desenvolver ações que aumentem a visibilidade do Centro e da Universidade na região norte do Estado são algumas das principais metas do novo diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) para o período 2014-2018, Roney Pignaton da Silva, empossado na última terça-feira, 26, juntamente com a vice-diretora Diógina Barata.

A solenidade foi realizada no auditório central do Ceunes e contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel, do diretor do Centro no período 2010-2014, Marcelo Suzart, do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, e do vice-prefeito e secretário de Ciência e Tecnologia do município de São Mateus, Keydson Gomes, entre outras autoridades universitárias e representantes de instituições de ensino da região.

A vice-reitora Ethel Maciel destacou o apoio da Administração Central da Ufes à nova gestão e reafirmou o compromisso da Universidade de contribuir para o desenvolvimento da região: “Nosso compromisso é conjunto pelo desenvolvimento do norte do Estado, que nos é tão caro e tão importante. Estamos juntos nesta caminhada nos próximos quatro anos e vamos trabalhar para realizar este sonho”.

Para a vice-diretora, Diógina Barata, um dos principais desafios da nova gestão é que a atuação do Ceunes “transcenda os muros deste campus”, frisou.  

O diretor do Ceunes no período 2010-2014, Marcelo Suzart, agradeceu o apoio de toda a equipe do Centro e apontou algumas das ações realizadas ao longo de sua gestão: “Tínhamos um campus em implementação, muitos prédios não estavam concluídos, e iniciamos este trabalho com o apoio de toda a equipe. Nos últimos quatro anos realizamos a pavimentação do campus, promovemos melhorias na iluminação, ampliamos o número de vagas de docentes, investimos na capacitação dos servidores e oferecemos internet para toda a comunidade acadêmica”, destacou.

Perfil

O professor Roney Pignaton da Silva possui graduação em Engenharia da Computação pela Ufes, mestrado em Engenharia Elétrica pela Ufes e doutorado em Engenharia de Sistemas Telemáticos pela Universidade Politécnica de Madrid. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Já a professora Diógina Barata possui graduação em Ciências Biológicas pela Ufes, e mestrado e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Filogenia e Ecologia Algas Marinhas Bentônicas.

Na foto, o diretor Roney Silva assina o termo de posse na presença da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Lúcia Casate (de branco) e da vice-reitora Ethel Maciel. Ao fundo, o diretor do Ceunes na gestão 2010-2014, Marcelo Suzart, e a vice-diretora empossada, Diógina Barata.

 

Por Thereza Marinho e Maurício de Lima e Souza, com foto de Hélio Marchioni

 

Categoria: Destaque

Ufes promove curso gratuito sobre a história do cinema brasileiro

qua, 27/08/2014 - 19:20

A Ufes promove na próxima sexta-feira, dia 29, a primeira aula do curso de extensão Uma História do Cinema Brasileiro, ministrado pelo do professor do curso de Cinema e Audiovisual, Fabio Camarneiro. O curso é gratuito e conta com o apoio da Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade.  

“O objetivo do curso é aproximar o público em geral do cinema nacional. Durante as aulas serão exibidas obras que vão desde o cinema silencioso até os lançamentos contemporâneos”, explica o professor. Ele destaca que a iniciativa tem como público-alvo pessoas interessadas em cinema, tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade em geral. 

O conteúdo está organizado em módulos de três aulas cada, e os interessados podem cursar apenas os módulos que despertarem seu interesse. Ao final de cada módulo, o inscrito que esteve presente a todas as aulas receberá um certificado de participação.

O primeiro módulo do curso será realizado em uma sala de exibição no Cemuni I, no campus de Goiabieras. Nele será abordado o cinema brasileiro do final dos anos 1950 e começo dos anos 1960, um momento, segundo o professor "crucial para o estabelecimento do cinema moderno no Brasil e um período cujos debates ecoam até hoje no cinema".

Os demais módulos serão realizados no Cine Metrópolis. O curso acontecerá às sextas-feiras, das 9 às 12h. Confira a programação:

módulo 1 | A influência do neorrealismo italiano - CEMUNI I

29 de agosto

Rio 40 graus

5 de setembro

O grande momento

12 de setembro

Rio Zona Norte

módulo 2 | Filmar o Brasil - Cine Metrópolis

26 de setembro

A grande feira

17 de outubro

Bahia de todos os santos

24 de outubro

Barravento

módulo 3 | Autores vencidos - Cine Metrópolis

31 de outubro

Noite vazia

14 de novembro

Assalto ao trem pagador

28 de novembro

O pagador de promessas

Por Thereza Marinho

Categoria: Manchete

Ufes abre 240 vagas em curso para Conselheiros Oficiais da Educação

qua, 27/08/2014 - 19:09

A Ufes, por meio do Centro de Educação, do Ministério da Educação e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, está abrindo 240 vagas para o curso de Formação Continuada dos Conselheiros Municipais de Educação, em nível de Extensão, na modalidade de educação a distância.

A oportunidade é para ingresso nas turmas de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Cada município terá três vagas para participar do curso. Os interessados em participar devem fazer a pré-inscrição dos Conselheiros Municipais de Educação ou Técnicos da Secretaria de Educação e enviá-las até o dia 31 de agosto para o e-mail  selecao.proconselho@gmail.com.

O objetivo do curso é capacitar Conselheiros Municipais de Educação ou técnicos do quadro efetivo das Secretarias Municipais de Educação, visando melhorar a qualidade na atuação do Conselheiro em relação à ação pedagógica escolar, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação, de modo a aperfeiçoar o diálogo e mediação entre o poder público e a sociedade a fim de alcançar a gestão democrática e a qualidade social da educação pública. O curso tem duração de seis meses, com carga horária de 180 horas.

Mais informações no site www2.proconselhos.ufes.br ou pelo telefone da Coordenação geral do Curso de Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação (27) 4009-7777.

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: Destaque

Inscrições para projeto de apoio a estudantes estrangeiros podem ser feitas até 5 de setembro

qua, 27/08/2014 - 19:04

Estão abertas até o dia 5 de setembro as inscrições para o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), destinado aos estudantes estrangeiros ingressantes no segundo semestre de 2014 por meio do Programa Estudante-Convênio de Graduação da Ufes (PEC-G).

Os interessados devem entregar a documentação necessária na Secretaria de Relações Internacionais (SRI), localizada no térreo do prédio da Reitoria, no horário das 13 às 16h30. Informações sobre as condições de participação, seleção e documentação estão disponíveis no site www.internacional.ufes.br.

Apoio

O Promisaes tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos – em especial os africanos – nas áreas de educação e cultura.

O projeto oferece apoio financeiro para alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de educação superior. O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países pobres.

Para concorrer ao Promisaes, o estudante, além de estar matriculado em instituição federal de educação superior, deve ter bom desempenho acadêmico, de acordo com as exigências da universidade em que estuda. A universidade, para aderir ao programa, precisa estar vinculada ao PEC-G e receber, regularmente, estudantes estrangeiros por meio desse programa.

Por Letícia Nassar 

Categoria: Destaque

Evento discute "Nutrição, Atividade Física e Promoção da Saúde"

qua, 27/08/2014 - 18:42

A Ufes realiza nos dias 4 e 5 de setembro a IV Semana de Nutrição com o tema “Nutrição, Atividade Física e Promoção da Saúde”. O evento será realizado no auditório Rosa Maria Costa Rêgo Paranhos, no campus de Maruípe, em Vitória.

Os estudantes do curso de Nutrição podem se inscrever até o dia 29 de agosto. Demais participantes devem se inscrever a partir do dia 1º de setembro, até o dia do evento. O credenciamento se dará no local, mediante a contribuição de R$ 10,00.

A programação contará com palestras, exposição de produtos, painéis e apresentações de trabalhos, além de dois minicursos sobre Suplementação nutricional nos esportes e Prescrição nutricional: pré-treino, durante e pós-treino, que têm vagas limitadas e devem ser requeridas na inscrição.

Mais informações e a programação completa podem ser encontradas no portal http://www.nutricao.ufes.br/.

Por Maria Luíza Silva (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

Categoria: Manchete