UFES

Divulgar conteúdo
Atualizado: 18 minutos 28 segundos atrás

Publicada chamada de projetos para o Mais Cultura nas Universidades

sex, 24/10/2014 - 20:58

A Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, convida professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade a participar da chamada de projetos para o Plano de Cultura da Ufes previsto no Edital Mais Cultura nas Universidaades (EDITAL nº 30 de 7 de outubro de 2014), a ser implementado nos anos de 2015-2016. 

A Chamada de Projetos visa à prospecção e a pré-seleção de ações do campo da cultura e das artes, em atividade ou ainda inéditas, propostas pela comunidade acadêmica da UFES para integrar o Plano de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, conforme disposto no Edital Mais Cultura nas Universidades.

Primeria reunião

Na próxima quarta-feira, 29 de outubro, a Supecc realiza a primeira reunião para debater o processo de produção do Plano de Cultura da Ufes para o Edital Mais Cultura nas Universidades. A reunião acontecerá no Cine Metrópolis, às 14 horas, e é aberta a todos os interessados em contribuir na definição das diretrizes e do plano e ações a serem propostas no Edital Mec/Minc.

Edital Mais Cultura nas Uiversidades

O Edital Mais Cultura nas Universidades é uma ação do Programa Mais Cultura nas Universidades, instituído conjuntamente entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura por meio da Portaria Interministerial MEC/MinC nº 18/2013, e tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Além disso, o Edital tem como objetivo criar Planos de Cultura das Instituições Federais de Ensino Superior, e das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnólogica.

Os Planos de Cultura das Universidades devem privilegiar programas, projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam, promovam e preservem a diversidade cultural nas Instituições Federais de Ensino Superior, com prazo de execução de até dois anos. Alguns dos conceitos que nortearão a seleção de ações são a transversalidade; a diversidade cultural; o extensionismo; a interface entre educação, arte e cultura; e a relação com os territórios em que a UFES está inserida.

Os critérios da chamada de projetos e os formulários para inscrição de propostas podem ser encontrados abaixo:

Formulário de Inscrição

Planilha Orçmentária

Categoria: DestaqueMancheteAnexo:  chamada_de_projetos_para_o_plano_de_cultura_da_ufes_previsto_no_edital_mais_cultura_nas_universidades.pdf

Estudantes da Ufes são finalistas em prêmio nacional de Jornalismo

sex, 24/10/2014 - 17:06
Alunos do 7° período do curso de Jornalismo estão entre os cinco finalistas na categoria Jornalismo Universitário da 11ª edição do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo. A equipe apresentou a cobertura completa das manifestações de junho de 2013 no jornal experimental "No Entanto", produzido pelos alunos sob a orientação do professor Victor Gentilli, do Departamento de Comunicação Social da Ufes.   O Prêmio Líbero Badaró é uma iniciativa da revista e portal Imprensa, com apoio da Câmara Municipal de São Paulo e de associações ligadas à liberdade de imprensa. A premiação reúne trabalhos de profissionais em diversos veículos midiáticos, e entre os jornalistas premiados estão Caco Barcellos (TV Globo), Gilberto Dimenstein (Folha de São Paulo) e João Antônio Barros (O Dia).   A cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de novembro, a partir das 19 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.   Por Laís Rocio (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)        Categoria: Destaque

Ufes e instituições mexicanas pesquisam política de acesso para deficientes

sex, 24/10/2014 - 17:00

Os professores da Ufes Edson Pantaleão Alves, Reginaldo Célio Sobrinho (Centro de Educação) e Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Centro de Educação Física e Desportos) estaão no México no período de 27 de outubro a 7 de novembro para realizar atividades  vinculadas à pesquisa “Políticas de acesso e de permanência de pessoas com deficiência no ensino comum: um estudo comparado de sistemas educativos brasileiros e mexicanos”. Três municípios capixabas – São Mateus, Vila Velha e Vitória – e o município mexicano Xalapa, no Estado de Veracruz, fazem parte da pesquisa.

Além dos professores, participarão dessas atividades dois alunos de doutorado, seis alunos de mestrado e um aluno de especialização, todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação. A equipe contará ainda com a participação de duas professoras da Educação Básica e de três representantes da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.

Os professores, juntamente com sua equipe de pesquisadores e demais profissionais da Educação Básica, participarão de reunião com a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Xalapa; de visita técnica a escolas de Educação Básica desse município; de um encontro para o planejamento de pesquisa com professores da Universidade Veracruzana (campus de Xalapa); do Seminário Internacional de Literatura y Civilización, no dia 30 de outubro, organizado pela Faculdade de Idiomas e pelo Instituto de Investigações Psicológicas da Universidade Veracruzana; e do XV Simpósio Internacional Processo Civilizador, na Universidade Nacional Autônoma do México, com apresentação de seis trabalhos de autoria dos professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Ainda no âmbito da pesquisa, a professora Alma de los A. Cruz Juarez, coordenadora do Programa Universitário para a inclusão e integração de pessoas com deficiência, da Universidade Veracruzana, esteve na Ufes no período de 22 a 26 de setembro e participou do III Seminário Nacional de Educação Especial / XIV Seminário Capixaba de Educação.

Por Letícia Nassar

 

 

Categoria: Manchete

Prazo de inscrições para o VestUfes 2015 termina nesta segunda, 27

sex, 24/10/2014 - 16:52

As inscrições para o VestUfes 2015 terminam na próxima segunda-feira, 27 de outubro. As pessoas que quiserem concorrer a uma das 4.178 vagas ofertadas em 77 cursos da Ufes devem acessar o site da Comissão Coordenadora de Vestibular- CCV (www.ccv.ufes.br) e preencher o requerimento de inscrição.

É necessário estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem), já que as notas das provas objetivas do Enem serão utilizadas para a 1ª etapa do processo seletivo. A taxa de inscrição custa R$ 80,00 pode ser paga em qualquer agência bancária até o dia 28 de outubro.

Dos 12.318 candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição, 1.905 tiveram seus pedidos deferidos. Todos aqueles que tiveram suas solicitações indeferidas devem imprimir o boleto de pagamento da taxa inscrição e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária para garantir a sua inscrição.

Provas

A 2ª etapa do VestUfes 2015 será realizada nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Todos os candidatos regularmente inscritos farão as provas e a previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 28 de janeiro.

No ato da inscrição o candidato deve escolher se vai concorrer ou não pela reserva de vagas que destina, no mínimo, 50% das vagas para aqueles que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

O edital com todas as informações sobre o vestibular também está publicado no site da CCV.

Por Hélio Marchioni

 

 

Categoria: Manchete

Pesquisas do Departamento de Morfologia são premiadas

qui, 23/10/2014 - 18:16
O Departamento de Morfologia da Ufes teve duas pesquisas premiadas no XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia, realizado entre os dia 29 de setembro e 2 de outubro, em Curitiba, Paraná.   O primeiro trabalho intitulado “Envelhecimento e degeneração de discos intervertebrais humanos cervicais e lombares: análise morfológica e fisiopatológica” ganhou o Prêmio Doutor Renato Locchi, a maior premiação da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA). Já a pesquisa “Músculos da coluna vertebral: uma proposta nova, didática, funcional, embriológica e topográfica de sistematização” recebeu o 2º lugar na categoria pôster e uma Menção Honrosa da SBA.   As pesquisas foram realizadas na Ufes, com a colaboração de outras instituições, e coordenadas pelos professores Josemberg Baptista, Ricardo Fontes, William Mayer e Ricardo Eustáquio. “As premiações colocaram o nome da Universidade em destaque internacional nas áreas de pesquisa de morfologia e anatomia”, destaca o coordenador do setor de Anatomia do Departamento de Morfologia da Ufes, Josemberg Baptista.   Conferência   Em julho de 2015, a Ufes sediará o 11º Interim Conference on Plastination. Esta será a terceira vez que a conferência não será realizada nos Estados Unidos. “No Brasil, o único departamento com estrutura para sediar um congresso desse porte é o nosso. Estamos com grande expectativa para o evento”, ressalta Josemberg Baptista.   Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)       Categoria: Manchete

Programas de pós-graduação abrem 95 novas vagas para mestrado e doutorado

qui, 23/10/2014 - 18:08
Estão abertos cinco editais de pós-graduação para os cursos de mestrado e doutorado na Ufes. Ao todo são 95 vagas distribuídas nas áreas de Política Social (5 vagas), Artes (18), Engenharia Civil (29), Ciências Florestais (14 para mestrado e 12 para doutorado) e Ciências Farmacêuticas (17). Conheça as oportunidades:   Política Social – doutorado: inscrições até 14 de novembro, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Política Social, localizada no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras.   Artes – mestrado: inscrições até 24 de outubro, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes, localizada no Centro de Artes, campus de Goiabeiras.   Engenharia Civil – mestrado: inscrições até 31 de outubro, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, localizada no Centro Tecnológico (CT), campus de Goiabeiras.   Ciências Florestais – mestrado e doutorado: inscrições até 31 de outubro, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, localizada no município de Jerônimo Monteiro, campus de Alegre.   Ciências Farmacêuticas – mestrado: inscrições até 14 de novembro, na Secretaria do Departamento de Ciências Farmacêuticas, no campus Maruípe.   Todos os editais estão disponíveis no site da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG): www.prppg.ufes.br/editais-de-ingresso. Informações pelo telefone (27) 4009-2434.   Por Maria Luiza Silva (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)     Categoria: Destaque

Biblioteca Central investe na aquisição de e-books nacionais

qui, 23/10/2014 - 18:02

A Biblioteca Central está investindo R$ 250 mil na aquisição de 381 títulos de e-books nacionais para compor o acervo digital da universidade. Os novos livros digitais vão contemplar as áreas de comunicação, educação, artes, história, matemática, cinema, entre outras.

Atualmente, o acervo de e-books da Ufes conta com quase 1 mil títulos, mas todos estrangeiros, de diversos cursos.

A verba utilizada na aquisição dos e-books é proveniente da arrecadação das multas pagas nas bibliotecas.

Todos os livros podem ser acessados através do site da Biblioteca Central www.bc.ufes.br, que também disponibiliza outros conteúdos digitalizados. Confira:

Periódicos: As revistas eletrônicas são acessadas via portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que possui um acervo com mais de 35 mil títulos.

Periódicos da Ufes: conteúdos adquiridos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sib/Ufes), que contemplam diversas áreas, como os sistemas de Base de Dados RT online e VLEX, que são específicos para os cursos de direito.

Base de dados das Normas ABNT: coleção completa com todas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

E-books: o acervo da Ufes dispõe de livros digitais de editoras renomadas mundialmente, como Cambridge, Wiley, Elsevier, Academic Search Complete e World Politics Review.

Para facilitar o acesso a esse conteúdo, a Biblioteca está implantando uma ferramenta de pesquisa integrada que, por meio de uma única pesquisa, verificará a disponibilidade do conteúdo em todas as bases de dados, tantos digitais, quanto impressas. No site da Biblioteca Central também estão disponíveis tutoriais orientando o acesso ao conteúdo.

Por Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

 

Categoria: Manchete

NTI comunica a desativação de e-mails institucionais criados no antigo padrão

qui, 23/10/2014 - 17:50
Os e-mails institucionais dos servidores da Ufes estão em processo de alteração e, de acordo com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), essa medida será concluída em janeiro de 2015, quando o acesso ao antigo padrão será totalmente desativado.   A iniciativa é necessária para a implantação do novo modelo. Os e-mails com o formato usuario@npd.ufes.br passarão a ser nome.sobrenome@ufes.br. O NTI explica que a mudança está de acordo com o decreto 8.135 do Marco Civil, que prevê que todas as comunicações dentro das instituições federais devam ser fornecidas pela própria entidade. O novo e-mail também irá facilitar a identificação do usuário, caso ocorra qualquer tipo de crime virtual.   Além da mudança, o NTI está modernizando todo o sistema de correio eletrônico da Universidade, que passará a ter anti-spam, agenda, maior capacidade de armazenamento e mais segurança.   Por Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)     Categoria: Destaque

Ufes e Sectti assinam termo de cooperação para a 11ª Semana de C&T

qui, 23/10/2014 - 11:48

O reitor Reinaldo Centoducatte e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Alberto Gavini Filho, assinaram nesta quinta-feira, 23, o Termo de Cooperação Técnica para a realização da 11ª Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia 2014 no campus de Goiabeiras.

A solenidade foi realizada na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria e contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel; do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky; do diretor Administrativo-Financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), José Euler Ribeiro; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neyval Costa Reis Júnior; do pró-reitor de Administração, Eustáquio de Castro; e de diretores de Centro de Ensino da Universidade.  

O evento, que acontecerá entre os dias 12 a 15 de novembro, tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica no Espírito Santo e no Brasil.

“A Semana de Ciência e Tecnologia já está inserida na agenda do Espírito Santo. Temos que nos orgulhar deste trabalho e quero agradecer ao Governo do Estado por premiar a Ufes,com este evento no ano em que a Universidade comemora seus 60 anos”, disse o reitor.   

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia destacou os resultados desta iniciativa: “Essa parceria é uma parceria fantástica. Os alunos que participarem de um eveno como este vão querer desafios novos e os talentos que surgirem aqui vão aparecer daqui há alguns anos”.

Público

Em 2013, a Semana C&T foi realizada na Praça do Papa, em Vitória, e recebeu um público de 154 mil pessoas dos 78 municípios do Espírito Santo. Para abrigar o evento, duas tendas estão sendo montadas em frente à portaria norte do campus. Além do espaço da tenda principal, as atividades da Semana C&T também acontecerão no Planetário, no Teatro Universitário e no Cine Metrópolis.

A Semana, que este ano vai abordar o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social”, é realizada pela Sectti, em parceria com a Fapes, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Universidade, e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação. Seus objetivos são popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação, desenvolver talentos, divulgar produtos e serviços e promover a troca de experiências entre estudantes, professores, pesquisadores, inventores e sociedade em geral.

Por Thereza Marinho, com foto de Jorge Medina

 

Categoria: Destaque

GT de Valorização de Servidores se reúne com Sintufes e Adufes nesta quinta, 23

qua, 22/10/2014 - 18:19
O Grupo de Trabalho (GT) criado para elaborar o Programa de Valorização dos Servidores da Ufes realiza nesta quinta-feira, 23, uma reunião com representantes do Sindicato dos Servidores da Ufes (Sintufes) e da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes). A reunião será realizada no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), a partir das 9h30.   "Estamos na fase de colher informações e sugestões para a elaboração do plano. A próxima etapa é agendar reuniões em cada Centro de Ensino para ouvir as sugestões dos servidores técnico-administrativos e docentes", afirma o presidente do GT, professor Ricardo Behr.    Ele afirma que, até o momento, já foram ouvidos departamentos cujas atribuições estão diretamente ligadas aos servidores, como o Departamento de Atenção à Saúde, o Departamento de Gestão de Pessoas e a Comissão de Ética, entre outros. Após a conclusão da etapa de coleta de sugestões, um relatório será elaborado e encaminhado à Reitoria para análise.      Ações   O grupo foi instalado no dia 25 de agosto e tem um prazo de 90 dias para apresentar sugestões de programa que integre ações que promovam a valorização dos servidores ativos e inativos da Universidade. Participam do GT mais de 10 membros, entre servidores técnico-administrativos ativos e inativos, docentes e representantes do Sintufes.   Por Thereza Marinho     Categoria: Destaque

Seminário discute afinidades entre as cidades de Vitória e Medellín

qua, 22/10/2014 - 17:26
O Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes e Colaboração da Ufes (LabTAR) e a empresa colombiana Ruta N promovem nesta quinta-feira, 23, o seminário “O que as cidades de Vitória e Medellín têm em comum?”.    “O objetivo do evento é discutir as possibilidades de tornar Vitória uma cidade inteligente, com uma boa interação entre universidades, sociedade e empresas. A Ruta N, uma empresa de destaque mundial em integração entre o setor público e sociedade, vem compartilhar conosco suas ideais”, explica a coordenadora do LabTAR, Mirian de Magdala Pinto.   Segundo a organizadora do evento, a proposta é realizar um seminário descontraído, onde serão discutidos o que a Ruta N tem promovido na cidade de Medellín (foto), e ações e ideias que podem ser aplicadas em Vitória. O evento é aberto ao público e acontecerá no auditório do Centro Tecnológico, localizado no segundo andar do prédio CT-I, a partir das 14 horas.   O seminário conta ainda com a participação de outras instituições, como a ONG Associação Ateliê de Ideias, Secretaria de Cultura e de Gestão Estratégica da Prefeitura Municipal de Vitória, Companhia de Desenvolvimento de Vitória e representantes das comunidades do Território do Bem Poligonal 1, também de Vitória.   Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)     Categoria: Destaque

Projeto Ufes Presente abre inscrições para estudantes até o dia 26 de outubro

qua, 22/10/2014 - 17:05

Estão abertas as inscrições para estudantes interessados em participar do projeto de Extensão “Ufes Presente”, que realizará nos municípios de Mucurici e Ecoporanga (ES) ações nas áreas de educação, direitos humanos e justiça, meio ambiente, saúde, cultura, segurança pública, segurança alimentar, tecnologia, trabalho e geração de renda.

As ações do “Ufes Presente” acontecerão no período de 23 de janeiro a 8 de fevereiro de 2015 e os interessados deverão enviar uma proposta de trabalho e o comprovante ou solicitação de matrícula para o e-mail ufespresente@gmail.com até o dia 26 de outubro. A proposta deverá ser estruturada em 25 linhas e conter a área de atuação desejada.

Em janeiro deste ano, também em Mucurici, estudantes e professores do projeto promoveram minicursos, palestras, oficinas, mutirões jurídicos, além de uma gincana cultural e o cinema na praça.

Mais informações no edital em anexo ou pelo telefone 4009-2339.

Por Letícia Nassar

 

Categoria: DestaqueEditalAnexo:  edital_20.2014_ufes_presente.pdf

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde abre edital com 12 vagas para 2015

qua, 22/10/2014 - 16:54

Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, para ingresso no ano de 2015. São oferecidas 12 vagas com área de concentração voltada para Atenção a Saúde da Criança e Adolescente, com formação nas áreas de Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. O valor da bolsa é de R$ 2.976,28.

As inscrições começaram no dia 21 de outubro e podem ser feitas até o dia 6 de novembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site www.residenciamultiprofissional.ufes.br e pagar a taxa de inscrição no valor de R$200,00 até o dia 7 de novembro.

Os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição deverão solicitá-la até o dia 27 de outubro mediante requerimento do candidato, no campo específico de sua ficha de inscrição no processo seletivo de Candidatos a Residência Multiprofissional.

Todas as informações sobre documentação necessária e as etapas dos processos seletivos estão especificadas no edital anexado abaixo.

Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

Categoria: DestaqueEditalAnexo:  edital_programa_de_residencia_multiprofissional_em_saude._01.2014.pdf

Biblioteconomia realiza conferência sobre Tecnologias da Informação

qua, 22/10/2014 - 16:48

O Departamento de Biblioteconomia realiza nesta quinta-feira, 23, às 19 horas, a “Conferência 3: Tecnologias da Informação no apoio à Pesquisa em Ciência da Informação”. O evento será no auditório Manoel Vereza de Oliveira, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras.

A conferência será ministrada pelo professor e pesquisador da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor colaborador da Escola de Ciência de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato Rocha Souza. Também participará do evento a professora do Departamento de Biblioteconomia da Ufes, Rachel Cristina Mello.

Comemoração

A conferência faz parte das atividades em comemoração aos 40 anos do curso, que vêm sendo realizadas desde o mês de setembro, com debates e reflexões direcionados à formação profissional no setor de informação.

O evento é aberto ao público e os interessados podem se inscrever pelo e-mail biblioufes.40anos@gmail.com, enviando nome, telefone e identificação como profissional ou aluno. Também será possível realizar a inscrição pessoalmente no início do evento. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site biblioufes40anos.blogspot.com.br ou pelos telefones 3145-4555 e 3145-4554.

Por Laís Rocio (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)

 

 

 

Categoria: Manchete

Feriado do Dia do Servidor Público será comemorado na terça-feira, 28 de outubro

qua, 22/10/2014 - 12:09

A Administração Central da Ufes infoma que, conforme calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o feriado referente ao Dia do Servidor Público será comemorado no dia 28 de outubro. Neste dia não haverá aula, nem expediente administrativo na Universidade.

A Administração Central da Ufes esclarece que não haverá antecipação do feriado, nem será considerado ponto facultativo no dia 27. 

Categoria: Destaque

TV Ufes: Projeto apresenta a Universidade a estudantes do Ensino Médio

qua, 22/10/2014 - 09:39

Um grupo de estudantes de uma escola estadual de Rio Bananal, município do Norte do Estado, visitou o campus de Goiabeiras da Ufes na última sexta-feira, 17. A iniciativa do projeto “Ufes de Portas Abertas”, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci),  consiste em apresentar a Universidade aos estudantes de Ensino Médio e informá-los sobre a política de Assistência Estudantil e sobre os programas oferecidos para a permanência na Instituição.

Veja na matéria da TV Ufes como foi a visita.

O projeto também tem o objetivo de ajudar o estudante a escolher o curso superior e a carreira que deseja seguir. As inscrições para o VestUfes 2015 vão até o dia 27 de outubro. Este ano serão ofertadas 4.178 vagas em 77 cursos da Ufes. O edital com todas as informações sobre o vestibular está publicado no site da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV): www.ccv.ufes.br.

 

Categoria: Manchete

Começa nesta quarta, 22, a XXIV Jornada de Iniciação Científica

ter, 21/10/2014 - 17:59
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG) realiza a partir desta quarta-feira, 22, nos campi de Goiabeiras, Alegre e São Mateus, a XXIV Jornada de Iniciação Científica. O objetivo do evento, que acontece até sexta-feira, 24, é possibilitar que bolsistas e voluntários vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) apresentem os resultados de suas pesquisas desenvolvidas em 2014.   Segundo a organização do evento, além de divulgar os resultados dos trabalhos de pesquisa, a Jornada também tem como objetivo criar um ambiente positivo para maior integração dos estudantes nas áreas da pesquisa científica.   No campus de Goiabeiras, haverá exposição dos trabalhos na tenda montada no estacionamento do Centro de Artes, próximo ao Cine Metrópolis. A abertura será às 9 horas, com a exposição de pôsteres das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Já os pôsteres das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias poderão ser vistos das 14 às 17 horas.   Na mesma data, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Alegre, e no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, os pôsteres de todas as áreas de conhecimento serão apresentados das 9 às 12 horas.   Por Marina Amorim (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)     Categoria: Destaque

Comissão da Verdade da Ufes ouve depoimento do médico César Ronald Pereira Gomes

ter, 21/10/2014 - 17:25

A Comissão da Verdade da Ufes realiza nesta quarta-feira, 22, uma audiência pública para a oitiva do médico Cesar Ronald Pereira Gomes, ex-aluno da Universidade que foi preso em 1968, na época da ditadura militar. A audiência será realizada às 14 horas, na sala de sessões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados (Daocs).

A coleta deste depoimento é mais uma etapa do trabalho da comissão, que já entrevistou 10 pessoas. Segundo o coordenador da Comissão da Verdade da Ufes, professor Pedro Ernesto Fagundes, as audiências públicas são realizadas em caso de grave violação dos direitos humanos, seguindo uma recomendação da Comissão Nacional da Verdade.

A primeira audiência pública convocada pela Comissão da Verdade da Ufes foi realizada no dia 9 de outubro e ouviu o depoimento da cirurgiã dentista Laura Coutinho, também ex-aluna da Ufes que foi presa e torturada durante a ditadura militar.

Manifestações

Em abril de 1968, o então presidente do DCE das Ufes, Cesar Ronald Pereira Gomes, convocou uma série de manifestações para protestar contra o assassinato do estudante Edson Luis, ocorrida no Rio de Janeiro durante um conflito entre agentes da repressão e estudantes.

Em outubro deste mesmo ano foi realizado o XXX Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), organizado de forma clandestina em um sítio localizado em Ibiúna (SP). No dia 12 desse mês, integrantes das forças de repressão invadiram o sítio e, na ação, as principais lideranças no movimento estudantil brasileiro foram presas, entre elas o então estudante capixaba Cesar Ronald Pereira Gomes.

Por Thereza Marinho

 

 

Categoria: Destaque

Ufes organiza participação no edital Mais Cultura nas Universidades

ter, 21/10/2014 - 11:46

A Ufes, por meio da Superintendência de Cultura e Comunicação e em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, enviará proposta para concorrer ao Edital Mais Cultura nas Universidades, lançado no dia 8 de outubro pelos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC). 

As instituições de ensino superior federais poderão receber recursos no valor de R$ 500 mil a R$ 1,5 milhão para desenvolvimento de seus Planos de Cultura. Cada instituição pode enviar uma única proposta contendo o seu Plano de Cultura, cujo prazo de execução é de dois anos. A finalidade, segundo o Edital, é desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito ao reconhecimento da diversidade cultural.

Segundo a superintendente de Cultura e Comunicação, Ruth Reis, a elaboração da proposta da Ufes contará com dois instrumentos essenciais para que se busque contemplar as demandas e a participação da comunidade universitária no curto tempo que se tem para elaborá-la: uma chamada pública destinada à comunidade universitária para proposições de ações a serem incluídas no Plano de Cultura da Ufes e seminários para que se debata as diretrizes do Plano. Os critérios da chamada estão em elaboração e serão divulgados no dia 24 de outubro. Os seminários estão sendo organizados e datas serão divulgadas em breve.

Prazos

Segundo o edital, as propostas devem ser encaminhadas ao MEC até o dia 10 de fevereiro de 2015. Como a proposta de cada instituição deve ser aprovada pelos seus órgãos colegiados de deliberação, o Plano de Cultura a ser encaminhado pela Ufes precisa estar concluído até o início de dezembro, uma vez que na segunda quinzena deste mês e em janeiro reduzem-se significativamente as chances de participação da comunidade e de reunião dos órgãos colegiados, por serem épocas de final de período letivo e de recesso acadêmico.

O Programa Mais Cultura nas Universidades foi criado em dezembro do ano passado, e tem como objetivo "ampliar o papel das universidades federais na difusão e preservação da cultura brasileira e na construção e implementação de nossas políticas culturais". O primeiro edital só saiu um ano depois, mas para a Superntendente de Cultura da Ufes, é um estímulo para as universidades terem acesso a financiamentos que propiciem atuação mais forte no campo da arte e da cultura, por meio da realização de projetos e da recuperação e criação de equipamentos culturais. "É também uma boa provocação para se estabelcer um Plano de  Cultura para a Ufes", afirmou.

Categoria: DestaqueEdital

Instituições se unem para diminuir número de animais abandonados no campus

ter, 21/10/2014 - 11:39

Um acordo de cooperação técnica será firmado entra a Ufes, a Prefeitura de Vitória e a Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes) com o objetivo de prestar assistência e diminuir a população de animais abandonados no campus de Goiabeiras da Universidade. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 20 (foto), foram definidas as atribuições de cada instituição e ainda formas de conscientizar a população sobre o problema.

Atualmente, segundo informações da Sopaes, cerca de 20 cães e 300 gatos circulam pelo campus. A situação é agravada por pessoas que abandonam animais no local.

“Muitas vezes o animal doméstico é adquirido por impulso, quase como um brinquedo. Mas depois, quando se deparam com os cuidados necessários, muitas pessoas decidem se livrar do animal e abandoná-lo é a forma mais rápida de fazê-lo”, analisa o chefe de gabinete da Reitoria, Edebrande Cavalieri.

Controle

O veterinário e professor do Departamento de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Douglas Severo, afirma que é muito difícil evitar a circulação de animais nos campi universitários, mas é possível controlar a população.

“Nossa proposta é reduzir este número por meio da castração dos animais já existentes”, explica a representante da Sopaes, Lígia Diniz. 

De acordo com o Termo de Cooperação Técnica, a Prefeitura de Vitória, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, será responsável pela captura dos animais e encaminhamento ao Hospital Veterinário da Ufes, localizado no campus de Alegre, onde será feita a castração e vermifugação dos animais por meio dos projetos de ensino, extensão e assistência, no curso de graduação em Veterinária. Passado o período de recuperação, os animais serão devolvidos ao campus de Goiabeiras. A Sopaes ficará responsável pela tutela dos animais, alimentação e encaminhamento para adoção, sempre que possível.

Monitoramento

Outra ação paralela terá o objetivo de coibir o abandono de animais. Por meio do sistema de videomonitoramento do campus será possível flagrar e identificar pessoas que abandonarem animais no local.

O artigo 164 do Código Penal prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo. A pena prevista é de detenção de 15 dias a seis meses, ou multa.

Por Thereza Marinho

 

 

Categoria: Destaque