UFES

Divulgar conteúdo
Atualizado: 37 minutos 33 segundos atrás

Supecc e SRI realizam seminário sobre o Dia Internacional da Cultura na Ufes

seg, 03/08/2015 - 20:33

A Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes realizam nesta terça-feira, 4, o Seminário Preparatório do Dia Internacional da Cultura na Ufes. O seminário será às 15 horas, no auditório do LabPedro (e não no Cine Metrópolis, como noticiado anteriormente), onde será apresentado o calendário da atividade, que começa este mês e vai até junho de 2016.

A ideia é que, em toda última quinta-feira do mês, a Ufes tenha um dia para celebrar a cultura de um país com o qual a Universidade mantém relações de intercâmbio de estudantes ou projeto.

Na primeira edição, a ser realizada no dia 27 de agosto, o Dia Internacional da Cultura na Ufes vai contemplar Cabo Verde. O país foi escolhido pois é o lugar de onde a Ufes recebe mais estudantes e que, em 2015, comemora seus 40 anos de independência.

Programação

Entre as atividades programadas estão a apresentação do país, feita pelos próprios estrangeiros, opção de comida típica no cardápio do Restaurante Universitário e atividades culturais referentes ao país, como cinema, dança, literatura e música. A programação da Rádio Universitária e da TV Ufes também será alusiva à comemoração.

Nos próximos meses, a previsão é de que o Dia Internacional da Cultura na Ufes celebre os seguintes países: Alemanha, Angola, Cuba, Estados Unidos, França, Guiné Bissau, Itália, Peru, Portugal e Reino Unido.

O seminário é destinado aos estudantes, professores, pesquisadores com trabalhos conjuntos com países estrangeiros e também estudantes que já participaram de convênios internacionais ou intercâmbio pelo  Ciência sem Fronteiras.

“Queremos apresentar os projetos de pesquisa e de cooperação internacional que a  Universidade desenvolve, além de despertar nos alunos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidades”, afirma a secretária de Relações Internacionais, Jane Méri Santos.

Texto: Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Manchete

Ações no Hucam celebram a Semana Mundial do Aleitamento

seg, 03/08/2015 - 20:15

Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento, a Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) promove esta semana a campanha “Por um Agosto Dourado. Aqui Amamentação Vale Ouro”, que tem como objetivo principal alertar a sociedade sobre a importância do apoio e da promoção ao aleitamento materno. A campanha tem como símbolo um laço dourado.

As atividades começaram nesta segunda-feira, dia 3, com o lançamento da campanha, uma roda de conversa sobre a importância da amamentação e uma oficina para a confecção do laço dourado. Para a próxima sexta-feira, 7, às 14 horas, será realizado um “mamaço”, amamentação coletiva na qual mulheres que amamentam serão convidadas a amamentar na varanda do hospital. Outras ações estão programadas até o dia 31 de agosto (confira a programação completa no arquivo anexado abaixo).

O aleitamento materno nos primeiros mil dias de existência do bebê (até cerca de 2 anos e meio) é decisivo para o desenvolvimento na vida inteira. Faz diferença o suficiente para diminuir a propensão a alergias e à obesidade, aumenta a imunidade, dá mais equilíbrio emocional, e pode desenvolver mais a inteligência, segundo a responsável técnica pelo Banco de Leite do Hospital Cassiano Antonio Moraes (Hucam), a enfermeira Mônica Barros de Pontes.

Referência

No Estado, o Banco de Leite do Hucam é referência para o Ministério da Saúde e responsável por incentivar as políticas do setor. Este ano, a campanha vai tratar da amamentação no ambiente de trabalho. Ele atende a crianças prematuras internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do hospital. Apenas no mês de junho, 30 bebês do Utin foram beneficiados pelo leite doado. 

De acordo com o relatório de produção da rede de bancos do País, o Hucam coletou em junho 105 litros de leite humano, de 77 doadoras.

"O leite materno é fonte exclusiva de nutrição para os bebês até seis meses e complementar até os dois anos e meio. E, em pleno século XXI, há estabelecimentos que impedem a amamentação de mulheres. Queremos que a prefeitura de Vitória sancione a lei que proíbe esse impedimento", disse Mônica.

"Nos primeiros dias, a minha filha tomava leite de outras mães. A doação faz uma corrente solidária", conta Jaqueline Ferreira, 21 anos, mãe de uma menina de sete dias de vida que nasceu prematura e está internada no Utin.

Orientação

As profissionais do banco de leite também fazem ações educativas para orientar mães sobre a forma correta de ordenhar o leite e armazená-lo. A mãe voluntária não precisa ter filho internado no hospital para doar, e o banco de leite do Hucam tem atendimento 24 horas.

"O principal obstáculo das mães que doam é a formação de fissuras no bico do seio. Aqui orientamos a forma correta de ordenha", disse a enfermeira Sandra Cristina de Alvarenga.

Com informações e foto da assessoria do Hucam.

 

Categoria: DestaqueAnexo:  programacao.pdf

Jornal Informa volta a circular com novo visual

seg, 03/08/2015 - 19:49
O jornal Informa está de cara nova. Com a proposta de ampliar o espaço para a divulgação de notícias sobre as atividades acadêmicas, administrativas e culturais realizadas pela Universidade, o jornal ganhou um novo formato: está maior e com o dobro de páginas (oito, em vez de quatro).   A circulação também mudou. O jornal, que antes era semanal, agora será quinzenal. O objetivo é atingir, num mesmo período, todos os públicos da Ufes, inclusive estudantes, servidores técnico-administrativos e professores que atuam em setores localizados fora de Vitória, onde a entrega é mais demorada.   Além disso, o informativo ganhou novas seções, como a Foto do Leitor e a Agenda Acadêmica. “Estamos sempre atentos a mudanças que possam ser feitas para melhorar o processo de comunicação e de divulgação entre a comunidade acadêmica”, afirma o superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças.   O jornal Informa é produzido pela Secretaria de Comunicação da Ufes desde a década de 1990. Sua publicação se destina à divulgação das atividades desenvolvidas pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de fatos e decisões relacionados à Administração Central.   No arquivo anexado abaixo, leia na íntegra a edição do jornal Infoma que começou a circular nesta segunda-feira, 3.   Texto e foto: Thereza Marinho
  Categoria: MancheteAnexo:  informa494.pdf

Começa a pesquisa para definir Projeto Pedagógico Institucional 2016-2019

seg, 03/08/2015 - 13:05
Começa nesta segunda-feira, 3, a etapa de pesquisa para a revisão do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Ufes (2016-2019). Um questionário com 11 perguntas será enviado por e-mail para todos os estudantes, docentes e técnicos-administrativos, com o objetivo de definir parâmetros para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão da Universidade.   O PPI deve estar em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), pois é o documento que vai nortear as práticas institucionais na área acadêmica, o seu compromisso com as questões sociais, bem como os mecanismos de inserção regional da Ufes e suas concepções sobre os processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Ele começou a ser revisado em outubro de 2014, será debatido com a comunidade universitária e finalizado em novembro de 2015.   Após essa pesquisa inicial, o Grupo de Trabalho responsável pela revisão do PPI vai realizar um seminário, com representantes de todos os segmentos da Universidade, para elaborar a versão final do documento.    Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho

  Categoria: Manchete

Devido a manutenção preventiva, Metrópolis suspende atividades nesta segunda

seg, 03/08/2015 - 12:53

A programação do Cine Metrópolis desta segunda-feira, dia 3, foi cancelada devido à  realização de uma manutenção preventiva no local. A ação foi realizada na última sexta-feira, mas o cheiro provocado pela aplicação de um produto permanece ativo, o que levou a coordenação do cinema a suspender as atividades para evitar qualquer tipo de reação aos usuários. A previsão é que a programação volte ao normal nesta terça-feira (4).

Filmes de ação, drama, animação e comédia são algumas das atrações que o Cine Metrópolis preparou para esta semana, como parte das atividades de reinício do semestre letivo 2015/2.

Confira a programação:

Estreia

- Amor, Plástico e Barulho
Terça e quarta-feira, às 18h30
Quinta e sexta-feira, às 20h30

Entrada: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha estudantil.

Sessão Especial

- A História Sem Fim
Terça-feira (4), às 13 horas
Entrada franca

- Karatê Kid – A Hora da Verdade
Quarta-feira (5), às 13 horas
Entrada franca

- A Morte da Mulata
Quarta-feira (5), às 20h30
Entrada franca

- Os Caça- Fantasmas
Quinta-feira (6), às 13 horas
Entrada franca

- Curtindo a Vida Adoidado
Sexta-feira (7), às 13 horas
Entrada franca

Sessão ABD

Objetos; Melodiário - Sobre a obra de Jaceguay Lins
Terça-feira (4), às 20 horas
Entrada franca

Musicom

- Dominguinhos
Quinta-feira (6), às 11 horas
Entrada gratuita

- Daquele Instante em Diante
Sexta-feira (7), às 11 horas
Entrada gratuita

Texto:Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Ufes dá as boas-vindas aos seus 25 mil estudantes neste semestre letivo

seg, 03/08/2015 - 11:54

A Ufes recebe nesta segunda-feira, 3, cerca de 25 mil estudantes para o início do segundo semestre letivo de 2015. São 21 mil alunos de graduação e pós-graduação, distribuídos pelos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, além de 4 mil estudantes de graduação na modalidade a distância.

Deste total, cerca de 1.800 estão iniciando sua vida acadêmica. Veja o vídeo de boas vindas aos estudantes ingressantes: http://migre.me/r1D5e

Neste retorno às aulas, a Universidade reforça a campanha “Ufes, lugar da diversidade”, lançada no início de 2015, na qual são trabalhados os conceitos de fortalecimento da cultura da paz, do pertencimento e do respeito à diversidade na comunidade acadêmica.

Atualmente a Ufes possui 101 cursos de graduação, 52 cursos de mestrado e 22 de doutorado. As atividades permanentes de ensino, pesquisa e extensão são orientadas por cerca de 1.700 professores e 2.200 servidores técnico-administrativos.

Estrutura

No dia-a-dia acadêmico, os estudantes contam com restaurantes universitários nos quatro campi (todos reabrirão com o retorno das aulas) e o Sistema Integrado de Bibliotecas, que disponibiliza um acervo de 440 mil exemplares e 143 mil títulos. Na área de Assistência Estudantil, um amplo programa concede auxílios nas áreas de transporte, moradia, alimentação, material de consumo e inclusão social.

Também são ofertadas bolsas de estágio, estudo de línguas, iniciação  científica e tecnológica. Todos os benefícios visam a favorecer a permanência do estudante na Universidade.

Nos arquivos abaixo, conheça o calendário acadêmico de 2015 e informações sobre estágios, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: MancheteAnexo:  calendario_academico_2015.pdf estagio.pdf enade.pdf pet.pdf pibid.pdf

Metrópolis exibe programação diversificada no reinício do semestre letivo

sex, 31/07/2015 - 19:42

Filmes de ação, drama, animação e comédia são algumas das atrações que o Cine Metrópolis exibe até o dia 7 de agosto em sua programação especial para o inicio do semestre letivo 2015/2.

A segunda-feira (3) começa com a exibição do filme “E.T. – O Extraterrestre” (foto), às 13 horas. Logo depois, às 16h30 é a vez do longa “Os Guarda-Chuvas do Amor”. As duas sessões são abertas ao público e têm entrada gratuita.

À noite, acontece a estreia do filme “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro. A obra conta a história de Shelly, uma jovem dançarina que tem o grande sonho de se tornar uma cantora brega. A sessão acontece às 18h30 e os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do cinema. A partir do dia 6 de agosto, o filme será exibido na sessão das 20h30.

Também nesta segunda-feira acontece a sessão Próximos Olhares com os longas “Eu, Mulher”, “Irmã de Cena” e “Insular”. O evento começa às 20h30 e tem entrada gratuita.

O Metrópolis conta ainda em sua programação com os filmes A História Sem Fim, Karatê Kid – A Hora da Verdade, Os Caça-Fantasmas, Curtindo a Vida Adoidado, A Morte da Mulata, Dominguinhos e Daquele Instante em Diante.

Mais informações sobre a programação do Cine Metrópolis podem ser obtidas em sua página do Facebook.

Confira a programação completa (3 a 7 agosto)

Estreia

- Amor, Plástico e Barulho
Segunda, terça e quarta-feira, às 18h30.
Quinta e sexta-feira, às 20h30.

Entrada: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha estudantil.

Sessão Especial

- E.T. – O Extraterrestre

Segunda-feira (3), às 13 horas.
Entrada franca.

- Os Guarda-Chuvas do Amor

Segunda-feira (3), às 16h30.
Entrada franca.

- A História Sem Fim

Terça-feira (4), às 13 horas.
Entrada franca.

- Karatê Kid – A Hora da Verdade

Quarta-feira (5), às 13 horas.
Entrada franca.

- A Morte da Mulata

Quarta-feira (5), às 20h30
Entrada franca.

- Os Caça- Fantasmas

Quinta-feira (6), às 13 horas
Entrada franca.

- Curtindo a Vida Adoidado

Sexta-feira (7), às 13 horas.
Entrada franca.

Sessão Próximos Olhares

- Eu, Mulher; Irmã de Cena; e Insular

Segunda-feira (3), às 20h30
Entrada franca.

Sessão ABD

Objetos; Melodiário - Sobre a obra de Jaceguay Lins

Terça-feira (4), às 20 horas.
Entrada franca.

Musicom

- Dominguinhos

Quinta-feira (6), às 11 horas.
Entrada gratuita.

- Daquele Instante em Diante

Sexta-feira (7), às 11 horas.
Entrada gratuita.

Texto:Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Prazo de submissão de trabalhos para Congresso Internacional de Pedagogia Social vai até o dia 5

sex, 31/07/2015 - 19:30

As submissões de trabalhos para o V Congresso Internacional de Pedagogia Social (CIPS) vão até quarta-feira, dia 5. Os interessados devem fazer a inscrição do autor ou autores na seção inscrições após criar um cadastro no site do evento: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/cips/V_CIPS . Depois é preciso submeter o Resumo do Trabalho na parte submissão. Só serão avaliados os resumos dos autores que efetuarem o pagamento da taxa de inscrição.

Para alunos de graduação, a taxa é de R$ 70,00. Já para alunos de pós-graduação lato e stricto sensu, professores de escolas públicas, professores de ensino superior e escolas privadas e técnicos e profissionais não docentes, a taxa tem valor de R$ 130,00.

O congresso acontecerá entre os dias 1 e 3 de setembro, no campus de Goiabeiras, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e com a Universidade Estácio de Sá de Vitória e Vila Velha.

As atividades do evento estarão concentradas na Ufes, onde serão realizadas conferências, mesas temáticas e comunicações orais no Simpósio de Pós-Graduação, além de atividades culturais. A organização estima a participação de cerca de 400 inscritos, com convidados de vários países, que se propõem aprofundar a reflexão teórica e a investigação das práticas no campo das profissões sociais, bem como contribuir para expandir a produção de conhecimento na área.

Texto: Juliana do Amaral (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Ceunes oferece curso de Botânica para estudantes de escolas públicas

sex, 31/07/2015 - 19:18

O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) vai oferecer entre os dias 03 e 07 de agosto o curso Botânica no Inverno. O curso é oferecido aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do município de São Mateus e este ano vai contemplar os alunos da Escola Estadual Santo Antonio.

O programa prevê a oferta de aulas com conteúdos práticos e teóricos sobre diversas áreas da Botânica (fisiologia vegetal, sistemática, ecologia, algas e plantas com flores) ministradas por estudantes do Mestrado em Biodiversidade Tropical. O objetivo é estreitar os laços entre a comunidade acadêmica do campus de São Mateus, com a comunidade local, oferecendo produtos que tragam retorno em curto prazo e auxiliando na formação dos estudantes de Ensino Médio, aumentando suas expectativas de ingressar na Universidade.

Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Ufes, Luis  Fernando  Tavares  de  Menezes, “essa ação de extensão que envolve a comunidade local, alunos de pós-graduação, graduação e professores vem ao encontro do objetivo de construir uma universidade para todos”.

Texto: Maurício de Lima e Souza
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: Destaque

Restaurantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe reabrirão na terça-feira, dia 4

sex, 31/07/2015 - 19:03
O Departamento de Gestão de Restaurantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) informa que, devido à finalização da obra de reforma no Restaurante Central, os restaurantes universitários de Goiabeiras e Maruípe não serão abertos ao público na próxima segunda-feira, dia 3. A medida é necessária para que seja realizada a devida higienização das instalações e utensílios, em cumprimento às boas práticas de produção de alimentos.   A reabertura ocorrerá na terça-feira, dia 4, com almoço e jantar servidos normalmente.       Categoria: Destaque

Agenda TV Ufes: Último dia de inscrição para o Prêmio Ufes de Literatura

sex, 31/07/2015 - 18:53

Na Agenda desta semana, destaque para o fim do prazo de inscrição do III Prêmio Ufes de Literatura e para a programação especial do Cine Metrópolis, que começa no dia 3 de agosto. Na agenda acadêmica, confira detalhes sobre a oficina de Crítica Cinematográfica, promovida pelo Festival de Vitória, e a III Jornada e 2º Congressos sobre Ensino de Línguas Estrangeiras, que acontecerá em setembro, na Ufes.

Confira no link: http://goo.gl/xTUDYp

A TV Ufes está no ar no Canal 13 da NET, e a programação também está disponível na página http://www.facebook.com/tvufes e no canal TelevisaoUfes.

Categoria: Destaque

CCV divulga resultado do processo seletivo para cursos de Comunicação Social

sex, 31/07/2015 - 13:14

Já está disponível no site da Comissão Coordenadora do Vestibular da Ufes (www.ccv.ufes.br) o resultado do processo seletivo extraordinário para ingresso no segundo semestre dos cursos de Jornalismo e Publicidade. Foram 1.313 inscritos para 26 vagas no curso de Comunicação Social – Jornalismo, e 26 vagas no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, ambos em Vitória.

Para efetuar a matrícula, os aprovados devem preencher seus dados cadastrais no endereço www.prograd.ufes.br e comparecer no prédio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), localizado no campus de Goiabeiras, no dia 5 de agosto, das 8 às 12 horas, com os documentos exigidos no edital 18/2015.

Os candidatos classificados que optaram pela reserva de vagas e que tiverem que comprovar a renda familiar deverão seguir as instruções do edital da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), disponível na página www.proaeci.ufes.br. A documentação exigida no edital deverá ser entregue no dia 3 de agosto, das 9 às 17 horas, no Departamento de Assistência Estudantil, localizado no 2º andar do Centro de Vivências, no campus de Goiabeiras.

Reconhecimento

A abertura de processo seletivo para os dois cursos foi possível após a decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) de renovar o reconhecimento dos cursos Comunicação Social - Jornalismo e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Ufes, publicada por meio de portaria no dia 12 de junho.

A portaria reverteu a decisão do MEC quanto à suspensão da oferta de vagas para os dois cursos, anunciada em dezembro de 2013, devido à pontuação insatisfatória que foi obtida no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) dos anos de 2009 e 2012.

Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Sai nesta sexta, 31, o resultado da seleção para cursos de Comunicação Social

qui, 30/07/2015 - 19:06

A Comissão Coordenadora do Vestibular da Ufes (CCV) divulga nesta sexta-feira, 31, o resultado do processo seletivo extraordinário para ingresso no segundo semestre dos cursos de Jornalismo e Publicidade. Foram ofertadas 26 vagas no curso de Comunicação Social – Jornalismo, e 26 vagas no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, ambos em Vitória.

Os aprovados devem preencher seus dados cadastrais no endereço www.prograd.ufes.br e comparecer no prédio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), localizado no campus de Goiabeiras, no dia 5 de agosto, das 8 às 12 horas, com os documentos exigidos no edital 18/2015.

Os candidatos classificados que optaram pela reserva de vagas e que tiverem que comprovar a renda familiar deverão seguir as instruções do edital da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), disponível na página www.proaeci.ufes.br. A documentação exigida no edital deverá ser entregue no dia 3 de agosto, das 9 às 17 horas, no Departamento de Assistência Estudantil, localizado no 2º andar do Centro de Vivências, no campus de Goiabeiras.

Reconhecimento

A abertura de processo seletivo para os dois cursos foi possível após a decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) de renovar o reconhecimento dos cursos Comunicação Social - Jornalismo e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Ufes, publicada por meio de portaria no dia 12 de junho.

A portaria reverteu a decisão do MEC quanto à suspensão da oferta de vagas para os dois cursos, anunciada em dezembro de 2013, devido à pontuação insatisfatória que foi obtida no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) dos anos de 2009 e 2012.

Texto: Hélio Marchioni
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Abertas as inscrições para cadastro no Programa de Assistência Estudantil

qui, 30/07/2015 - 19:04

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) publicou o edital de cadastramento no Programa de Assistência Estudantil (Proaes) para os ingressantes no segundo semestre de 2015 e estudantes ainda não cadastrados. As inscrições começam na segunda-feira, 3 de agosto, e vão até o dia 14 de agosto.

Para se cadastrar o estudante deve preencher o questionário on line, disponível no Portal da Assistência Estudantil, no endereço ae.ufes.br, e entregar os documentos exigidos no dia específico de cada curso, de acordo com o calendário da Proaeci. Todas as datas e mais informações estão no edital disponível no site proaeci.ufes.br.

Entre os auxílios oferecidos estão o auxílio moradia, material de consumo, alimentação e transporte. Um dos principais critérios para a concessão dos benefícios está possuir renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capita. Também é necessário estar matriculado em curso de graduação presencial.

Texto: Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Manchete

CT abre vagas para especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

qua, 29/07/2015 - 18:21

O Departamento de Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico (CT) da Ufes está com inscrições abertas para a 18ª turma de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro de 2016 no prédio CT-VIII.

As aulas terão inicio no dia 1º de março de 2016 e serão ministradas às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30. O curso terá duração de um ano e meio e, após este período, o estudante terá mais quatro meses para a realização da monografia, totalizando uma carga horária de 630 horas.

A taxa de inscrição é de R$ 200,00 e o curso poderá ser pago em 18 mensalidades fixas de R$ 650,00. Serão oferecidas 50 vagas, sendo que 10% (cinco vagas) serão destinadas a bolsas de estudo dirigidas a professores ou servidores técnico-administrativos da Ufes, formados em Engenharia ou Arquitetura.

Documentação

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: comprovante do pagamento da taxa de inscrição, cópia autenticada do diploma de graduação devidamente registrado, histórico escolar da graduação, curriculum vitae, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do comprovante eleitoral (último), cópia da carteira de identidade e cópia do certificado de reservista (homens).

A seleção será feita através de análise do curriculum vitae e entrevista, a critério da coordenação do curso.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones 4009-2648 ou 4009-2965 e também através do e-mail: departamento.engenhariaambiental@ufes.br.

Texto: Juliana do Amaral (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Frozen – Febre Congelante abre a programação do Teatro Universitário em agosto

qua, 29/07/2015 - 18:05

O Teatro Universitário traz para o mês de agosto uma programação diversificada. A primeira atração do mês é o espetáculo Frozen – Febre Congelante, peça inspirada no filme “Frozen – Uma Aventura Congelante”, produzido pela Walt Disney Animation Studios. 

O público poderá adquirir os ingressos antecipadamente através do site www.ingresso.com, ou na bilheteria do Teatro, que funciona de terça a sexta-feira, das 15 às 20 horas.

Confira a programação completa:

- Frozen - Febre Congelante

A peça resgata a história da princesa Elsa, a futura rainha de Arendelle, que nasceu com a capacidade mágica de criar gelo e neve, embora tenha escondido isso de todos, inclusive da sua irmã mais nova, Anna.

Apresentações nos dias 01 e 02 de agosto, às 17 horas.

- Elton John Tribute

Apresentado pelo maestro Rogério Martins e banda, o espetáculo é considerado o maior tributo ao artista britânico Elton John e o único licenciado pela editora e gravadora do músico, com autorização para gravar e comercializar sua obra.

Apresentação no dia 08/08, às 21 horas e no dia 09/08, às 19 horas.

- Anjos e Abacates

O musical narra a estória de quatro crianças de uma cidade do interior, que desfrutam de mais um dia de diversão em um quintal onde tudo pode acontecer.

Apresentação no dia 15/08, às 18 horas.

- Comício Gargalhada 2º Turno - com novos candidatos

O espetáculo é apresentado pelo humorista Rodrigo Sant’anna, que apresenta uma sátira aos comícios eleitorais por meio de nove “candidatos” que irão defender suas campanhas. Entre eles está a transexual Valeria Vasquez, do programa humorístico Zorra Total, e Carol Paixão, que ganhou fama no programa BBB 2015.

Apresentação no dia 16/08, às 18 horas.

- Nada Será como Antes

Um grupo de teatro, prestes a estrear seu novo espetáculo, encontra-se num momento de grande dificuldade. Conflitos, ansiedade, insegurança, tudo isso é potencializado quando o grupo decide realizar um ensaio aberto para o público na tentativa de mostrar um pouco mais sobre a vida e obra de uma das maiores cantoras do Brasil, Elis Regina.

Apresentações no dia 22/08, às 20 horas e no dia 23/08, às 18 horas.

- Chuva Constante

Interpretado por Malvino Salvador e Augusto Zacchi, o espetáculo traz a lembrança de dois policiais que se veem envolvidos em uma série de acontecimentos que afetarão suas vidas para sempre. Não só a amizade é posta à prova, como também, a escala de valores, a honra e a lealdade.

Apresentações no dia 29/08, às 20 horas e no dia 30/08, às 18 horas.

Informações sobre venda de ingressos podem ser obtidas através do telefone (27) 4009-2953 ou no site www.ingressos.com.

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Ufes recebe estudantes de todo o país para Encontro Nacional de Biologia

qua, 29/07/2015 - 17:53

Estudantes de todo o país estão participando na Ufes da 35ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (Eneb). O evento começou no último sábado, 25, e se encerra no dia 1º de agosto. O tema desse ano é: “Meu viver não pode me culpar: o corpo é meu, não se maltrata, não se viola, não se mata”.

O encontro pretende proporcionar a integração entre os estudantes de Biologia do país, permitindo uma troca de experiências entre os participantes sobre os diversos temas que envolvem a área. O Eneb está organizado em grupos temáticos e discussão que vão abordar questões como a bioética, sexualidade, mulheres na mídia e questões indígenas, entre outras.

O evento é organizado pela Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia e pelo Centro Acadêmico de Biologia da Ufes. Os encontros acontecem a partir de 7 horas no prédio IC-III, localizado no Centro de Ciências Humanas e Naturais, e no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, ambos no campus de Goiabeiras. Outras informações estão disponíveis no site www.enebvix2015.com .

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Ufes comunica o falecimento do professor aposentado Joaquim Beato

ter, 28/07/2015 - 16:04

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do professor aposentado, Joaquim Beato, ocorrido nesta terça-feira, dia  28. O sepultamento será realizado no mesmo dia, no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras (Serra), às 16 horas.

Joaquim Beato foi professor do Departamento de Filosofia da Ufes, secretário de Estado da Educação e senador no período de 1994 a 1995. Também era pastor da Igreja Presbiteriana Unida e durante sua vida atuou fortemente pela igualdade racial.

Em junho deste ano, Joaquim Beato foi convidado pela Universidade a participar da solenidade de outorga do título honorífico Doutor Honoris Causa concedido in memoriam ao escritor Rubem Alves, mas não pode comparecer em função de seu estado de saúde.

Em nome de toda comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes presta sua solidariedade aos familiares e amigos do professor. 

Categoria: Destaque

Última semana de inscrições para o III Prêmio Ufes de Literatura

seg, 27/07/2015 - 19:03
Escritores de todo o país têm até esta sexta-feira (31) para se inscreverem no III Prêmio Ufes de Literatura. Os interessados poderão concorrer em duas modalidades: Autor e Antologia, sendo que cada modalidade é divida por categorias.   Cada autor só poderá concorrer com a inscrição de uma obra, que deverá ser inédita e de autoria exclusiva daquele que se inscrever como autor concorrente. As obras e a ficha de inscrição (anexada no edital abaixo) deverão ser enviadas para o e-mail premioufesdeliteratura@ufes.br.    O Prêmio Ufes de Literatura tem o objetivo de incentivar e divulgar a produção de obras literárias. Os ganhadores na categoria Autor terão suas obras publicadas sem nenhum custo, e cada um receberá 100 exemplares do seu livro. Já na modalidade Antologia, a premiação consiste também na publicação de suas obras e no recebimento de 10 exemplares, cada um, da coletânea da qual participa.   O resultado final será divulgado no dia 27 de novembro. Categoria: Destaque

TV Ufes: Mais de 12 mil estudantes são capacitados no ensino a distância

seg, 27/07/2015 - 18:49

Para quem já pensou em fazer um curso a distância mas ainda tem dúvidas quanto a esta modalidade de ensino, a reportagem da TV Ufes mostra como ela funciona e como é o trabalho da Secretaria de Ensino a Distância da Ufes. Desde 2001, ela oferece gratuitamente cursos de graduação e pós-graduação para estudantes de diferentes regiões do Espírito Santo.

Confira no link: http://migre.me/qonFg

A TV Ufes é veiculada no Canal 13 da NET e também divulga seus conteúdos na internet, por meio da página www.facebook.com/tvufese do canal TelevisaoUfes.

 

Categoria: Destaque