UFES

Divulgar conteúdo
Atualizado: 31 minutos 51 segundos atrás

Lenine visita Projeto Meros do Brasil e faz show em São Mateus

qui, 17/04/2014 - 18:29

Por Hélio Marchioni

O cantor e compositor Lenine chega ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) nesta quarta-feira, 23, para conhecer o Projeto Meros do Brasil, uma pesquisa realizada por cinco instituições brasileiras, entre elas a Ufes, que trabalham juntas pela conservação do Mero, uma  espécie de peixe ameaçada pela pesca predatória. No dia 24, último dia da visita, ele vai celebrar com a comunidade local e conhecer outros projetos, como o Projeto Robalo; Projeto Mata Ciliar; o Peixe na Mesa, Planta na Mata; e o projeto APAE: Cria, Pinta, Canta e Encanta. O encerramento será com um show gratuito, às 20 horas, no sítio histórico do Porto de São Mateus, onde Lenine revisitará seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão.

“É a oportunidade de conhecer a canção despida e sem subterfúgios, da maneira como foi concebida”, explica.

A ação faz parte do projeto “Encontros Socioambientais com Lenine”, com patrocínio da Petrobrás, que vai passar pelas cinco regiões do Brasil e visitar 12 projetos socioambientais para encontros com as comunidades, gestores e técnicos. A iniciativa tem como base a ideia de que a arte é um caminho para se integrar o ser humano à natureza.

Meros do Brasil

Em 2002, observando o declínio dos meros na costa brasileira, um grupo de pesquisadores em Santa Catarina criou o Projeto Meros do Brasil, com o objetivo de viabilizar recursos para a pesquisa e conservação de meros.

Atualmente o projeto desenvolve ações de pesquisa e conservação através do estudo da biologia pesqueira, genética, piscicultura marinha, educação ambiental, educomunicação e mergulho científico em sete estados litorâneos do país.

São cinco instituições que trabalham juntas nos diferentes pontos focais: Instituto de Pesca (SP); Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes/Ceunes (ES); Associação de Estudos Costeiros e Marinhos dos Abrolhos – Ecomar (BA); Instituto Recifes Costeiros – Ircos (PE); Universidade Federal do Pará (PA) e Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFF (RJ), além de novas instituições que estão sendo agregadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Alagoas e Piauí. O projeto conta também com a parceira de mais de 50 instituições e grupos no auxílio ao desenvolvimento das ações nos diversos pontos focais.

O Projeto Meros do Brasil atua por meio de uma rede de parceiros formada por instituições de ensino e pesquisa distribuídas pelo litoral brasileiro que atuam de forma autônoma, em cooperação técnica e científica. Dessa forma, o Projeto propõe unificar os desafios de pesquisa e conservação de uma espécie que é distribuída amplamente em praticamente todo o litoral brasileiro.

 

Serviço:
Lenine – turnê “Música e Sustentabilidade numa só nota”
Projeto anfitrião: Meros, em São Mateus
Data: 24 de abril, quinta-feira
Horário do show: 20 horas
Local: Sítio Histórico Porto de São Mateus
Cidade: São Mateus
Classificação: Livre

 

 

Categoria: Evento

Galeria de Arte e Pesquisa abre exposição de Juliana Pessoa sobre o corpo

qui, 17/04/2014 - 18:08

Por Julia Grillo (*)

A artista Juliana Pessoa abre a exposição Encorpo(r)ação, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Ufes, a partir de 22 de abril. A abertura, às 19 horas, contará com a presença da artista, do curador da exposição, professor Fernando Pessoa, e da professora Cláudia Murta.

Os desenhos de Juliana são feitos em papel, com carvão, giz e óleo, permitindo que o traçado seja feito e refeito inúmeras vezes, o que deixa perceptível as várias camadas do processo. As obras expostas são sobre o parto e o transe do candomblé, mostrando o corpo entusiasmado pela força vital nesses momentos.    “Com esses trabalhos eu busco trazer uma discussão, um tipo de pensamento a respeito da questão do corpo, da temática da incorporação, do transe, da comoção do parto. São sentimentos extremamente fortes que se apoderam da gente e transformam toda nossa compreensão de corpo e de espírito”, diz Juliana, formada em Artes pela Ufes.   “A ideia dessa exposição foi fazer o homem transcender a sua condição de indivíduo, de sujeito, e experimentar alguma coisa na ordem do extraordinário, um afeto que o toma, seja no caso do parto ou do transe do candomblé”, completa o curador Fernando Pessoa.   A exposição faz parte da da dimensão artística dos módulos de preparação para o 9º Simpósio de Filosofia e Psicanálise – Entre Corpos, que acontece em agosto. Os desenhos ficam expostos até o dia 20 de maio e podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A entrada é gratuita.   (*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho  Categoria: Manchete

Unidade móvel oferece cursos para estudantes e servidores do Hucam

qui, 17/04/2014 - 18:02

Por Jorge Medina

O Hospital Universitário (Hucam) recebe no período de 22 a 30 de abril a Unidade Móvel Educacional Covidien (Umec). Trata-se de um caminhão composto por seis estações de treinamento com simuladores cirúrgicos, equipado com modernos laboratórios de alta tecnologia e profissionais qualificados que ministrarão, gratuitamente, aulas e cursos para os servidores e estudantes na área da saúde da Ufes. As aulas incluem temas relacionados a laparoscopia, cuidado e monitoramento de pacientes em respiradores, clínica de feridas, cirurgias vasculares e eletrocirurgias.

A unidade, com 14 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, possui um auditório apto a acomodar 45 participantes e treinadores clínicos. A Umec vai oferecer ainda treinamento e aperfeiçoamento profissional em técnicas de cirurgia minimamente invasiva, um procedimento cirúrgico menos agressivo para o paciente e que reduz as chances de complicação e o tempo de recuperação. A unidade ficará no estacionamento no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na entrada do ciclo básico, no campus de Maruípe.

Workshop

Com o apoio da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (Sobracil), o Caminhão da Saúde será palco do 6º Sobracil Day, no dia 28 de abril, das 15 às 18 horas. Durante o evento, será ministrado um workshop para cirurgiões sobre o tema “Técnicas cirúrgicas e novas tecnologias em cirurgia minimamente invasiva”. 

A Covidien é uma empresa líder mundial na fabricação e distribuição de soluções de saúde. No Brasil, a empresa faz parcerias com profissionais de saúde, agência do governo e organizações não governamentais, com o objetivo de minimizar um lacuna da indústria médica: o treinamento de cirurgiões em técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia. A empresa oferece ainda treinamento técnico para profissionais em locais com acesso limitado a novas tecnologias.

Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico  http://survey.covidien.com/f/604018/9a98/ . Mais informações com Camile Freitas (11) 5090-8900 ramal 8767 ou Patrícia Torres (11) 5090-8958.

 

 

 

 

Categoria: Manchete

MEC orienta instituições sobre normas e condutas para o período eleitoral

qui, 17/04/2014 - 17:47

Por Thereza Marinho, com imagem da Agência Brasil

O Ministério da Educação enviou memorando às instituições federais de ensino sobre as normas éticas e legais que devem nortear as condutas dos agentes públicos federais no ano de eleições gerais. As normas seguem a legislação específica das eleições e devem vigorar no período de 5 de julho a 5 de outubro (ou 26 de outubro de 2014, se houver segundo turno nas eleições para presidente e vice-presidente da República).

O objetivo é evitar que sejam praticados atos administrativos ou tomadas de decisões governamentais indevidas nesse período ou em relação aos quais se possa alegar transbordamento da ordem legalmente estabelecida para o pleito eleitoral e potencial influência na sua lisura.

Para esclarecer os atos devidos e indevidos durante o Período Eleitoral de 2014, a Advocacia-Geral da União, em parceria com outros órgãos (Presidência da República, Casa Civil e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), publicou uma cartilha intitulada “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições”, que está disponível para acesso e consulta no portal www.mec.gov.br . Neste mesmo sítio, constam também a Instrução Normativa n.6/2014 da Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), que trata de restrições de ações de Publicidade em período eleitoral, e a Consulta Pública ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o mesmo tema.

Conheça as principais orientações da cartilha:

- A utilização da logomarca de Governo Federal (Brasil. País Rico é Pais sem Pobreza.) deve ser suspensa não apenas em ações de Publicidade e Patrocínio, mas em toda espécie de comunicação, interna e externa, e em qualquer suporte que possa ser utilizado como meio de divulgação, até mesmo em Internet (sítios, portais, perfis nas redes sociais, aplicativos móveis, totens etc.) e placas de obras. Essas placas devem ser retiradas ou a logomarca deve ser coberta.

- Os candidatos não podem, pela legislação eleitoral, comparecer à inauguração de nenhuma obra pública.

- Material que não se caracterize como ação de publicidade e que tenha utilizado a marca do Governo Federal, em tese pode ser distribuído se a marca for retirada, coberta ou suprimida, conforme o caso, a juízo do órgão ou da entidade.

- A distribuição de materiais com a logomarca do Governo Federal deve ocorrer até o dia 4 de julho, impreterivelmente. Por isso, recomenda-se que sejam guardados todos os comprovantes de distribuição que provem a data da postagem do material para o caso de possível averiguação futura.

A orientação se estende à presidente da República, ministros de Estado, governadores, prefeitos, secretários, deputados, senadores e vereadores; servidores públicos que ocupam cargos públicos e cargos comissionados, além dos próprios empregados que estão em órgãos da administração direta ou indireta; e ainda pessoas que são requisitadas para prestação de atividade pública como, por exemplo, os mesários da mesa receptora de votos, os recrutados para atividade militar, os gestores de negócios, estagiários e aqueles que são vinculados contratualmente com o Poder Público, como prestadores terceirizados de serviços, concessionários e delegados de função ou ofício público.

 

Categoria: Manchete

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação visitam universidades da Alemanha

qui, 17/04/2014 - 15:39

Por Hélio Marchioni

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o coordenador do grupo de pesquisa “Culturas, parcerias e educação do campo”, professor Erineu Foerste, visitarão as universidades Siegen e Giessen, ambas na Alemanha, entre os dias 19 de abril e 2 de maio.

Entre as atividades está a exibição, seguida de debate, do documentário “A Estrada Silvestre”, de Ricardo Sá, que foi legendado para a língua alemã. O curta busca revelar aspectos determinantes da fundação do povo capixaba por meio da cultura quilombola, pomerana e guarani.

A programação da visita inclui discussões sobre projetos de pesquisa bilaterais, avaliação de intercâmbio de estudantes realizados em 2013 e 2014, planejamento de publicações e realização de um congresso internacional em 2015 na cidade de Aachen, na Alemanha.

Categoria: Destaque

Inscrições para I Semana Universitária do Audiovisual Sudeste vão até o dia 20

qua, 16/04/2014 - 17:23

Por Julia Grillo (*)

A Ufes sediará entre os dias 1º e 4 de maio a primeira edição regional da Semana Universitária do Audiovisual (SUA) , com o tema “Processos criativos e os novos fazeres”. Os interessados em participar do evento devem se inscrever até o dia 20 de abril no endereço eletrônico suaufes2014.wordpress.com.

A programação do evento inclui oficinas, mesas de discussão, mostras e debates que dialogam as novas possibilidades que o avanço da tecnologia digital proporcionou para as produções universitárias.

A edição nacional do evento nasceu em São Paulo, em 2005, e tem sua primeira edição regional organizada pelos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes. O SUA Regional Sudeste possibilitará a troca de experiências sobre os cursos, pesquisas acadêmicas, produções e grades curriculares entre os estudantes de cinema e audiovisual da região.

O evento conta com o apoio da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes (Supecc).

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho

Categoria: Destaque

Encontro de Biblioteconomia abre programação para comemorar os 40 anos do curso

qua, 16/04/2014 - 17:11

Por Danielly Carneiro (*)

O Departamento de Biblioteconomia completará 40 anos de existência no dia 10 de junho e, para comemorar, está organizando uma série de atividades que acontecerão ao longo do ano.

A programação começa nesta sexta-feira, 18, com o Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciências e Gestão da Informação das Regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul (Erebd–Se/CO/SUL), que será realizado até o dia 21 de abril no auditório Manuel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).

A abertura será no dia 18, às 15 horas, e a programação contará com palestras, mesa redonda e apresentação de trabalhos. Os interessados em participar do evento podem se inscrever por meio do endereço eletrônico www.erebdsecosul.com .

A estudante da Ufes, Juliana Binda, que também participa da organização do encontro, afirma que o evento tem a proposta de “ouvir os estudantes de Biblioteconomia e promover o fortalecimento do movimento estudantil da área”.

Acolhida

Já no dia 23 de abril, às 18h30, também no auditório Manuel Vereza, ocorrerá o BiblioAcolhida, um evento que acontece duas vezes ao ano, sob a organização do Colegiado do Curso, para acolher todos os estudantes do curso de Biblioteconomia. Este ano o tema abordado será “40 anos do Curso de Biblioteconomia” e, na edição deste semestre, será montada uma mesa redonda com ex-professores e ex-alunos que discutirão os primeiros 20 anos do curso.

“A expectativa é de que todo mês ocorram pelo menos dois eventos para celebrar a data”, afirma a professora e coordenadora da programação, Dulcinea Sarmento Rosemberg.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho

 

Categoria: Manchete

Prorrogadas as inscrições para pós-graduação em Coordenação Pedagógica

qua, 16/04/2014 - 12:11
Por Thereza Marinho   O Centro de Educação da Ufes prorrogou até o dia 9 de maio as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica, destinado a coordenadores pedagógicos e/ou profissionais que exercem função equivalente e fazem parte das equipes gestoras das escolas de educação básica, como: coordenador de  turno, pedagogo, diretores e vice-diretores.   O curso é realizado em parceria com o Ministério da Educação, é gratuito e tem duração de 12 meses, totalizando 420 horas, sendo 380 horas na mobilidade a distância e 40 horas presenciais. São oferecidas 400 vagas e as inscrições podem ser feitas nas superintendências regionais de Educação (SREs). O início das aulas será no dia 14 de junho.   Todas as informações sobre o processo seletivo e as inscrições estão disponíveis no edital em anexo. Categoria: DestaqueEditalAnexo:  novo_edital_coordenacao_pedagogica.pdf

Sistema Integrado de Bibliotecas está aberto a sugestões para compra de novos títulos

qua, 16/04/2014 - 11:54

Por Thereza Marinho

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes (SIB/Ufes) está recebendo até o dia 25 de abril sugestões de títulos de livros novos para incorporação ao seu acervo. O procedimento faz parte do calendário de compras de 2014.

As sugestões podem ser realizadas por estudantes e servidores técnico-administrativos por meio do acesso ao catálogo da Biblioteca, disponível no endereço eletrônico http://www.acervo.bc.ufes.br/biblioteca/sugestoes.php.

Professores devem encaminhar as sugestões aos professores representantes de cada departamento junto à Biblioteca Central.

Confira no arquivo em anexo o tutorial que ilustra os procedimentos para cadastro das sugestões.

Categoria: DestaqueAnexo:  tutorial_para_alunos_compra_2014.pdf

NCD abre processo seletivo para contratação de bolsistas. Inscrições até o dia 22

qua, 16/04/2014 - 11:19

Por Cinthia Pimentel (*)

O Núcleo de Cidadania Digita da Ufes (NCD) está com inscrições abertas para o processo seletivo para contratação de bolsistas. Ao todo estão sendo oferecidas 11 bolsas no valor de R$ 500,00 e os interessados podem se inscrever até o dia 22 de abril no endereço eletrônico: www.ncd.ufes.br .

As vagas são para alunos da Ufes que estejam cursando a partir do primeiro período e estão distribuídas da seguinte forma: para alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Engenharia Elétrica estão disponíveis  uma vaga para Monitor de Ensino, duas para Instrutor de Ensino, uma para Monitor de Desenvolvimento e quatro para Técnico de Desenvolvimento; e para alunos de qualquer curso há uma vaga para Analista de Projetos e uma para Secretario Administrativo.

O processo seletivo é dividido em três etapas que possuem caráter classificatório e eliminatório. A primeira é uma palestra informativa sobre o Núcleo e sobre a avaliação. A palestra acontecerá no dia 22 de abril no laboratório do NCD e o candidato poderá optar por assisti-la às 9 horas ou às 19 horas. Entre os dias 24 e 30 de abril serão realizadas dinâmicas e entrevistas com os candidatos interessados. O resultado final está previsto para o dia 30 de abril.

O NCD é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo que, desde 2005, trabalha com o objetivo de promover a inclusão digital por meio da oferta de serviços gratuitos para a comunidade a fim de estimular o exercício da cidadania e a acesso democrático às ferramentas tecnológicas. Atualmente, o NCD conta com uma equipe de 40 bolsistas.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no telefone 4009-2048.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Inscrições abertas para Oficinas de Sexualidade e Prevenção de DST/HIV/Aids

qua, 16/04/2014 - 11:05

Por Nayara Santana (*)

O Programa de Extensão Saberes, Sexualidade e Práticas em Saúde está com inscrições abertas para as Oficinas de Sexualidade e Prevenção de DST/HIV/AIDS. As oficinas começam no dia 29 e os interessados podem se inscrever no Departamento de Psicologia, localizado no Cemuni VI, das 8 às 17 horas.

As Oficinas de Sexualidade e Prevenção DST/HIV/AIDS são realizadas desde 2003, e têm como objetivo abrir espaços para reflexão e diálogo sobre sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção. A coordenadora do programa, professora Maria Amélia Lobato Portugal, destaca que as oficinas não são cursos. “Utilizamos métodos como dinâmicas, teatros, jogos e brincadeiras baseado no envolvimento e reflexão do grupo”, explica. 

São ofertadas 25 vagas, abertas à comunidade em geral. As oficinas acontecem em 10 encontros, sempre as terças-feiras, das 19 às 21 horas, na sala 1 do Cemuni VI. Ao final, os participantes receberão certificado de 20 horas.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho

Categoria: Manchete

Conselho Universitário aprova criação de nova estrutura organizacional da Ufes

seg, 14/04/2014 - 19:01

Por Thereza Marinho

Com o objetivo de elaborar políticas específicas para os estudantes e priorizar a interface da Universidade com os movimentos sociais, a Ufes criou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci). A criação da nova estrutura foi aprovada pelo Conselho Universitário, em reunião realizada na última quinta-feira, 10, para a aprovação da proposta de Revisão da Estrutura Organizacional da Ufes.

“Estamos atendendo a uma reivindicação apresentada pelos estudantes no ano passado. Por meio dessa pró-reitoria, queremos elaborar políticas mais próximas das necessidades dos nossos estudantes”, destacou o reitor Reinaldo Centoducatte.

A Proaeci será coordenada pela professora Jacqueline Oliveira Silva, que atualmente ocupa o cargo de diretora do Departamento de Assistência Estudantil, antes ligado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil (Progepaes). Com a revisão, a Progepaes passará a se chamar Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Outra estrutura criada na Ufes foi a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), que será responsável pela condução e execução dos processos de avaliação interna da Universidade, assim como pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fins de avaliação institucional. Atualmente, este trabalho é realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que atuará como um conselho para apontar as diretrizes da política de avaliação institucional.

A fim de dar transparência a todas as mudanças efetuadas, pela primeira vez a estrutura da Universidade estará disponibilizada publicamente. Até o final desta semana, o documento poderá ser acessado no site do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs): www.daocs.ufes.br .

Serviços

O reitor afirmou que o objetivo da revisão foi melhorar o funcionamento da Universidade: “Realizamos mudanças nos setores onde entendemos que havia a necessidade de uma estrutura mais adequada, como na Prefeitura Universitária e na Pró-Reitoria de Administração, principalmente no Departamento de Contratos e Convênios, onde havia gargalos que dificultavam o fluxo dos processos. Todas as alterações foram feitas dentro do contexto de melhorar o funcionamento e a prestação de serviços da Universidade”.

A vice-reitora Ethel Maciel lembrou que a estrutura anterior da Ufes havia sido definida em 1992, e já não atendia às necessidades atuais da Universidade. “Em 1992, a estrutura da Pró-Reitoria de Graduação, por exemplo, foi criada para atender a demanda de cerca de 40 cursos. Hoje a Ufes em 99 cursos. A pós-graduação tinha quatro cursos, hoje são 74. Para fazer a revisão da estrutura, conversamos com todos os setores e definimos o que existia e quais eram as necessidades. Essa mudança também visa preparar a Ufes para os próximos anos, dando maior agilidade aos processos”, destacou.

Ethel disse ainda que, diante das limitações da Universidade, a mudança na estrutura buscou priorizar setores que atendem a maior parte da comunidade acadêmica: "Infelizmente, não há atualmente na Ufes um número de funções gratificadas que possam atender a todas as necessidades dos centros e dos setores. Então, optamos por estruturar aqueles que vão impactar a maior parte da comunidade acadêmica, como as pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, a Prefeitura Universitária, a nova pró-reitoria, que irá atender aos nossos 18 mil estudantes, e a Secretaria de Avaliação Institucional, que será responsável pelo acompanhamento de todos os processos avaliativos dos cursos junto ao MEC.

A análise e finalização da Revisão da Estrutura Organizacional da Ufes foi realizada pelo assessor de Programas Especiais (APrE), Marcelo Rosa. O trabalho utilizou como referência o Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgão e Entidades do Poder Executivo Federal, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), e teve por base os quantitativos de Cargos de Direção (CD) e Funções Gratificadas (FG) já existentes na instituição.

 

Categoria: Destaque

Ufes abre quatro vagas para professor substituto

seg, 14/04/2014 - 18:51

Por Cinthia Pimentel (*)

No período de 22 a 24 de abril, a Ufes abrirá inscrições para professor substituto  nos campi de Goiabeiras e Maruípe. São quatro oportunidades para os departamentos de Engenharia Elétrica (foto), Clínica Odontológica e Desenho Industrial. As inscrições devem ser feitas nos departamentos onde as vagas são oferecidas.

No campus de Goiabeiras as vagas são para o  Departamento de Engenharia Elétrica, que oferece duas vagas , com regime de trabalho de 40 horas semanais. É exigida titulação mínima de Graduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia da Computação. As inscrições devem ser realizadas das 10 às 18 horas. Também há uma vaga para o Departamento de Desenho Industrial, para a área de Projetos em Design e Computação Gráfica, com exigência mínima de graduação em Desenho Industrial. As inscrições devem ser feitas das 13 às 17 horas.

Já no campus de Maruípe há uma vaga para o Departamento de Clínica Odontológica, na área de Radiologia Odontológica e Imaginologia, com titulação mínima exigida de mestrado  em Radiologia Odontológica ou mestrado em Odontologia com área de concentração em Radiologia Odontológica. O regime de trabalho é de 40 horas semanais e as inscrições devem ser feitas das 9 às 17 horas.

O edital completo do processo seletivo está disponível no endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil:  http://www.progepaes.ufes.br/ .  As provas serão aplicadas a partir do dia 5 de maio.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho

Categoria: DestaqueEdital

Atividades interativas orientam sobre os cuidados com a voz

seg, 14/04/2014 - 18:40

Por Jorge Medina

O curso de Fonoaudiologia da Ufes realiza nesta quarta (16) e quinta -feira (17),  a quarta edição da Campanha da Voz . O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Voz, que é celebrado no dia 16 de abril.

A semana vai reunir profissionais e estudantes que promoverão a conscientização e a sensibilidade da população capixaba sobre a importância da voz humana em todas as fases da vida. Além disso, vão orientar sobre os cuidados com a saúde bucal, oferecendo diagnóstico precoce de doenças como, por exemplo, o câncer de laringe.

As atividades serão desenvolvidas nos campi de Maruípe (Hucam) e de Goiabeiras. Serão realizadas ações que abordarão assuntos sobre o tema e atividades interativas sobre a comunicação humana, onde a população será orientada sobre os cuidados com a saúde vocal.

Dificuldade

Estima-se que 15 milhões de brasileiros tenham alguma dificuldade na voz que atrapalhar a comunicação pessoal e profissional, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar. A ocorrência desses problemas é maior em profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como professores, atores e cantores, além dos operadores de telesserviços.

“A campanha realizará ações para difusão de conhecimentos sobre os cuidados com voz para população em geral. O intuito é transmitir informações de forma simples, dinâmica, educativa, lúdica e esclarecedora, e sensibilizar sobre a importância da comunicação humana, dos cuidados com a voz e o seu impacto na sociedade e na qualidade de vida dos indivíduos”, ressalta a professora do curso de Fonoaudiologia da Ufes e uma das organizadoras da semana, Carolina Fiorin Anhoque.

A Campanha da Voz também tem a coordenação das professoras Andréa Alves Maia e Michelle Ferreira Guimarães. Mais informações pelos telefones 3335-7536 e 3335-7548.

Confira a programação:

Dia: 16/04
Local: Hucam (área verde em frente ao Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes)
Horário: Das 9 às 17 h

 

Dia: 17/04
Local: Campus Goiabeiras (Centro de Vivência – próximo ao Teatro Universitário)
Horário: Das 9 às 17 h

Atividades:

·        Exposição da maquete de “Laringe Gigante” com 1m30;

·        Teatro: Stand-up comedy sobre psicodinâmica vocal e comunicação – sensibilizar sobre a importância da voz como instrumento de transmissão de mensagem;

·        Como funciona minha voz? – orientações sobre a produção vocal através de imagens, folders e demonstrações;

·        Voz saudável, comunicação em dia! – esclarecimentos sobre os mitos e verdades sobre a voz, além de orientações sobre higiene vocal através de imagens e quizzes, folderes e cartazes;

·        Contra o câncer de laringe – orientações sobre os fatores de riscos para o câncer de laringe e cabeça e pescoço, prevenção, diagnóstico precoce e apoio na luta contra o tabagismo;

·        Voz profissional – orientações sobre o papel da voz em diversas profissões, exposição de cartazes sobre a importância dos cuidados com a voz para profissionais da voz como professores, operadores de telemarketing, atores, cantores, radialistas e etc, quizzes com a voz de famosos;

·         Mutirão da voz: triagens vocais – realizadas por fonoaudiólogos e acadêmicos.

Categoria: Destaque

Projeto 3 em 1 promove palestra sobre eventos como ferramenta de comunicação

seg, 14/04/2014 - 18:19

Por Julia Grillo (*)

O projeto de extensão 3em1, do curso de Comunicação Social, promove nesta quarta-feira, dia 16, a palestra “Fica que vai ter bolo – Eventos como ferramenta de comunicação”. O evento será realizado às 19 horas, no auditório do Centro de Artes e vai abordar a realização de eventos como uma nova ferramenta de comunicação em ascensão no mercado atual.

A mesa será composta pelo jornalista e fundador da Aldeia Comunicação Corporativa, Álvaro Vargas Filho, pela publicitária e gerente do Núcleo de Conteúdo da Premium Marketing Promocional, Ana Isabella Faria, e pelo proprietário e fundador da DM Audiovisual, Dayan Mencer. O debate será mediado pela representante da Red Bull, Luiza Bhering.

O projeto 3em1, criado em 2010, é coordenado pelos professores Hervacy Brito e Rodrigo Scherrer, ambos do Departamento de Comunicação Social, e promove palestras mensais com um tema e três pontos de vista sobre a comunicação e o mercado de trabalho.

O evento é aberto ao público e os interessados podem se inscrever até o dia 16 por meio do endereço eletrônico www.projeto3em1.com.br/inscreva-se

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho

Categoria: Destaque

Secretaria de Relações Internacionais abre edital para cooperação entre projetos de pesquisa

sex, 11/04/2014 - 16:22

Por Letícia Nassar

A Secretaria de Relações Internacionais abriu o edital 3/2014 que tem como objetivo incentivar a cooperação entre grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação da Ufes, com curso de doutorado, e os grupos de instituições internacionais. O prazo para submissão dos projetos termina no dia 1º de maio.

O valor máximo de cada projeto é de R$ 30 mil e o período de sua realização deverá ocorrer em no mínimo 12 meses e no máximo de 18 meses, contatos a partir da data da efetiva disponibilização dos recursos aprovados para uso pelo coordenador do projeto. O recurso somente poderá ser utilizado para o pagamento de despesas de custeio: diárias e passagens aéreas. É vedada sua utilização em despesas de capital.

O edital prevê também que deverão ser realizadas missões de trabalho envolvendo, obrigatoriamente, a ida de professores pesquisadores brasileiros ao exterior e a vinda de professores pesquisadores estrangeiros ao Brasil. Nesses intercâmbios devem conter o desenvolvimento do projeto de pesquisa científica ou o planejamento para a elaboração de um projeto de pesquisa científica. Também podem incluir uma ou várias das seguintes atividades: aperfeiçoamento da formação acadêmica na pós-graduação por meio de seminários, cursos ou reflexões pedagógicas com o corpo docente da instituição estrangeira parceira e/ou preparação para realização conjunta de eventos científicos no Espírito Santo e nos países das instituições colaboradoras no exterior.

Para programas de pós-graduação com conceito Capes igual ou superior a cinco serão aprovados no máximo dois projetos por programa. Para programas de pós-graduação com conceito Capes inferior a cinco será aprovado no máximo um projeto por programa. Cada projeto deverá ter um proponente e um coordenador. Os proponentes são os coordenadores dos programas de pós-graduação e os coordenadores de projeto são os professores permanentes do programa de pós-graduação da UFES. O proponente deverá submeter o projeto à Administração do Edital exclusivamente através do e-mail lidia.l.souza@ufes.br.

O edital 3/2014 está disponível no sítio da Secretaria de Relações Internacionais: www.internacional.ufes.br. Informações também pelo telefone 4009-2046.

Categoria: DestaqueEdital

Estudantes do curso de Fonoaudiologia recebem reconhecimento internacional

sex, 11/04/2014 - 16:16

Por Danielly Carneiro (*)

As estudantes Paula Mello Pacheco e Isadora Marins Gomes, do curso de Fonoaudiologia da Ufes, receberam reconhecimento internacional ao apresentarem um trabalho sobre estratégias terapêuticas e métodos de análise acústica e perceptiva para análise do desenvolvimento das crianças com deficiência auditiva. A apresentação ocorreu no dia 28 de março no “Audiology Now 2014”, evento promovido pela Academia Americana de Audiologia, em Orlando, nos Estados Unidos.

O trabalho, intitulado “Perception and Acoustic Analysis of Speech in Brazilian Children with Cochlear Implant”, faz parte do Programa de Audiologia Educacional e Reabilitação Auditiva, do Núcleo da Audição, que ajuda na recuperação de crianças com deficiência auditiva e usuárias do dispositivo auditivo coclear.

Núcleo

O Núcleo de Audição do Espírito Santo é um órgão interdisciplinar ligado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e coordenado pelas professoras Carmen Barreira-Nielsen, Aline Pessoa-Almeida, Alessandra Brunoro Motta-Loss e Mabel Gonçalves Almeida. O grupo faz atende crianças e adultos, promovendo políticas de inclusão e terapia de reabilitação para os pacientes.

A professora Aline Pessoa-Almeida, uma das supervisoras das alunas, destacou que “a estrutura do programa foi o diferencial para fazer com que a bancada americana se interessasse e reconhecesse a importância do projeto”.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho

Categoria: Destaque

Mostra Cinema pela Verdade exibe documentário nesta segunda-feira, 14

sex, 11/04/2014 - 15:59

Por Nayara Santana (*)

Neste ano em que se completam os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, a Mostra Cinema pela Verdade volta a exibir filmes que retratam este período marcante da história brasileira. A abertura do encontro será nesta segunda-feira, dia 14, às 18 horas, no auditório Manuel Vereza (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas), com o filme “Ainda existem perseguidos políticos”. O evento é aberto ao público em geral e a entrada é gratuita.

O filme - produzido pela ONG Acesso - Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça - traz um debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, no período pós-ditadura civil-militar implantada no país a partir de 1964. 

Após a sessão, haverá uma mesa redonda com o coordenador da Comissão da Verdade da Ufes, professor Pedro Ernesto Fagundes, o coordenador do curso de Educação em Direitos Humanos, professor Paulo Velten, a pesquisadora sênior da Comissão Nacional da Verdade contratada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, professora Angélica Mülle e com o coordenador do Fórum Direito à Memória e à Verdade do Espírito Santo, Francisco Celso Calmon.

Debates

A Mostra Cinema pela Verdade, que foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da ditadura civil-militar na América Latina e suas consequências, está em sua terceira edição, e acontecerá simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de abril e maio.

As próximas sessões serão no dia 23 de abril, com a exibição do documentário “Repare Bem”, de Maria de Medeiros, e no dia 30 de abril, com o filme “Camponeses do Araguaia, a Guerrilha Vista por Dentro”, de Vandré Fernandes. As exibições serão realizadas no Cine Metrópolis.

A realização da mostra tem o apoio local do Fórum de Memória e Verdade do ES, da Comissão da Verdade da Ufes, da Casa da América Latina – subsede ES e da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes.

 

(*) Bolsista de projeto de Comunicação supervisionada por Thereza Marinho

 

Categoria: Destaque

Planetário promove sessões neste sábado em comemoração ao eclipse lunar total

sex, 11/04/2014 - 13:00

Por Rafaela Laiola (*)

Na madrugada do próximo dia 15 de abril, um dos mais belos espetáculos naturais será visível no céu: um eclipse lunar total. Para aproveitar esse acontecimento e o interesse que ele desperta, neste sábado, dia 12, e no último sábado do mês de abril, dia 26, o Planetário de Vitória promoverá o “Sábado Lunar no Planetário de Vitória”.

A programação terá quatro apresentações de sessões especialmente dedicadas ao satélite natural, nos horários de 15 horas, 16 horas, 17 horas e 18 horas, com os respectivos temas: A Lua e a Vida na Terra; Missões à Lua e suas Tecnologias; Programa Apolo: o Homem na Lua; e A Lua e os Eclipses.

O professor do Departamento de Física e diretor técnico-científico do Planetário de Vitória, Sérgio Bisch, explica que um eclipse lunar total ocorre sempre que há um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, nesta sequência, fazendo com que a Lua penetre totalmente no cone de sombra projetado pela Terra, denominado “umbra”. A Lua começará a ser encoberta pela sombra da Terra às 2h58min, na noite de 14 para 15 de abril.

"Ao contrário de um eclipse solar, que requer equipamentos e cuidados especiais para uma observação segura, um eclipse lunar pode ser observado a olho nu por qualquer pessoa, com toda a segurança. O uso de binóculos ou de um pequeno telescópio e a observação do fenômeno de um local com pouca iluminação artificial, afastado da cidade grande, e, no presente caso, com um horizonte oeste desimpedido (pois a Lua estará bem próxima deste horizonte), tornarão a visão mais bela e interessante", afirma o professor.

Ele destaca ainda que o eclipse também ocorrerá num cenário bastante interessante: próximo à Lua, a cerca de 2º à sua esquerda, na direção sul, estará visível a estrela Spica, a mais brilhante da constelação da Virgem, e, a cerca de 8º abaixo da Lua, ainda mais próximo do horizonte oeste, o planeta Marte. Coincidentemente, na noite do eclipse, Marte estará num momento de máxima aproximação da Terra, que ocorre a cada 2 anos e 2 meses, sendo facilmente visível a olho nu, como uma das “estrelas” mais brilhantes do céu, de cor alaranjada.

Maiores informações pelo telefone 4009-2489 ou pelo endereço eletrônico www.planetáriodevitória.org

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho

Categoria: Destaque

Ufes reabre inscrições para vestibular em Educação do Campo

qui, 10/04/2014 - 20:00

Por Hélio Marchioni

A Ufes reabriu as inscrições para o vestibular de Licenciatura em Educação do Campo, exclusivamente pela internet. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de maio. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.ccv.ufes.br e preencher o requerimento de inscrição. O novo cronograma do processo seletivo está publicado no edital 05/2014 da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV). As inscrições já feitas estão mantidas, assim como todas as regras do edital de abertura 03/2014.

Para os novos inscritos, a taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, deve ser paga até o dia 2 de maio, já a solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser feita até o dia 22 de abril. Para isso o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

As provas de redação e objetivas estão marcadas para o dia 18 de maio. Já o edital com os locais de prova e o cartão de inscrição estará disponível na página da CCV a partir de 12 de maio. Para os aprovados, o edital de matrícula será publicado no dia 30 de maio.

Vagas

Em Vitória, são ofertadas 120 vagas, distribuídas igualmente entre as habilitações de Linguagem e de Ciências Humanas e Sociais. Para o campus de São Mateus também são oferecidas 120 vagas, sendo 60 para a habilitação de Ciências Humanas e Sociais e 60 para a habilitação em Ciências Naturais.

Do total de 60 vagas disponíveis para cada habilitação, 80%, ou seja, 48 vagas são destinadas a professores em exercício nas escolas do campo da rede pública, a professores ou outros profissionais de Educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo e a professores ou outros profissionais de Educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo. Um total de 12 vagas - correspondente aos outros 20% - é destinado ao público jovem e adulto, residente em comunidades do campo.

A seleção será feita em uma única etapa, constituída de uma prova de redação e provas objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Geografia e História. A prova será realizada nas cidades de São Mateus e Vitória.

Em cada habilitação e categoria, 50% das vagas são destinadas à reserva de vagas – para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública. 

 

Categoria: Destaque